• NOTICIAS

      22/05/2020 | Maria Curiosa de Poesia 

      Livro Maria Curiosa de Poesia apresenta a poesia para as crianças de forma lúdica

      Nova obra da escritora e publicitária Alda Nilma de Miranda é lançada em versão digital especial e pode ser baixada gratuitamente, visando espalhar cultura e encantamento nesses tempos de isolamento social


      Um beija-flor, uma menina, muitas perguntas e poesia para todo lado. O livro Maria Curiosa de Poesia, nova obra da escritora e publicitária Alda Nilma de Miranda que apresenta a poesia para as crianças de forma lúdica, leve e descomplicada, é lançado nesta semana em formato digital e pode ser baixado gratuitamente, visando levar cultura e encantamento às famílias em isolamento social.
       

      "A ideia é espalhar poesia para crianças Brasil afora. Num momento em que o mundo atravessa uma fase difícil de isolamento e distanciamento, a intenção é buscar com que a poesia nos aproxime aos bons pensamentos e à redescoberta das inspirações do cotidiano. O mundo precisa de delicadezas", afirma Alda Nilma de Miranda. Ciente da importância de levar aos pequeninos conteúdos positivos e criativos, a   autora busca, nesta edição especial da obra inédita, engajar crianças e adultos numa leitura divertida e recheada de alegria.
       

      "Estávamos preparando o lançamento da edição impressa do livro quando fomos surpreendidos pela pandemia. Decidimos então mudar o formato e promover a estreia dessa divertida obra em uma versão especial em formato digital para distribuição gratuita", conta. Ela explica que esta edição exclusiva será disseminada com ajuda de amigos que abraçaram a iniciativa, pessoas que acreditam na importância do livro infantil como ferramenta transformadora e fomentadora na cultura da paz.
       

      Nesta história cheia de encantamento, a menina Maria resolve entender o que é poesia. As perguntas não param e são construídas a partir de elementos e curiosidades que integram o universo das crianças.


      - Poesia tem cheiro? Tem cor? Tem tamanho? Que gosto a poesia tem? Onde a poesia dorme? Será que ela ronca?
       

      Ao lado do amigo passarinho, cujas respostas instigam o imaginário infantil, a pequena Maria faz suas descobertas e se aprofunda, sem perceber, na linguagem poética do cotidiano.
       

      "Poesia para ensinar poesia", resume a autora. A intenção foi usar o formato poético no contexto do storytelling para apresentar às crianças esse gênero literário. "A proposta é aguçar a curiosidade e a imaginação, afinal, poesia é também um exercício de descoberta. É preciso exercitar o olhar e as percepções, as rimas são só um detalhe, uma brincadeira com os sons. Por isso a história passeia por coisas do dia a dia, pela fumacinha que sai da panela, pela massinha de modelar, pelas bolhas de sabão... é um caminho construído para que os pequeninos possam se identificar e perceber toda a poesia a sua volta, de um jeito simples, acessível", explica Alda.
       

      Ela acrescenta que houve todo um cuidado inclusive na escolha da imagem do beija-flor, Colibri serrirostris, conhecido como beija-flor-de-orelha-violeta ou beija-flor-cantador, que é uma espécie brasileira. As fotografias desta "personagem" de asas foram cedidas pelo fotógrafo de natureza Jarbas Mattos.


      Sobre a autora - Alda Nilma de Miranda é publicitária e consultora de comunicação e marketing, tendo ao longo de vinte anos de carreira desenvolvido projetos para várias empresas líderes de mercado e para o setor médico. Filha de mãe sul-mato-grossense e pai paraibano, Alda divide seu tempo entre Campinas e o Vale do Paraíba, sem abrir mão de suas raízes culturais.

      É autora da série Tem planta que virou bicho, em parceria com o fotógrafo Cacio Murilo, obra que ganhou destaque por sua abordagem lúdica à alimentação saudável e de Um reino sem dengue, livro que se desdobrou em peça de teatro levada a centenas de escolas do país. Em parceria com Ligia Miranda, Alda é também co-autora da série O gigante, que apresenta o Mindfulness às crianças de forma lúdica.

      Como escritora, Alda tem um forte compromisso com a Cultura da Paz e participa de eventos literários e realiza palestras, tendo sido já homenageada pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo com o Colar do Centenário por sua importante contribuição à literatura infantil.

      À frente do projeto "Poete-se" @poetesebrasil, Alda hoje leva uma poesia descomplicada às redes sociais, tendo já poemas premiados e selecionados para coletâneas. Em seu cotidiano de trabalho,  busca unir criatividade e abordagens inovadoras na construção de projetos e ações de marketing para os mais diferentes segmentos e públicos.

       

      Como obter

      Os interessados em obter o livro Maria Curiosa de Poesia podem solicitar através de mensagem na página facebook e instagram @poetesebrasil ou baixar a obra diretamente por meio do link http://www.beeart.com.br/Maria-Curiosa-de-Poesia-edicao-especial-2020.
       

      Ficha Técnica

      ISBN 978-65-00-01555-3 .

      Título:  Maria Curiosa de Poesia 

      Formato:  Edição Especial Livro Digital 

      Autora: Alda Nilma de Miranda

      Design e Diagramação: Alda Nilma de Miranda

      Edição especial gratuita





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •