• NOTICIAS

      22/05/2020 | Cia Athletica Campinas

      Cia Athletica Campinas

      Quero fazer yoga em casa. Como comprar o tapete ideal?

      A prática milenar começou a ser feita no chão, mas o acessório garante mais conforto e estabilidade

      Fazer exercícios em casa já é uma realidade. Quem já praticava, teve que se adaptar e criar uma rotina nova para manter-se ativo. Muitos que não tinham uma rotina de atividades, recorrem agora à prática para redução de danos durante o período de isolamento social. Exercitar-se neste momento tornou-se um bom mecanismo para reduzir stress, aumentar a produtividade e a qualidade de vida.

      O yoga se tornou um aliado para muitas pessoas manterem o equilíbrio físico e psicológico neste cenário de isolamento. O desafio agora é encontrar o tapetinho (também conhecido como mat) ideal para tornar a prática mais confortável. “A finalidade do uso de tapetes é fazer com que a prática possa ser realizada em qualquer lugar e em variados tipos de piso, com conforto, bem estar e, principalmente, evitar acidentes e lesões”, explica Sandra Regina, professora de yoga da Cia Athetica Granja Viana.

      É possível praticar sem nenhum tapete?

      Basta prestar atenção ao tipo de piso, explica a professora. Procure evitar superfícies escorregadias, mas procure uma superfície plana e uniforme, para evitar lesões. “Quem utiliza a toalha para substituir o tapete ou dar mais conforto, tome cuidado, pois ela não tem aderência ao chão. Já existem toalhas antiderrapantes, mas são usadas em cima do mat para ser mais higiênica”.

      Qual o material ideal do material?

      O mais importante a ser observado na compra do tapete, é que seja feito com material antiderrapante, e que o tamanho seja maior do que o corpo. A escolha do material deve, sempre que possível, estar alinhada com a proposta do yoga: reciclável e que não polua o meio ambiente.

      Os mais indicados e que não agridem o meio ambiente são os tapetes feitos de borracha natural e algodão. Os tapetes de PVC são os mais baratos no mercado, e, apesar de serem muito indicados aos iniciantes da prática, não são ecologicamente corretos. “O PVC não é indicado por ser considerado tóxico, além de baixa aderência. Contudo, já existe no mercado o PVC ecológico, que embora seja derivado do petróleo, não é composto por dioxinas e outras substâncias químicas nocivas à saúde e ao meio ambiente”, explica.

      Espessura e tamanho ideais

      De acordo com a profissional, a espessura deve ser suficiente para amortecer os choques. Para alguns tipos de yoga, como Hatha, Pré-natal e Restaurador, por exemplo, recomenda-se um tapete entre 5 e 8 mm, que reduz o impacto entre o corpo e o solo, e, assim, protege a coluna e as articulações.

      Para os praticantes de Ashtanga, Iyengar, Vinyasa e Hot Yoga, os quais trabalham mais resistência e equilíbrio, há que se privilegiar a estabilidade e a aderência, sendo aconselhável um tapete de espessura entre 3 e 5 mm.

      Higienize o seu material

      Os processos de higienização sempre foram importantes, mas ganharam força e visibilidade devido à pandemia do coronavírus. Portanto, é importante higienizar sempre após a prática.  Existem produtos próprios para limpeza, mas pode ser lavado com sabão neutro, vinagre e água.

      Além do fator higiene, é importante que o tapete seja de uso individual, pelo vínculo estabelecido entre o praticante e o acessório. “É junto com ele que o praticante está em busca de autoconhecimento, paz, equilíbrio e saúde física, mental, intelectual e espiritual. O mat é o lugar de relaxamento do praticante em seu próprio espaço. Por isso o ideal é que seja individual”, conclui Sandra Regina.

      Quer experimentar a yoga e seus benefícios? A professora Sandra Regina Paoleschi oferece aulas de yoga todos os sábados, às 11h em seu perfil pessoal do Instagram: @sandrapaoleschi. A Cia Athletica disponibilizou no seu canal oficial do YouTube nove aulas exclusivas de yoga e muitos outros esportes. Basta acessar: https://www.youtube.com/user/CiaAthleticaOficial/videos

      Sobre a Companhia Athletica

      A Companhia Athletica está presente no mercado há 35 anos e conta com 17 unidades em operação, a mais nova delas no Clube Cultura, em Campinas. É a primeira rede de academias a funcionar aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), e oferece um dos maiores parques aquáticos do Brasil, com 25 piscinas, sendo 13 semiolímpicas. Juntas, as unidades somam mais de 70 mil metros quadrados de área construída de academia, fora estacionamentos.

      A Cia Athletica se firmou como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos. A primeira unidade foi inaugurada em 1985, em São Paulo. Instalada na Rua Kansas (Brooklin), nascia como primeiro espaço construído especialmente para abrigar uma academia de ginástica no Brasil. Todos os treinos montados na Cia Athletica são específicos e direcionados ao objetivo do aluno. Isso porque, antes de iniciar os treinos, o aluno tem três agendamentos individualizados com os professores, justamente para conhecer melhor seus objetivos e condições físicas e poder montar algo bem individualizado. Também desenvolveu o sistema CiaOn que atrela o fator humano à tecnologia.

      O método ajuda os alunos a atingirem seus objetivos de forma organizada e motivadora, dando suporte à geração de treinos personalizados considerando as preferências, histórico de saúde ou lesões anteriores e objetivos de cada um. O aluno tem acesso, esteja onde estiver, à sua programação de aulas personalizadas, sua evolução e histórico e ainda pode compartilhar os seus resultados nas redes sociais.

       

      Mais informações: www.ciaathletica.com.br



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •