• NOTICIAS

      27/11/2021 | Iguatemi prorroga exposição Claude Monet

      Iguatemi Campinas prorroga exposição gratuita sobre Claude Monet até 24 de dezembro

      Sucesso de visitação, mostra interativa sobre o mais célebre pintor impressionista pode ser conferida mediante agendamento via internet

      Devido ao grande sucesso de visitação, o Iguatemi Campinas prorrogou a exposição “As Paisagens Impressionistas de Monet”. A mostra interativa e gratuita sobre o mais célebre pintor impressionista poderá ser conferida até 24 de dezembro, véspera de Natal, no espaço de eventos localizado no terceiro piso do shopping.

      A exposição promove uma verdadeira experiência, graças aos seus recursos digitais, levando o visitante a entrar nos quadros do pintor, sentir o aroma do seu jardim e viver o clima dos cafés da Paris da efervescente Belle Èpoque.

      Claude Monet nasceu em Paris, em 1840, e desde cedo começou a estudar pintura. O termo "impressionismo" surgiu a partir de uma de suas pinturas, chamada "Impressão: Nascer do Sol".

      A exposição, que foi aberta no dia 29 de outubro, funciona no mesmo horário do Iguatemi Campinas, de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 12h às 20h até 16 de dezembro e das 10h às 23h de 17 a 23 de dezembro (com exceção do domingo, dia 19). No dia 24, véspera do Natal e último dia da exposição, as visitas acontecerão das 10h às 18h.

      As visitas gratuitas devem ser agendadas previamente no site Ingresse.com, que pode ser acessado pelo link https://www.ingresse.com/paisagens-impressionistas-de-monet.

      Os visitantes vivem uma verdadeira experiência em oito estações, que introduzem as cores, as técnicas, as obras e o ambiente em que o artista viveu. Conheça cada uma delas:

      1 - Recepção Salão-Ateliê - As boas-vindas à exposição acontecem na reprodução do lugar em que Monet costumava receber seus convidados: o próprio ateliê do pintor, em Giverny, na Normandia. Nas paredes, estão dispostos quadros que remetem a cada etapa de sua vida e a janela cenográfica tem vista para seu local preferido para criar: ao ar livre.

      2 - Início na Rue de Paris - Este espaço reproduz uma calçada da Rue de Paris, com um poste iluminando uma loja cenográfica. Na vitrine, uma exposição de caricaturas. Uma das caricaturas, por meio de animação, saúda os visitantes e conta um pouco da trajetória do pintor, das caricaturas à primeira paisagem, e adianta o que veremos na próxima estação.

      3 - Café dos Impressionistas - Aqui, a referência é o Café de la Nouvelle-Athènes, onde Monet e outros jovens pintores (Renoir, Pissaro, Cèzanne) se reuniam para discutir a arte acadêmica e o surgimento do Impressionismo.

      4 - Estilo e Técnica - Esta sala aborda as especificidades técnicas dos impressionistas, com ênfase em Monet, além de mostrar como a evolução dos materiais, como o uso da tinta a óleo e o pincel chato influenciaram o trabalho desses artistas. Aqui, já há referências de como a catarata, nos dois olhos, diagnosticada em 1907, afetou o seu trabalho. Ainda aborda os registros em série da Catedral de Rouen em diferentes horários, dias e estações do ano. Monet pintou 50 telas dessa igreja, sendo 18 do mesmo ângulo.

      5 - Variações do Monte de Feno - Inspirado na série Meules, este espaço conta com recursos de luzes em constante alteração (azulada, amarelada, rosada), remetendo às diferentes condições de luz captadas pelos pincéis de Monet.

      6 - Túnel - Pintar, para Monet, era seu ofício e também razão de angústia por sua incessante busca pela perfeição. Em um corredor escuro, são mostrados alguns dos conflitos internos e aflições do pintor.

      7 - Imersão nas Paisagens - Por meio de recursos de espelhos e projeções, os visitantes têm a percepção de entrar  nas obras de Monet, entre as várias reproduzidas nesta estação.

      8 - Ponte do Jardim Japonês - Depois de ganhar na loteria, Monet finalmente comprou a sua casa de Giverny e construiu dois jardins. Em um deles, no Jardin D'Eau, uniu duas paixões: as flores e a cultura japonesa. Monet pintou vários quadros com Ninfeias e a famosa ponte japonesa. Aqui, a experiência  é também olfativa, com aroma de mato, terra, plantas.

      A realização da mostra no Iguatemi Campinas reforça a política do shopping de incentivo à arte e à cultura. “Desde a abertura, a demanda pelos agendamentos tem sido impressionante, o que nos faz entender que estamos no caminho certo ao trazer eventos como esse para a cidade”, afirma o gerente geral do Iguatemi Campinas, Paulo Tilkian Filho. Ele acrescenta que a arte faz parte do DNA do shopping.

      Um pouco mais sobre Monet – Claude Monet nasceu na Paris de 1840. Seus pais eram proprietários de um modesto empório. Aos cinco anos, mudou-se com a família para Normandia, onde ficou até os 17, quando retornou a Paris, com a ajuda de uma tia, para estudar pintura. Sua vida foi permeada por crises financeiras e críticas nem sempre favoráveis a sua obra. Em 1907, a catarata nos dois olhos começou a roubar sua visão; com a progressão da doença, passou a usar tons fortes, como "vermelho-carne". Morreu em 1926, aos 86 anos, de câncer de pulmão.

      Em 2019, uma de suas pinturas da série Monte de Feno foi arrematada em Nova Iorque, em leilão da Sotheby's, por US$ 110 milhões, em poucos minutos.

      Serviço

      Exposição “As Paisagens Impressionistas de Monet” no Iguatemi Campinas

      Quando: até 24 de dezembro

      Horário: Até o dia 16 de dezembro, de segunda a sábado das 10h às 22h e domingos e feriados das 12h às 20h. De 17 a 23 de dezembro, das 10h às 23h (com exceção do domingo, 19). Dia 24 de dezembro, véspera do Natal, das 10h às 18h.

      Onde: Espaço de Eventos, no terceiro piso do Iguatemi Campinas, com acesso pela escada rolante ao lado do Hocca Bar (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina), em Campinas.

      Visitas gratuitas mediante agendamento pelo site Ingresse.com, que pode ser acessado pelo link https://www.ingresse.com/paisagens-impressionistas-de-monet.

      www.iguatemicampinas.com.br

      Sobre o Iguatemi Campinas - O Shopping Center Iguatemi Campinas foi o primeiro shopping do Brasil construído fora das grandes capitais e tornou-se o melhor complexo de uso misto do interior de São Paulo.  Segundo shopping da Iguatemi Empresa de Shopping Centers e maior complexo da rede são 388 operações com diversas opções de moda – marcas nacionais e internacionais –, gastronomia, casa/decoração, tecnologia, cultura e lazer.  Com um ambiente agradável e pensado nos mínimos detalhes, o empreendimento proporciona conforto e conveniência para seus clientes em um único lugar e apresenta diferenciais como o mais moderno teatro da cidade, dois complexos de cinema – incluindo um prime – e a única torre de estacionamento coberto entre os shoppings da região, com sistema de sinalização de vagas.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •