• NOTICIAS

      19/08/2020 | Grupo Iguatemi e Artesol - leilão virtual

      ONG com foco no artesanato brasileiro promove leilão virtual
       

      Tradicional Leilão de Arte Popular, realizado anualmente pela Artesol em parceria com o Grupo Iguatemi, será promovido pela primeira vez de forma virtual, através da plataforma iArremate.com


      Focada em apoiar artesãos tradicionais de todo o território nacional, a organização Artesol vai lançar amanhã (20/08) um leilão virtual na plataforma iArremate.com, com o leiloeiro Aloísio Cravo. O leilão, realizado anualmente em parceria com o Grupo Iguatemi para arrecadação de fundos para a organização, acontece pela primeira vez de forma virtual e contará com peças de arte popular, arte contemporânea e objetos de design criados exclusivamente para o leilão, que está sob a curadoria de Edna Pontes, Thomas Baccaro e Waldick Jatobá.
       

      A grande maioria das peças que serão leiloadas foi doada por artistas, designers e colecionadores que se juntaram nessa iniciativa com a Artesol para apoiar artesãos e artistas populares neste momento delicado de pandemia.

       
       "Essa ação terá um papel fundamental para manter a ONG ativa, dando suporte a centenas de artesãos que se encontram totalmente vulneráveis em consequência da crise econômica provocada pelo Covid – 19", explica Sonia Quintella, presidente da Artesol.
       

      Entre os artistas que doaram obras para o leilão estão Carlito Carvalhosa, e Tonico Lemos Auad.  A proposta é fortalecer associações e cooperativas de todo país, apoiando a preservação de saberes e técnicas artesanais que correm o risco de deixarem de existir por falta de valorização cultural e econômica.

       

      Sobre a Artesol

      A ONG Artesol foi fundada há 22 anos pela antropóloga Ruth Cardoso (1930-2008). Nestes anos já realizou 247 projetos de capacitação, beneficiando mais de 60 mil pessoas.  É membro da World Fair Trade Organization – WFTO e credenciada na UNESCO – integrando o Comitê de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Sua missão é apoiar a salvaguarda do fazer artesanal de tradição cultural, promovendo a autonomia dos artesãos e o desenvolvimento socioeconômico de suas comunidades. O projeto central da organização é a Rede Artesol, uma iniciativa pioneira e inovadora que mapeia, capacita, divulga e conecta artesãos de todo o país ao mercado através de uma moderna plataforma virtual.

       

      https://www.artesol.org.br/ 

      #Iguatemi #Artesol #ONG #iArremate #leilãovirtual #vip #vipvirtual



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •