• NOTICIAS

      07/01/2011 | Banda Carlos Gomes de Campinas

      História e tradição

      Fundada em 04 de julho de 1895 por um grupo de imigrantes italianos, a atual Banda Carlos Gomes foi chamada inicialmente de Corporação Musical Ítalo-Brasileira. Ao longo dos anos, maestros ilustres passaram pelo cargo, como Constantino Suriani, José Troiano, Salvador Bove e João Di Tullio – estes dois últimos, regentes da Orquestra Sinfônica de Campinas, criada em 1929, com o nome de Sociedade Symphônica Campineira.

      A Banda Carlos Gomes testemunhou momentos marcantes da vida campineira:


      Em 1900 participou da inauguração da sede Societá Italiana "Lavoro e Progresso" de Sousas; em 1903, recepcionou Santos Dumont em sua visita a Campinas; em 1922, ainda com o antigo nome de Corporação Musical Ítalo-Campineira, conquistou o primeiro prêmio no desfile realizado no Rio de Janeiro em comemoração ao Centenário de Independência do Brasil;  em 1936  teve marcante participação no Centenário de nascimento do Maestro Antonio Carlos Gomes;  em 1986 ano do Sesquicentenário de nascimento do Maestro Antonio Carlos Gomes; em 1995 recebeu a Medalha Carlos Gomes pelo seu centenário de fundação; em 2003 Diploma "Honra ao Mérito" pelos seus 108 anos de existência; em 2004 Diploma de Honra ao Mérito " Herbert de Souza-Betinho", todos por indicação da Câmara Municipal de Campinas.

      Desde 1950 realiza concertos junto ao Monumento-Túmulo de Carlos Gomes, na Semana dedicada ao compositor Maestro Antonio Carlos Gomes.

      Sede Social

      Início das obras no final dos anos 20 do século XX com doações da população de Campinas especialmente dos senhores Domingos Paulino, Felício Lucarelli, Irmãos Coluccini, Octávio Papaiz, José Bonetti, Affonso Collaferi, Ângelo Franceschini, Núncio Antonelli, José Guernelli, Pedro A. Andersson, Júlio Gerim, entre dezenas de outros. Na inauguração em 4 de julho de 1931,  estavam presentes o Prefeito Dr. Orosimbo Maia, o Vice-Consul da Itália Cav. Giovanni Moscardi, o Delegado de Polícia Dr. Durval Góes Monteiro e o Cônego da Paróquia de Santa Cruz Dom Ydilio Soares.

      Em 2005 o imóvel foi tombado pelo CONDEPACC, conforme resolução nº 60 passando a condição de Bem Histórico e Cultural de Campinas.

      Em 2004 e 2006 o prédio foi restaurado pelo Estúdio Marcos Gracia, com recursos da SANASA, através de projeto aprovado pela Lei Rouanet.

      Hoje a Banda Carlos Gomes tem mais de 40 músicos entre efetivos, bolsistas e aprendizes, mantendo-se em funcionamento eninterrupto desde a sua fundação, passando por várias fases desde gloriosos dias na primeira metade do século passado até  a quase extinção mais recentemente, sobrevivendo e lutando por novas conquistas e reconhecimentos dos poderes oficiais. Neste particular, louve-se a dedicação e esforços dos mais novos regentes Vilmar Sartori (1995 e 1999) e Wilson Domingos Dias (desde 2000) a quem a cidade de Campinas deve sua historia recente.

      Novos Projetos

      A Banda Carlos Gomes foi premiada pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas - FICC nos Editais 2007/2008 e 2008/2009 ambos no decorrer do ano de 2009.

      Projeto aprovado em 2010 pelo PROAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo de implantação da Banda-Escola para formação musical de até 100 adolescentes.

       

      Dias e Poiani

      Wilson Dias é regente da Banda Carlos Gomes há 10 anos, mas sua ligação com o grupo vem desde 1982. “Participei como jovem músico, quando ainda era da Guardinha, e foi aqui que tive a experiência da prática em conjunto. Hoje, exerço minha função como um pagamento do quanto recebi. É um lugar de trabalho que prepara o jovem para a vida profissional. É um trabalho de renovação”, lembra o maestro, também trombone solista da Orquestra Sinfônica de Campinas, integrante dos grupos Metalumnfonia e Euphonismo e regente da Orquestra Filarmônica Popular de Campinas.

      Outro entusiasta da Banda Carlos Gomes é o presidente Valdir Poiani, no cargo desde 1999. “Trabalhava como contador de uma empresa e tinha como companheiro de trabalho Vito Scagliusi, saxofonista e vice-presidente do conjunto. Como sempre gostei muito de banda, desde moleque de calça curta, ia com o Vito nas apresentações. Em 1995, ele faleceu. E em suas gavetas de trabalho localizei muita documentação da Banda Carlos Gomes”, conta. O episódio foi definitivo na vida do contador Poiani. Procurou os músicos, a Câmara Municipal, conseguiu a Medalha Carlos Gomes e, desde então, não deixou mais de arregaçar as mangas.

       

      Video da Banda Carlos Gomes - Aquarela do Brasil

      http://www.youtube.com/watch?v=D5nAvku0XwM



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •