• NOTICIAS

      21/03/2011 | ABAL CAMPINAS - Recital Encontros Musicais

      Local: Sala Carlos Gomes
      Cidade: Campinas

       

      Na próxima sexta-feira, dia 25/3, às 20 horas, na Sala Carlos Gomes (Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí, acesso pela rua Conceição), a ABAL Campinas realiza mais um recital da série Encontros Musicais, com a participação do tenor Antoine Kolokathis, baixo Rodrigo Theodoro e a jovem soprano Vanessa Spíndola. O acompanhamento pianístico está a cargo de Chiquinho Costa e o programa árias e canções de câmera de compositores do período belcantista, como Rossini, Bellini e Donizetti e românticos como Umberto Giordano, Ambroise Thomas, Leoncavallo, Puccini, entre outros .

      O tenor Antoine Kolokathis formou-se dentro da escola de canto da professora Sandra de Carvalho Morani e, posteriormente, do contralto Gledys Pierri. Foi um dos presidentes da ABAL Campinas e atualmente participa do Conselho Deliberativo. Produtor cultural desenvolve intenso trabalho na empresa Direção Cultura. Tem participado da série Encontros Musicais, tendo sido solista na ópera “A Flauta Mágica”, de Mozart, solista no poema vocal sinfônico “Colombo”, de Carlos Gomes. Hoje aperfeiçoa-se com a professora Neyde Thomas, em Curitiba.

       

      A jovem soprano Vanessa Spíndola, que inicia promissora carreira na música lírica, iniciou seus estudos de canto aos 17 anos no ano de 2006 sob a orientação dos professores Max Costa (Canto) e Teoria Musical, com Tarcísio, da Escola de Artes Pró Música. Foi também orientada pela professora de canto, Carolina Galdames. Desde 2007 integra o Coral Ars Musicalis, sob regência do Maestro Hermes Coelho e em 2007 estudou canto lírico com a professora e cantora Suzana Cabral. Teve orientações de Teoria Musical com a professora Lucielena Terribile. Atualmente segue estudando teoria com a professora e cantora Dalva Torres. Em Julho de 2009 integrou-se ao Coral Collegium Vocale, de Campinas, do Conservatório Carlos Gomes, sob regência de Akira Kawamoto.

       

      O baixo Rodrigo Theodoro participou do Coral Campinas  (COCA) sob  regência  de Eduardo Ostergren e Carlos Fiorini, inclusive da realização de obras eruditas como Réquiem em Ré  menor, de W. A. Mozart, Sinfonia  Nº 2 (Lobgesang), de  F. Mendelssohn  e montagens  das  ópera La  Traviata, de  G. Verdi  e  Cavalleria  Rusticana, de  P. Mascagni. Em 2001 cursou o  técnico  de música,  na modalidade  canto  erudito,  pelo Conservatório Carlos  Gomes,  em  Campinas e integrou o  coral  Meninos Cantores  de  Campinas  (MECCA),  sob  regência  de  Akira  Kawamoto, tomando parte em obras populares e eruditas, entre elas do Gloria, de A. Vivaldi e O Messias, de G. F. Händel. De 2002 a  2003 esteve sob  orientação da  Professora Gledys  Pierri e fez o curso de percepção musical e harmonia sob orientação de Lucielena Terribile; participou da montagem da ópera Lo  Schiavo,  de Carlos  Gomes, em Campinas,  sob  regência  de  Cláudio  Cruz, (onde atuou no  coro  e  como solista comprimário). Em 2005  e  2006 passou a ser orientado pela  professora  Suzel  Cabral. Integrou a diretoria da Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos  (ABAL Campinas), como diretor artístico. Atuou como solista  em diversos  recitais  promovidos pela entidade em Campinas e região. Em 2006 fez o curso de Opera Studio na Universidade  Estadual  de Campinas - UNICAMP, sob orientação de Vânia Pajares. Ensinou técnica vocal no  Instituto Musical Souza Campos em Campinas. Em 2007, frequentou o curso  livre de canto sob orientação do professor  Inácio de Nonno, no conservatório Pró Música, em Campinas; em 2008 ingressou no  curso  de  Bacharelado  em  Música  Erudita, modalidade instrumento  (Canto)  da  UNESP. Posteriormente, figurou na ópera Tcheryomushki,  de Shostakovich, como corista e na ópera Porgy and Bess, de Gershwin, como solista, no Teatro São Pedro, em São Paulo.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •