• NOTICIAS

      19/10/2020 | Grupo Rosa e Amor realiza 2º Fórum

      Rosa e Amor

      Grupo Rosa e Amor realiza o "2º Fórum Juntos pela Efetivação dos Direitos do Paciente com Câncer"

      Médicos, artistas, formadores de opinião e grupos ligados à causa do câncer abordam os direitos dos pacientes em palestras transmitidas nas redes sociais do Grupo Rosa e Amor, no próximo dia 20, às 17 horas

      O Grupo Rosa e Amor, associação que assiste gratuitamente mulheres com câncer e seus familiares na região de Campinas (SP), promove no dia 20 de outubro o 2º Fórum Juntos pela Efetivação dos Direitos do Paciente com Câncer (versão digital), com o objetivo de discutir os direitos do paciente com câncer e a Lei nº 13.896/2019. Conhecida como Lei dos 30 Dias, prevê que o paciente não espere mais que um mês para ter a confirmação do diagnóstico, aumentando as chances de cura da doença. O evento destaca também, entre outros temas, a importância da implantação do teste genético no Sistema Único de Saúde (SUS).

      O fórum, realizado no formato de webinar gravado, promove palestras e debates envolvendo especialistas da área médica oncológica, pacientes, artistas, formadores de opinião, representantes do movimento nacional Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) e da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), em duas horas de conteúdo especializado.

      O evento tem a participação especial de Merula Steagall. Presidente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), Merula comanda o movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), que congrega representantes de diferentes setores voltados ao cuidado do paciente com câncer, como gestores de saúde, entidades médicas, hospitais, profissionais de saúde, pesquisadores, profissionais de imprensa, associações de pacientes e outros, comprometidos com a garantia do direito do paciente ao acesso universal e igualitário à saúde.

      O fórum na versão digital destaca o tema da campanha da Femama: “3 Perguntas que Salvam #perguntapraela”. Para falar sobre a campanha que estimula a atitude e a ação para criar uma cultura de autocuidado e diagnóstico precoce, o fórum conta com a participação da mastologista Maira Caleffi, presidente da Femama. As três perguntas, mote da iniciativa da Femama, são estas: “Você tem observado sua mama?”, “Você já marcou seus exames anuais?”, “Você conhece seus fatores de risco?”.

      Também no evento, as diferenças de acesso ao tratamento do câncer entre SUS e rede suplementar serão abordadas pelos profissionais do Grupo SOnHe. Implantação de teste genético para o SUS e inserção do paciente com câncer no mercado de trabalho (profissionais do AC Camargo) estão entre os conteúdos do fórum. O exame de detecção de mutação dos genes BRCA1 e BRCA2, oferecido gratuitamente pelo SUS a mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou de ovário, está previsto no Projeto de Lei nº 265/2020. Estudos indicam que mutações nesses genes elevam em até 80% o risco de a paciente desenvolver estes dois tipos de câncer.

      Como palestrante no evento digital, a médica Márcia Camargo vai apresentar o projeto Salvando Vidas. Elaborada pelo Grupo Rosa e Amor, com o apoio da Prefeitura de Valinhos e da Roche Brasil, a proposta visa identificar dificuldades e propor soluções para a plena efetivação da Lei dos 30 Dias na região. A legislação é um benefício a todos os pacientes com câncer e vem para complementar a Lei dos 60 Dias (Lei nº 12.732/2012), em vigor em todo o território nacional, que preconiza o período máximo de 60 dias para o início do tratamento após a confirmação do diagnóstico. No projeto Salvando Vida, o público-alvo são as mulheres com câncer de mama.

      O fórum é gratuito e será transmitido no dia 20 de outubro, a partir das 17h, no Facebook e YouTube do Grupo Rosa e Amor. O conteúdo será disponibilizado posteriormente nas redes sociais e também no site da associação: www.gruporosaeamor.org.br.

      As perguntas enviadas via chat durante o fórum serão respondidas em futuras lives ao longo do mês de outubro.

       

      Sobre o Grupo Rosa e Amor

      O Grupo Rosa e Amor atende atualmente cerca de 450 mulheres com câncer e seus familiares.

      Em sua atuação, a associação conta com profissionais e voluntários capacitados para oferecer assistência nas áreas de serviço social, enfermagem, terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, nutrição, terapias integrativas e apoio jurídico.

      O Rosa e Amor também é responsável pela capacitação e atualização dos profissionais da área da mulher na rede pública de saúde do município de Valinhos, além de atuar ativamente na defesa e garantia de direitos de pessoas com câncer.

       

      SERVIÇO

      2º FÓRUM JUNTOS PELA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS DO PACIENTE COM CÂNCER

      Data: 20 de outubro de 2020

      Horário: às 17h

       

      Programação

      - Abertura

      Dra. Maira Caleffi, presidente da Femama

      “O papel desempenhado pela Femama e a campanha do Outubro Rosa 2020”

       

      - Boas-vindas e Palestra

      Dra. Márcia Camargo, presidente do Grupo Rosa e Amor

      “O trabalho o Grupo Rosa e Amor e o projeto Salvando Vidas – A importância da implantação da Lei dos 30 Dias”

       

      - Momento reflexão

      Arlete Salles, atriz

       

      - Depoimento de paciente sobre o câncer de mama

       

      Painel

      Oncologistas do Grupo SOnHe (Dr. André Sasse e Dr David Cunha)

      “Diferenças do acesso ao tratamento no SUS e na rede suplementar”

       

      Depoimento de paciente sobre o câncer de mama

       

      Palestra

      Dra. Susana Ramalho, oncologista e diretora da área de saúde do Grupo Rosa e Amor e Dr. Leonardo da Silva, oncologista do Grupo SOnHe

      “A importância do Teste Genético no SUS e diagnósticos rápidos para o tratamento do câncer”

       

      Depoimento de paciente sobre o câncer de mama

       

      Palestra

      Dr. Victor Piana de Andrade, Dra Celena Friedrich e Dra Maria Teresa Duarte Pereira Cruz, do AC Camargo Câncer Center

      “O paciente com câncer no mercado de trabalho – Aspectos gerais, ocupacionais e mentais do retorno ao trabalho”

       

      Mensagem de inspiração

      Merula Steagall, presidente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e representante do movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC)

       

      Encerramento

      Homenagem às pacientes com câncer de mama

      Música com a Banda Convulsom



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •