• NOTICIAS

      19/01/2011 | Mulheres ocupam cargos estratégicos no governo

      O mundo é das mulheres. Independente da afirmativa ser verdadeira ou não, o fato é que cada vez mais, as mulheres conquistam postos de destaque e comando em todas as esferas sociais, e agora mais do que nunca, especificamente na política. Nosso exemplo mais recente e marcante foi a eleição da primeira mulher para a presidência da república, Dilma Rousseff.

      Na Administração municipal de Campinas, a mesma tendência é seguida, e cada vez mais as mulheres assumem cargos estratégicos no governo de Hélio de Oliveira Santos com o desafio e o objetivo de contribuírem para o desenvolvimento da cidade.

      No início de 2011, o prefeito empossou a presidente da SETEC – Serviços Técnicos, Tereza Dóro; a secretária de Cultura, Renata Sunega e a presidente do CENIC-Trade Point – Centro de Negócios e Informação de Campinas, Alexandra Caprioli. As novas integrantes do primeiro escalão do governo municipal juntam-se às comandantes da Chefia de Gabinete, Rosely Nassin Jorge e à secretária de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Darci da Silva, formando o time feminino que comanda com competência e determinação áreas estratégicas do poder público municipal.

      Historicamente na Prefeitura de Campinas, os cargos citados acima nunca haviam sido ocupados por mulheres, segundo afirmou o prefeito. “Ter uma cota de mulheres participando do governo municipal é um avanço, mas ainda não é o ideal. Com as novas comandantes das pastas, vamos avançar mais, e todos os setores do governo ficarão atentos a isso”, afirmou o prefeito.

       
      Segundo ele, a representação feminina em cargos estratégicos da administração pública será um estímulo para que as mulheres possam se comprometer e participar ainda mais do processo político e eleitoral do País.


      Confira a seguir o perfil das cinco mulheres que atualmente ocupam cargos estratégicos na Prefeitura de Campinas:

       

      Rosely Nassim Jorge

      A médica Rosely Nassim Jorge foi a primeira mulher a assumir um cargo estratégico no governo de Hélio de Oliveira Santos em 2005. Secretária Chefe de Gabinete, suas principais características à frente da função pública são: centralizadora, organizada e objetiva, como ela mesma define.

      "É importante que mulheres assumam cada vez mais cargos estratégicos porque são competentes, têm capacidade e podem contribuir para o desenvolvimento da cidade. Em geral, são profissionais dedicadas e preparadas", afirmou a chefe de Gabinete, que considera a mediação como a principal característica que mulheres possuem em cargos de chefia.

      Nascida em Álvares Florence, no noroeste de São Paulo em 1945, Rosely veio para Campinas para cursar a faculdade de medicina na Unicamp. Formada em 1971 e com residência em pediatria, atuou como professora titular em Neonatologia na Unicamp entre 1971 e 1982.

      Casada com Dr. Hélio há 34 anos, Rosely sempre acompanhou o marido, inclusive quando houve a transição para a vida política. Ela atuou como chefe de Gabinete na Câmara Federal, onde o atual prefeito exerceu a função de deputado federal entre 1999 e 2004. Rosely é mãe de Manuela, Maria Thereza e Maria Fernanda.

       

      Darci da Silva

      A segunda secretária do governo Hélio de Oliveira Santos a assumir foi Darci da Silva à frente da Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social em agosto de 2007. Darci tem orgulho de ser campineira e desde muito cedo queria ser contabilista e, para isso, cursou o colégio técnico de Contabilidade. Mais tarde se graduou em Economia e Administração de Empresas pela PUC-Campinas.

      Darci da Silva é funcionária de carreira da Prefeitura de Campinas há 23 anos. Exerceu diversas funções de assessoria e de gestão em quatro secretarias municipais. A servidora pública, como gosta de ser chamada, executou várias ações importantes ao longo de sua carreira na Administração municipal, como a implantação do Fundo Municipal de Saúde para Gestão Plena da Secretaria no Sistema Único de Saúde (SUS) e a regularização administrativa dos funcionários da Fumec – Fundação Municipal para Educação Comunitária.

      Na ocasião de sua posse em 2007, Darci afirmou lutar pelo que acreditava, e que por isso aceitou o desafio de comandar a Secretaria para a construção do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) como política pública e construir o espaço da cidadania buscando a não descriminação. Hoje, a secretária faz um balanço dos quase quatro anos à frente da Pasta.

      “Acho que a atual gestão de Dr. Hélio tem conseguido importantes avanços, os quais têm colaborado para a produção de melhores indicadores também da nossa Pasta, principalmente à partir do trabalho intersetorial das políticas públicas, e a importante parceria com a sociedade civil organizada”, avaliou.

       

      Renata Sunega

      A secretária de Cultura, Renata Sunega é arquiteta e urbanista, pós-graduada em História da Arte pela Unicamp, atuou nas áreas de Projetos Especiais de Comunicação e coordenação dos museus municipais entre 2006-2010.

      Foi conselheira do CONDEPACC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas) e atua como conselheira no Conselho Municipal de Cultura. Ministrou cursos nas áreas de história, arquitetura e formação de professores. Possui publicações nas áreas de arquitetura, coleções e acervos e patrimônio histórico e arquitetônico.

      Nascida em São Paulo, Renata veio para Campinas ainda criança quando o pai foi transferido para trabalhar na cidade. É casada com Marcos Tognon, professor de História e Arquitetura na Unicamp, que também foi secretário municipal de Cultura no governo de Antonio da Costa Santos, em 2001. O casal tem uma filha, Maria Sofia, de 7 anos.

      Para exercer o primeiro cargo estratégico no comando de uma pasta da Administração municipal, Renata Sunega pretende trabalhar em equipe e com muito diálogo. "Pretendo respeitar o trabalho que já vem sendo feito e tentar mostrar ideias pessoais defendendo e mostrando a importância das diretrizes do governo", afirmou.

      Renata acredita que o diálogo de forma firme mas harmônica será a melhor ferramenta para lidar com o segmento artístico, que considera de grande criatividade e sensibilidade.


      Tereza Dóro

      Tereza Dóro é experiente no comando de cargos estratégicos. Primeira mulher eleita para a presidência da Seção Campinas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Campinas), cargo que ocupou por duas vezes -entre 2007 e 2010; pioneira entre mulheres a atuar exclusivamente na área criminal no município, delegada de polícia em 1976, professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), mestre em Direito Penal, a campineira Tereza Dóro preside da SETEC - Serviços Técnicos Gerais, autarquia responsável pela administração e fiscalização do solo público; dos serviços funerários; dos cemitérios e do Mercado Municipal.

      Nascida em Campinas, em 1941, formada pela PUC-Campinas em 1974 e casada com o também advogado Nivaldo Dóro, é fundadora da A.J. (Assistência Jurídica da PUC-Campinas), membro da ACRIMESP (Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo), foi examinadora da OAB por 4 anos e professora homenageada de todas as turmas da Faculdade de Direito da PUC-Campinas. Diz sentir-se orgulhosa por ter sido professora dos advogados de Campinas, em grande parte, entre eles atuais juízes, promotores, delegados e vereadores. Foi também presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB. Tereza Dóro é também autora de vários livros ligados à área de Direito e palestrante em inúmeros eventos.

      Dinamismo e competência são duas de suas marcas. Tereza Dóro é representante da geração de mulheres que teve de ir à luta para conquistar direitos. E, sobretudo, de provar, a cada dia, ser tão capaz quanto os homens de sua profissão para obter o respeito que agora desfruta e que a levou a ser escolhida pela OAB como a Advogada do Ano de 2001. "Presidir a SETEC é um grande incentivo às mulheres para encarar novas funções, mostrando que têm capacidade e disposição", diz Tereza Dóro, acrescentando que "mulher que trabalha não envelhece".


      Alexandra Caprioli dos Santos Fontolan

      Presidente do CENIC-Trade Point – Centro de Negócios e Informação de Campinas, Alexandra Caprioli, ainda mais determinada para conquistar objetivos através da persistência e força de vontade.

      Natural de Campinas, Alexandra tem 43 anos é casada há 15 anos com o engenheiro civil Alberto Fontolan e mãe de Leonardo, de 12 anos. É graduada em Turismo e Terapia Ocupacional pela Puc-Campinas e tem especialização em Gestão de Empresas Turísticas pela Fundação Getulio Vargas, além de cursos na área de turismo.

      A empresária atua há 25 anos no setor de turismo e é diretora da Caprioli Turismo e Eventos e membro do Conselho de Administração da TRIP Linhas Aéreas. Alexandra também é professora da Faculdade de Turismo da PUC Campinas e do curso de pós graduação de Gestão e Organização de Eventos da Policamp.

      "É uma honra assumir esse cargo. Quero unir minha experiência acadêmica e empresarial e dentro do poder público ser uma facilitadora para os negócios do setor de negócios", disse. Para Alexandra, as oportunidades que surgem na vida devem ser aproveitadas. "Quero deixar minha marca com credibilidade e ética, características que combinam com a administração do Dr. Hélio, e para isso, tenho vontade de fazer e realizar nessa área onde há muito a ser feito", apostou. 

       Colaborou Maria do Carmo Pagani



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •