• NOTICIAS

      14/12/2010 | ABAL Campinas - 29 Anos

      Encontros Musicais comemora 29 anos com Natal de Todos os Cantos

       

      A ABAL-Campinas (Associação Brasileira "Carlos Gomes" de Artistas Líricos) apresenta nesta sexta-feira, 17/12, a partir das 20h, na Sala Carlos Gomes (Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, Praça Imprensa Fluminense, S/N, Cambuí, tel. 3232-4168),  o "Natal de Todos os Cantos", recital que encerra em grande estilo a Temporada 2010 e comemora os 29 anos da série “Encontros Musicais”, cuja primeira apresentação deu-se em 18 de dezembro de 1981. Participam solistas do elenco estável da Associação, como os tenores Vicente Montero, André Minutti, Alcides Acosta, Nunno Dellalio, Cesar Kalau, os sopranos Laura Duarte, Marina Gabetta, Regina Márcia Tavares, o mezzo Vera Pessagno Bréscia e os barítonos Nelson Nicola Dimarzio e José Luiz Águedo Silva. Há também convidados especiais, destacando-se o mezzosoprano Vania Pajares e o tenor João de Braz, da cena lírica paulistana. O concerto será acompanhado ao piano por Chiquinho Costa. No repertório figuram imortais obras sacras e natalinas de compositores como Bach, Schubert, F. Gruber, Norma L. G. Ribeiro, Handel, Brahms, Lowel Mason, e muitos outros.

      A ABAL – Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos, constitui-se em um dos principais programas para a popularização da música operística e canções de compositores eruditos e semi-eruditos em Campinas, existindo há 29 anos. Foi criada a partir de uma reunião realizada em outubro de 1981, na sede da Associação Campineira de Imprensa (ACI). No encontro, quando foi cunhado o lema “Para Nossa Voz Queremos Vez”, um grupo de artistas, liderado por Alcides Ladislau Acosta, gerou uma atividade semanal de recitais de solistas líricos, conjuntos de câmera, corais e declamadores. A assembléia extraordinária de fundação ocorreu no salão social do Clube Semanal de Cultura Artística, na Avenida Irmã Serafina, em 16 de abril de 1982.

      Para poder realizar a série de recitais “Encontros Musicais” a ABAL Campinas reivindicou e obteve da Secretaria de Cultura um espaço desocupado à época (1982), existente no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, e ali estabeleceu a sala que denominou “SALA CARLOS GOMES”.

      A ABAL Campinas é atualmente dirigida por uma Diretoria Executiva que realiza um trabalho não remunerado, voluntário, e possui associados contribuintes e honorários. Seu atual presidente para o Biênio 2010-2012 é o tenor Alcides Acosta. Integram os demais cargos diretivos: Vicente de Paulo Montero, vice-presidente, Marisilda Tescaroli, diretora secretária, José Eduardo Gagliardi Florence Teixeira, tesoureiro, José Luiz Águedo-Silva, diretor artístico; Maria Aparecida Buccini, diretora social; Vera Pessagno Bréscia, diretora de Marketing e Eventos; Wilson de Martini Marques, diretor de Patrimônio. O Presidente Honorário Perpétuo é Savério Palmieri (in Memoriam).

       

      A importância dos “Encontros Musicais” para as tradições musicais da cidade do Maestro Antonio Carlos Gomes tem sido reconhecida com vários diplomas de Honra ao Mérito, outorgados pela Câmara Municipal de Campinas, e por todos os meios de comunicação do Município. Atualmente, Campinas possui pelo menos dois grandes Conservatórios musicais que formam vozes para o gênero lírico, que são o Conservatório Carlos Gomes, que criou uma Escola de Ópera, e o Conservatório Pró-Música, bem como o curso superior de Canto, da Universidade de Campinas, (UNICAMP). A ABAL Campinas mantém relacionamento com todas as escolas particulares de Canto de Campinas e também com o Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), a Banda Carlos Gomes, a Academia Campinense de Letras, a Academia de Ciências, Artes e Letras das Forças Armadas, a Academia Campineira de Ciências, Letras e Artes, o Centro de Poesia e Artes de Campinas (CPAC), Clube dos Poetas e instituições culturais e cívicas variadas. Desde sua fundação, a ABAL Campinas tem integrado todas as Comissões Organizadoras das Festividades a Carlos Gomes (Semana Carlos Gomes e Mês Carlos Gomes).

       

      A entrada é franqueada ao público.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •