• NOTICIAS

      03/04/2022 | ABAL Campinas - Encontros Musicais

      ENCONTROS MUSICAIS SÃO REINICIADOS NO CCLA

      RECITAL “AMAR E SONHAR” REINICIA SÉRIE DA ABAL CAMPINAS

       

      ABAL Campinas abre sua tradicional série Encontros Musicais, em seu 40º. ano de atividade, com o esmerado recital “Amar e Sonhar”, com a presença da soprano LAURA DUARTE e do tenor ARTHUR RAYMUNDO. Será nesta próxima sexta-feira, dia 08, com início às 17h00, no auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes, (rua Bernardino de Campos, 989, Centro, tel. 3231-2567). Acompanhamentos ao piano de José Francisco da Costa (Chiquinho Costa), diretor artístico da ABAL Campinas.

      Os Encontros Musicais contam em 2022 com o patrocínio do PROAC Direto, programa da Secretaria de Estado da Cultura. No recital, os apreciadores ouvirão um bem preparado repertório onde se destacam-se as Canções: Widmung (R. Schumann) – Arthur; Du bist die Ruh (F. Schubert) – Laura; In der Nacht (Spanisches Liederspiel – R. Schumann) – Laura e Arthur; Canção do Amor (Floresta do Amazonas - H. Villa-Lobos) – Arthur; Melodia Sentimental (Floresta do Amazonas - H. Villa-Lobos) – Laura; Ideale (P. Tosti) – Arthur; Mon bonheur (C. Gomes) – Laura; e as árias de óperas e operetas: Vainement, ma bien-aimée (Le Rois d’Ys – E. Lalo) – Arthur; Non mi dir (Don Giovanni – W. A. Mozart) – Laura; Dein ist mein ganzes Herz (Das Land dês Lächeins – F.Lehár) – Arthur; Caro Nome (Rigoletto – G. Verdi) – Laura; e o dueto Parigi, o cara (La Traviata – G. Verdi) – Laura e Arthur.

      O público poderá chegar a partir das 16:30 e apreciar as telas expostas na galeria de artes, que são aquarelas pintadas pela artista plástica Fúlvia Gonçalves sob o tema “Mallarmé – a transfiguração das palavras”. A exposição era para ficar até o final de fevereiro mas foi estendida considerando-se, ainda, as restrições de funcionamento normal do CCLA.

       

      ABAL CAMPINAS NOS 40 ANOS

      Em reunião efetivada em outubro de 1981, na sede da Associação Campineira de Imprensa (ACI), cantores, músicos, artistas de múltiplas áreas e personalidades que apoiavam a idéia, lançaram o movimento “Para Nossa Voz Queremos Vez”. Era o surgimento dos Encontros Musicais, que chega em 2022 à marca dos 40 anos de existência em 18 de dezembro de 2021, agora com 1.233 recitais concretizados. Desde sua criação, a ABAL Campinas empenha-se em estimular, todos os anos, o aprimoramento do Mês de Carlos Gomes, comemorado sempre em setembro. A ABAL almeja que sejam montadas as óperas do Maestro e executadas suas modinhas e canções. Por exemplo, as cortinas líricas das óperas “Il Guarany” e “Colombo” foram apresentadas pela ABAL em 1982 e 1983. Em 2010, a ópera “Il Guarany” teve os momentos principais apresentados durante o Mês de Carlos Gomes. Em 2011 foi a vez de “A Noite do Castelo”, primeira ópera de Carlos Gomes, na comemoração de seu sesquicentenário. A obra foi apresentada por solistas líricos da ABAL Campinas, coral Collegium Vocale e Orquestra Companhia de Ópera, regida pelo maestro Hermes Coelho. Registro disponível no YouTube no CANAL ABAL CAMPINAS.

       

      PRIMEIROS ANOS

      Em 1982 foi inaugurado o espaço de concertos denominado “SALA CARLOS GOMES”. A série “Encontros Musicais” foi a atividade que tornou a Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos conhecida do público de Campinas e região. A ABAL e sua atuação cultural foram reconhecidos por duas vezes com Diplomas de Honra ao Mérito, outorgados pela Câmara Municipal de Campinas. Em janeiro de 2012, recebeu a Menção de louvor por iniciativa do vereador Arly de Lara Romeo, pelos 30 anos de realização de recitais gratuitos para a população. Hoje esses concertos, devido à interdição do Centro de Convivência, onde se localiza a Sala Carlos Gomes, foram transferidos provisoriamente para o auditório Eng.o Marino Ziggiatti, do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA).

      ABAL Campinas respeitou sempre seu objetivo original: proporcionar um palco, um público e um pianista para os recitais de vozes de jovens estudantes de canto lírico. A intenção sempre será, estimular e revelar novos valores, vozes jovens, para a ópera e para as obras de Carlos Gomes, concorda a Diretoria Executiva da entidade. Jovens e talentosos tenores, como Matheus Pompeo, Christian Dayner, Nunno Dellalio, Cesar Kalau, Arthur Raymundo, Ramon Mundin, Tareek Chahin, Antoine Kolokathis, Gustavo Caires, Daniel Duarte, entre outros; barítonos como Carlos Eduardo Serapião, José Luiz Águedo-Silva, Fabio Bandeira, Marcelo Santos, Rafael Leoni e, no universo feminino, sopranos e mezzos de talento, como Marina Gabetta, Laura Duarte, Nádia Zanotello, Érika Andrade, Vanessa Spíndola, Tatiana Beffa, Carolina Galdames, Karine Martimbianco, Gilzane Castellan, Melissa Sofner, etc. integram a vasta galeria de artistas líricos que cantaram na ABAL e que, gradativamente, se destacam em São Paulo e no Brasil. Ao lado desses jovens valores, cantores, sendo alguns deles fundadores da entidade, compuseram e alguns ainda integram, o elenco estável, citando-se especialmente Vera Pessagno Bréscia, Regina Márcia Moura Tavares, Vicente Montero (recentemente falecido), Alcides Acosta, Nelson Nicola Dimarzio, Antonio Stopiglia, Roberto Tortorelli, Wilson de Martini, Rodolpho Caniato e o tenor japonês Kohdo Tanaka. 

       

      A diretoria de ABAL Campinas, a partir de 30 de janeiro, é formada por João Gabriel Bertolini (presidente), Alcides Ladislau Acosta (vice-presidente); José Eduardo Gagliardi Florence Teixeira (diretor de marketing), Norma Peyrer Monteiro (tesoureira); Sara Valadares Ribeiro dos Santos (diretora secretária), Marina Gabetta (diretora social), José Francisco da Costa (Chiquinho Costa), (diretor artístico) e José Luiz Águedo-Silva (diretor adjunto). A entidade foi declarada Órgão de Utilidade Pública pela Câmara Municipal de Campinas pela Lei n°. 5844, de 16/10/1987.

      Em 06 de março de 2020 com o recital “Cenas Líricas de Chiquinha Gonzaga”, onde atuaram em trajes de época as sopranos Marina Gabetta e Norma Peyrer Monteiro, com Chiquinho Costa ao piano, a série presencial dos concertos sofreu interrupção, devido às medidas restritivas impostas pela pandemia da COVID-19. Houve ainda, em 12 de março, o concerto na cidade de Americana, comemorativo aos 150 anos da estreia da ópera IL GUARANY, de A. Carlos Gomes, com elenco formado por Marina Gabetta, Laura Duarte, João Gabriel Bertolini e José Luiz Águedo-Silva, com a Orquestra Sinfônica de Americana, sob a regência do Maestro Álvaro Peterlevitz e o pianista preparador foi José Francisco da Costa.

      Igualmente, em 2018, 2019 e 2020 a ABAL Campinas atuou no suporte técnico do anual Concurso Estímulo para Cantores Líricos, com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas e curadoria do Centro de Ciências, Letras e Artes. Essa competição lírica atingirá sua 15°. Edição em 2022, sendo apresentada virtualmente pelo canal CULTURA ABRAÇA CAMPINAS, da Secretaria de Cultura.

      Durante este recesso de concertos presenciais, a ABAL Campinas criou no YouTube o CANAL ABAL CAMPINAS, onde vem disponibilizando recitais realizados recentemente e alguns do passado, com grandes vozes como os tenores Benito Maresca e Anderson Marks, Teresa Godoy, soprano coloratura e Gledys Pierri, contralto. O canal já atingiu 403 inscritos e o nível de visualizações dos concertos atinge, em média, 150 expectadores havendo espetáculos que somam mais de 300 visualizações. No final de 2021, a ABAL Campinas gravou em vídeo um recital filmado na Sala Kay Brown, do Conservatório Pro Música, reunindo o soprano Marina Gabetta, o tenor João Gabriel Bertolini e os barítonos José Luiz Águedo-Silva e Carlos Serapião, com o Prof. José Francisco da Costa ao piano. Além disso, contribuimos nos demais eventos, como na homenagem diante do Monumento Túmulo de Carlos Gomes, com discurso de Alcides Ladislau Acosta e deposição de corbeille no monumento.

      Entrada franca





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •