• NOTICIAS

      06/10/2020 | Escolas particulares retornam aulas

      Escolas particulares retornam aulas presenciais e todos têm que cumprir uma série de regras

      O colégio, pais, alunos, professores e funcionários terão responsabilidades para garantir o retorno seguro. A volta à escola é opcional e acontecerá de forma gradativa para a adaptação de todos. O Berçário e a Educação Infantil terão prioridade, considerando a necessidade dos pais que já voltaram ao trabalho presencial. As crianças a partir de 3 anos deverão levar máscaras extras para trocas e pais não poderão entrar no colégio, deixando as crianças no portão, onde serão recepcionadas pelos funcionários. Os responsáveis precisam assinar termo de compromisso com as regras estabelecidas pela Secretaria de Educação e pelas instituições de ensino particulares. O ensino remoto continua, agora, acompanhando o ritmo do presencial.

      A retomada das aulas nas escolas particulares é um grande desafio não apenas para os estabelecimentos de ensino, mas para os pais e para as crianças que terão que respeitar e se adaptar às novas regras sanitárias e de convívio. Como o retorno é opcional, as escolas deverão garantir o atendimento presencial e online com a mesma qualidade, o que exige o dobro de cuidado e atenção dos professores tanto com quem está presente, quanto com quem continua em casa em isolamento social devido a pandemia da Covid-19.

      Além das regras impostas pelas autoridades sanitárias e governamentais, os pais precisam assinar um termo e compromisso com a escola, dando ciência das normas impostas, entre elas, não ultrapassar o limite dos portões para deixar ou buscar os filhos e garantir máscaras extras que devem ser trocadas a cada duas horas, no máximo, pelas crianças.

      “As regras são necessárias para o retorno seguro”, diz Carlos Trindade, diretor do Colégio Leaders School, no bairro das Paineiras, em Campinas, que atende do Berçário ao Ensino Fundamental 2. “Temos que ser rigorosos para garantir a saúde não apenas dos alunos e de seus familiares, mas a de nossos professores, funcionários e colaboradores. Todas as vidas são importantes. Por isso, os pais precisam assinar um termo de compromisso, concordando com as regras estabelecidas pela Secretaria de Educação e pela instituição de ensino”, diz.

      Carlos Trindade lembra o papel fundamental das escolas na retomada do convívio social das crianças que estão confinadas desde março devido a pandemia.  Além disso, os pais sentem-se mais seguros em deixar os filhos aos cuidados da escola enquanto trabalham, considerando que os estabelecimentos de ensino estão sujeitos a constantes fiscalizações para a verificação do cumprimento das normas de higiene e sanitárias.

      “Muitos pais estavam preocupados porque tinham que deixar as crianças aos cuidados de avós - que são grupo de risco -, de babás que mal conheciam e que precisam se locomover em transporte público ou nas chamadas “creches alternativas” que começaram a aparecer nos grandes centros para o atendimento dessa demanda. Na escola, pelo menos, com todos os cuidados seguidos, os riscos são menores para todos. Para a escola seria até menos dispendioso permanecer apenas com as aulas online até o final do ano. Mas não podemos esquecer as necessidades de convívio seguro das crianças e nem abandonar os pais, que sempre confiaram em nós”.


      Retorno gradual por série

      Na pesquisa com pais de alunos do Colégio Leaders School, 58% optaram pelo retorno às aulas presenciais. Mesmo assim, a retomada será gradual e por nível de ensino. Neste colégio não há a necessidade de intercalar os alunos por dias da semana, já que o perfil da escola já é não ultrapassar mais do que 16 alunos por sala, normalmente.  A retomada por nível de ensino deve-se a necessidade de facilitar a adaptação de funcionários, professores e alunos às novas regras.

      Desta forma, na primeira  semana, nos dias 7, 8 e 9 de outubro, retornam os alunos da Educação infantil (do Berçário ao Infantil 3), nos dias 14, 15 e 16 a retomada será para as crianças matriculadas no Ensino Fundamental 1, do 1º ao 5º ano e, a partir do dia 19, voltam os adolescentes do Ensino Fundamental 2 (à partir do 6º ano). As aulas de Educação Física serão feitas na quadra com demarcação no chão para obedecer ao distanciamento de 1,5m entre os alunos. Não serão usadas bolas e outros materiais coletivos. Os alunos do período integral serão atendidos normalmente. Das atividades esportivas, apenas as aulas de Kung Fu foram retomadas porque podem ser feitas sem contato físico.


      Resumo das regras para o ensino híbrido

      Os alunos que permanecerem em ensino remoto seguirão as aulas presenciais via Meet, que serão transmitidas direto do ambiente escolar via celular, computador ou tablet. O professor usará um fone bluetooth para que a comunicação seja mais clara. O horário das aulas será o mesmo para todos e com a recomendação de respeito aos intervalos, devendo o aluno levantar-se para beber água, comer um lanche, usar o banheiro e descansar.

      As aulas no Meet poderão começar, em média, de 10 a 15 minutos após o habitual, considerando a necessidade do processo de desinfecção e aferição de temperatura e acomodação na sala dos alunos presenciais. As tarefas continuarão a ser postadas no Google Sala de Aula para todos os alunos.


      Resumo das regras para os pais

      Os pais ou responsáveis não poderão entrar na escola para entregar ou buscar a criança, devendo aguardar do lado externo. Por isso, precisarão ter de um pouco de paciência no momento da recepção ou da entrega das crianças pelos monitores. É necessário encaminhar, na mochila, pelo menos mais duas máscaras de pano (descartável ou não) adicionais para a troca durante o período da aula.

      Não devem ser encaminhados para a escola os aluno que apresentem o menor indício de quadro infeccioso, seja febre, manifestações respiratórias e diarreia, entre outras. É obrigação dos pais comunicar imediatamente a escola caso a criança ou membros da família apresentem teste positivo de Covid-19. Os pais estão sendo orientados a encapar os livros e cadernos com plástico transparente para permitir a higienização da capa. O material também deve sempre ser higienizado em casa e o uniforme usado lavado diariamente. Será necessário incluir diariamente um saco plástico na mochila para que o aluno guarde as máscaras trocadas e eventuais roupas sujas.


      Resumo das regras para os alunos

      Na entrada da escola, as crianças limparão os sapatos nos tapetes sanitizantes e farão uso do álcool em gel. As monitoras farão a verificação de temperatura corporal que será repetida nos em cada aluno e funcionários a cada três horas. Todos devem usar máscara desde a entrada no portão. A escola fará a higienização das mochilas com álcool em spray.

      Na sala de aula, o aluno deixará sua mochila ao lado da cadeira e não poderá emprestar material de uso pessoal ou coletivo. Ninguém poderá retirar a máscara, a não ser para alimentação e higiene. A escola fornecerá um porta-máscara em EVA exclusivo e com a identificação do aluno pela gravação do nome.

      O aluno terá que usar sempre a mesma mesa e cadeira, identificadas com seu nome. O material de uso do dia estará separado e será guardado individualmente, inclusive a agenda. As garrafas de água deverão permanecer sempre junto ao aluno ou da mochila para evitar contato com outros materiais da sala.

              

      Regras para a escola

      Para a escola, as determinações incluem a disponibilização de totem com álcool em gel e tapete sanitizante na entrada, além de frascos do produto em vários pontos do ambiente e para a distribuição individual para alunos e funcionários (que também receberão máscaras de tecido e do tipo Face Shields). Foram realizadas sinalizações estratégicas para a organização do distanciamento e colocados cartazes com instruções de cuidados gerais higiene.

      A escola manterá todos os ambientes bem arejados e fará a aferição de temperatura de todos no ambiente escolar. Os funcionários serão responsáveis pela higienização constante dos espaços, de maçanetas, corrimão, banheiros, pias, mesas, cadeiras e brinquedos e pelo controle de acesso na entrada dos sanitários e do refeitório.  As mesas e cadeiras para os alunos foram dispostas seguindo a recomendação do distanciamento mínimo de 1,5 metro e com o nome de cada aluno no lugar determinado. Nas salas estarão disponíveis álcool em gel e panos descartáveis para eventual necessidade de higienização de objetos.

           

      Regras para os professores e monitores

      Os professores dos “grupos de risco” continuarão a ministrar aulas de suas casas. Elas serão transmitidas simultaneamente para os alunos presenciais e online, via Meet. Neste caso, um monitor acompanha a sala presencial. Os alunos permanecerão sempre na mesma sala, cabendo aos professores o rodízio a fim de evitar a movimentação dentro da escola. Aos professores caberá a responsabilidade de garantir que os alunos permaneçam com o distanciamento mínimo de dois a três passos e de observá-los para que evitem colocar as mãos nos olhos, boca e nariz, inclusive na máscara. Deverão, inclusive, orientar constantemente sobre o uso correto da máscara.

      Eles usarão luvas para a manipulação dos materiais escolares e farão a separação do que for usado no dia (livros cadernos, folhas etc.), individualizando-os e deixando-os à disposição de cada aluno. Os que trabalham em período integral deverão trocar o avental ou a camiseta a cada período. O parque e a brinquedoteca poderão ser utilizados, desde que seja uma turma por vez. Os brinquedos serão higienizados a cada troca de turma, assim como efetuada a limpeza das mãos com álcool em gel. A biblioteca não receberá a visitação em turmas para evitar a manipulação coletiva de livros. Os brinquedos coletivos de encaixe ou de tabuleiro não serão usados. A piscina de bolinhas foi desativada.

      Os professores foram orientados a utilizar a área externa sempre que possível para aproveitar o ar livre e deverão incentivar os alunos a lavarem as mãos na pia com frequência e com o distanciamento necessário. Os momentos de higiene tiveram o tempo ampliado para permitir, por exemplo, a escovação de dentes de aluno por aluno nas pias, com os kits individuais e uso obrigatório do protetor de cerdas nas escovas.

          

      Resumo das regras para funcionários

      Os funcionários que fizerem uso de transporte público terão que levar uma roupa para troca, com a qual permanecerão no ambiente escolar. Aqueles que trabalham no Integral precisarão trocar de roupa entre os períodos. As máscaras, fornecidas pela escola serão trocadas a cada duas horas. Os cabelos longos terão que estar presos e as unhas aparadas. Não é permitido o uso de acessórios, como brincos grandes, anéis, pulseiras etc., pois acumulam resíduos.


      Resumo das regras lanches e refeições

      Os bancos do refeitório foram demarcados com o distanciamento necessário para garantir segurança no momento das refeições. As turmas da Educação Infantil farão o lanche na sala de aula, sendo os alimentos fornecidos pela escola em recipientes individuais. As turmas do 1º e 2º ano utilizarão o refeitório às 9h, que será higienizado para o atendimento do 3º, 4º e 5º anos às 9h50.

      Já os alunos do Fundamental 2 farão o lanche na sala de Ciências, às 9h, escolhida por ser bem arejada e para evitar o deslocamento ao refeitório principal, considerando que ele já terá sido usado por outros alunos.  A sala será usada exclusivamente para esta finalidade durante a pandemia. A cantina estará fechada, portanto, os alunos do Ensino Fundamental deverão levar seus próprios lanches que não poderão ser guardados na geladeira e nem colocado para aquecimento a fim de impedir a sua manipulação por outras pessoas. O almoço, no modelo self-service, estará temporariamente suspenso para os alunos.


      Resumo das regras para o berçário

      Os berços foram intercalados e, do Maternal em diante, os pais das crianças do período Integral terão que encaminhar a roupa de cama em caixas ou sacos plásticos fechados com a identificação do aluno. As caminhas/colchões higienizados foram espaçados na sala, que permanecerá com as janelas abertas para a ventilação.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •