• NOTICIAS

      03/08/2020 | Dia do Atirador-100 anos medalha de Ouro

      03 de agosto é o Dia do Atirador Esportivo

      No dia 3 de agosto de 1920, na Antuérpia – Bélgica, o Tenente Guilherme Paraense se tornou o primeiro atleta brasileiro a ganhar uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos.

      Há 100 anos, Brasil recebia 1ª medalha de ouro nos Jogos Olímpicos
      Em 3 de agosto de 1920, o Brasil subia ao topo do pódio olímpico pela primeira vez, representado pelo atleta do tiro esportivo, Guilherme Paraense

      O Brasil já havia subido ao pódio antes de Guilherme Paraense tornar-se o primeiro campeão olímpico do País. Em 2 de agosto, na prova de pistola 50m por equipes, o time formado por Paraense, Afrânio da Costa, Sebastião Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade conquistou o bronze. No mesmo dia, Afrânio da Costa, nos 50m de pistola livre 60 tiros, faturou a prata.

      Um dia depois das conquistas dos dois primeiros pódios, Guilherme Paraense partiu para a disputa da pistola de tiro rápido 25m 60 tiros e garantiu o ouro ao somar 274 pontos. A prata ficou com o norte-americano Raymond Bracken, com 272 pontos. O bronze foi para o suíço Fritz Zulauf, com 269 pontos.

      O Polígono de tiro Tenente Guilherme Paraense, da Seção de Tiro – AMAN, leva o nome em homenagem a esse grande herói do esporte nacional. Em 1989 foi homenageado pelo Exército Brasileiro, que batizou com o nome "Polígono de Tiro Tenente Guilherme Paraense" o conjunto de estandes de tiro da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ).

      A filha de Guilherme Paraense, Osiris Paraense, de 90 anos, e sua neta, Valéria Paraense, falaram sobre a emoção da comemoração dos 100 anos da conquista desse ouro. “Eu me sinto muito feliz. Adorava meu pai. O próprio presidente Jair Bolsonaro me disse, em Brasília, que meu pai foi um homem muito importante para o Brasil. É por isso que cada vez mais admiro ele e sinto falta. Tenho muitas saudades”, diz Osiris, que foi uma das convidadas do evento de lançamento do selo comemorativo dos 100 anos da primeira participação olímpica do Brasil, ocorrido em fevereiro deste ano.



      Fontes:
      https://www.gov.br/pt-br/noticias/cultura-artes-historia-e-esportes/2020/08/ha-100-anos-brasil-recebia-1-medalha-de-ouro-nos-jogos-olimpicos

      https://proarmas.com/wp/2020/08/03/dia-do-atirador/

      https://www.facebook.com/secaodetiroaman/photos/1455930564709291


      #TiroEsportivo #JogosOlímpicos #AtiradorEsportivo #TiroEsporteParaTodos #Atirador #Sniper #Brasil #100anosOuro #vip #vipvirtual





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •