• NOTICIAS

      17/03/2020 | Comunicado Abrasel RMC – COVID-19

      Comunicado Abrasel RMC – Coronavírus


      Abrasel RMC recomenda novas medidas para bares e restaurantes no combate ao coronavírus

      Pensando primeiramente na saúde pública dos clientes e funcionários – e familiares - de bares e restaurantes diante da crise do coronavírus (COVID-19), que tem mobilizado as autoridades públicas e sanitárias de todo o País, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC) decidiu encaminhar diversas recomendações aos associados e estabelecimentos da região.


      As medidas sugeridas - funcionamento, atendimento e boas práticas de saúde - têm como finalidade manter maior distância entre os clientes dentro do estabelecimento e garantir a saúde de cada um, neste momento delicado mundialmente. Vale lembrar que o setor de Alimentação Fora do Lar conta com cerca de 12 mil estabelecimentos ativos na RMC, empregando mais de 60 mil funcionários.
       

      A Abrasel, através de suas diretorias nacional e regional, têm mantido contato constante com as autoridades públicas, com o objetivo de ajudá-las a encontrar soluções. Nesta segunda-feira, o Presidente Executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, esteve reunido com o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e ministros, para levar as preocupações do setor de alimentação fora do lar com esta crise provocada pelo coronavírus.

       

      Medidas recomendadas:

      - Distância mínima de 1 metro entre as cadeiras;

      - Manter uma distância mínima de dois metros entre as mesas;

      - Reduzir aglomeração de clientes dentro de casa;

      - Manter e ampliar as normas de higienização, com vista a garantir o mínimo de segurança do cliente durante sua estadia no estabelecimento;

      - Orientar os funcionários do atendimento para que não tenham contato com os clientes – evitar cumprimentar com aperto de mão ou outro tipo de contato;

      - Orientar o funcionário a aumentar a higienização com maior freqüência.


      Para o presidente da Abrasel RMC, Matheus Mason,a entidade entende que estas medidas podem ser de grande valia neste momento, impulsionando as boas práticas de saúde e ajudar o Brasil e a região a superar este momento delicado.
       

      Além das novas recomendações, a Abrasel também disponibilizou aos associados, donos de bares e restaurantes e clientes, um manual com boas práticas de higiene. O material, gratuito, está disponível no site: https://abrasel.com.br/

       

      PRINCIPAIS PONTOS DO GUIA:

      Converse com os funcionários - Reforce a importância de seguir os procedimentos de higiene na cozinha, no salão e no escritório. Oriente para que eles se vacinem contra a gripe comum - isso não evita o contágio por coronavírus, mas diminui os casos de gripe (que podem ser confundidos com Covid-19) e desafoga o sistema de saúde.


      Lavar as Mãos - É um dos itens mais importantes para todos - desde o pessoal da cozinha, salão/atendimento e até os clientes. Cuide para que todos estejam informados sobre a importância de manter as mãos limpas e cuide para que as pias estejam abastecidas com sabão, papel-toalha e álcool 70%.
       

      Higienização - Higienizar pratos, copos e talheres com cuidado e de maneira correta é essencial. O funcionário encarregado de manipular itens sujos deve usar luvas - ao retirar restos de alimentos, por exemplo. Ao disponibilizar talheres, pratos ou copos para os clientes é preciso seguir as boas práticas, também. O funcionário deve lavar bem as mãos antes de manipular os itens limpos e a maneira de ofertar pratos e talheres deve minimizar, se possível, os riscos de contato. Em restaurantes self-service, por exemplo, os talheres podem estar dentro de saquinhos de papel. No a la carte, os itens devem ser colocados à mesa só na hora do serviço.
       

      Ar condicionado - Mantenha, se possível, o ambiente da cozinha e do salão bem ventilados. Verifique se o ar-condicionado está com os filtros limpos e manutenção em dia.
       

      Notícias Falsas - Desde o aparecimento da Covid-19, diversas notícias falsas têm surgido. Algumas delas fazem referência a falsas soluções e remédios caseiros inúteis. Evite passar adiante informações que não vieram de fonte confiável. Na dúvida, consulte o canal disponibilizado pelo Ministério da Saúde para combater as chamadas fake news: https://saude.gov.br/fakenews .

       A indicação é que o material seja colocado em lugar de evidência para o conhecimento dos clientes e também divulgado entre a equipe de atendimento e cozinha.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •