• NOTICIAS

      25/10/2021 | As Paisagens Impressionistas de Monet

      Iguatemi Campinas recebe exposição interativa

      As Paisagens Impressionistas de Monet

       

      Mostra que recria época, vida e obra do pintor francês poderá ser visitada gratuitamentede 29 de outubro a 28 de novembro, mediante agendamento prévio pela internet  

       

      O Iguatemi Campinas apresenta a partir do dia 29 de outubro a exposição “As Paisagens Impressionistas de Monet”. A mostra interativa poderá ser visitada gratuitamente até 28 de novembro e promove uma verdadeira experiência, com recursos digitais, levando o visitante a entrar nos quadros do pintor, sentir o aroma do seu jardim e viver o clima dos cafés da Paris da efervescente Belle Èpoque.

       

      Considerado o mais célebre pintor impressionista, Claude Monet nasceu em Paris, em 1840, e desde cedo começou a estudar pintura. O termo "impressionismo" surgiu a partir de uma de suas pinturas, chamada "Impressão: Nascer do Sol".

      A exposição será instalada no Espaço de Eventos, no terceiro piso do shopping, com acesso pela escada rolante ao lado do Hocca Bar, e abrirá durante todo o horário de funcionamento do Iguatemi Campinas, de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 12h à 20h. As visitas gratuitas deverão ser agendadas previamente no site Ingresse.com, que pode ser acessado pelo link https://www.ingresse.com/paisagens-impressionistas-de-monet

       

      Serão oito estações, que introduzem as cores, as técnicas, as obras e o ambiente em que o artista viveu. Conheça cada uma delas:

       

      1 - Recepção Salão-Ateliê - As boas-vindas à exposição acontecem na reprodução do lugar em que Monet costumava receber seus convidados: o próprio ateliê do pintor, em Giverny, na Normandia. Nas paredes, estão dispostos quadros que remetem a cada etapa de sua vida e a janela cenográfica tem vista para seu local preferido para criar: ao ar livre.

       

      2 - Início na Rue de Paris - Este espaço reproduz uma calçada da Rue de Paris, com um poste iluminando uma loja cenográfica. Na vitrine, uma exposição de caricaturas. Uma das caricaturas, por meio de animação, saúda os visitantes e conta um pouco da trajetória do pintor, das caricaturas à primeira paisagem, e adianta o que veremos na próxima estação.

       

      3 - Café dos Impressionistas - Aqui, a referência é o Café de la Nouvelle-Athènes, onde Monet e outros jovens pintores (Renoir, Pissaro, Cèzanne) se reuniam para discutir a arte acadêmica e o surgimento do Impressionismo.

       

      4 - Estilo e Técnica - Esta sala aborda as especificidades técnicas dos impressionistas, com ênfase em Monet, além de mostrar como a evolução dos materiais, como o uso da tinta a óleo e o pincel chato influenciaram o trabalho desses artistas. Aqui, já há referências de como a catarata, nos dois olhos, diagnosticada em 1907, afetou o seu trabalho. Ainda aborda os registros em série da Catedral de Rouen em diferentes horários, dias e estações do ano. Monet pintou 50 telas dessa igreja, sendo 18 do mesmo ângulo.

       

      5 - Variações do Monte de Feno - Inspirado na série Meules, este espaço conta com recursos de luzes em constante alteração (azulada, amarelada, rosada), remetendo às diferentes condições de luz captadas pelos pincéis de Monet.

       

      6 - Túnel - Pintar, para Monet, era seu ofício e também razão de angústia por sua incessante busca pela perfeição. Em um corredor escuro, são mostrados alguns dos conflitos internos e aflições do pintor.

       

      7 - Imersão nas Paisagens - Por meio de recursos de espelhos e projeções, os visitantes têm a percepção de entrar  nas obras de Monet, entre as várias reproduzidas nesta estação.

       

      8 - Ponte do Jardim Japonês - Depois de ganhar na loteria, Monet finalmente comprou a sua casa de Giverny e construiu dois jardins. Em um deles, no Jardin D'Eau, uniu duas paixões: as flores e a cultura japonesa. Monet pintou vários quadros com Ninfeias e a famosa ponte japonesa. Aqui, a experiência  é também olfativa, com aroma de mato, terra, plantas.

       

      "As Paisagens Impressionistas de Monet é uma experiência imersiva pelo estilo e técnica do pintor. Um convite para os visitantes conhecerem um pouco mais de Monet, a relevância do movimento impressionista e, ainda vivenciarem uma experiência vibrante e envolvente. É uma atração para toda a família", diz Karina Israel, uma das curadoras da exposição, organizada pela YDreams.

       

      "As ideias e pensamentos apresentados ao longo de todo o percurso, assim como as belíssimas obras de arte, fazem com que tenhamos a impressão de estar olhando diretamente para o âmago do mais célebre dentre os pintores impressionistas”, completa Patrícia Secco, também curadora da exposição.

       

      A realização da mostra no Iguatemi Campinas reforça a política do shopping de incentivo à arte e à cultura. “A arte faz parte do nosso DNA e temos orgulho de nos últimos anos ter facilitado o  acesso ao trabalho de alguns dos maiores nomes da arte mundial, como Escher, Van Gogh e agora Claude Monet, de maneira interativa e lúdica, além de incentivar também a divulgação de artistas locais”, afirma Paulo Tilkian Filho, gerente geral do empreendimento.

       

      Um pouco mais sobre Monet Claude Monet nasceu na Paris de 1840. Seus pais eram proprietários de um modesto empório. Aos cinco anos, mudou-se com a família para Normandia, onde ficou até os 17, quando retornou a Paris, com a ajuda de uma tia, para estudar pintura. Sua vida foi permeada por crises financeiras e críticas nem sempre favoráveis a sua obra. Em 1907, a catarata nos dois olhos começou a roubar sua visão; com a progressão da doença, passou a usar tons fortes, como "vermelho-carne". Morreu em 1926, aos 86 anos, de câncer de pulmão.

      Em 2019, uma de suas pinturas da série Monte de Feno foi arrematada em Nova Iorque, em leilão da Sotheby's, por US$ 110 milhões, em poucos minutos.

       

       

      Serviço

       

      Exposição “As Paisagens Impressionistas de Monet” no Iguatemi Campinas

       

      Quando: de 29 de outubro a 28 de novembro

       

      Horário: De segunda a sábado: das 10h às 22h; Domingos e feriados, das 12h às 20h

       

      Onde: Espaço de Eventos, no terceiro piso do Iguatemi Campinas, com acesso pela escada rolante ao lado do Hocca Bar (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina), em Campinas.

       

      Visitas gratuitas mediante agendamento pelo site Ingresse.com, que pode ser acessado pelo link https://www.ingresse.com/paisagens-impressionistas-de-monet

       

      www.iguatemicampinas.com.br

       

       

      Sobre o Iguatemi Campinas

       

      O Shopping Center Iguatemi Campinas foi o primeiro shopping do Brasil construído fora das grandes capitais e tornou-se o melhor complexo de uso misto do interior de São Paulo.  Segundo shopping da Iguatemi Empresa de Shopping Centers e maior complexo da rede são 388 operações com diversas opções de moda – marcas nacionais e internacionais –, gastronomia, casa/decoração, tecnologia, cultura e lazer.  Com um ambiente agradável e pensado nos mínimos detalhes, o empreendimento proporciona conforto e conveniência para seus clientes em um único lugar e apresenta diferenciais como o mais moderno teatro da cidade, dois complexos de cinema – incluindo um prime – e a única torre de estacionamento coberto entre os shoppings da região, com sistema de sinalização de vagas.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •