• NOTICIAS

      26/03/2011 | Cadê Você ?

      O Projeto Cadê Você?

      A cidade de São Paulo possui aproximadamente 2 milhões de habitantes que vivem em favelas. Conforme dados da ONU, a estimativa é que cerca de 10% dessa população são pessoas com deficiência. O grau de vulnerabilidade dessas pessoas é muito alto. Acredita-se que há um elevado número de pessoas com deficiência, residentes nesses locais, que não são alvo de nenhum tipo de política pública e que sofrem o abandono e a exclusão social por falta de conhecimento.

      Os movimentos populares que atuam no interior das favelas encontram enormes dificuldade de atuar com foco nesses cidadãos devido ao desconhecimento e o preconceito dos próprios familiares e vizinhos. Não existe um número preciso nem qualquer estatística que assegure um perfil e as reais necessidades para inclusão dessas pessoas na rotina da comunidade. É necessário identificar e propor políticas públicas adequadas nas áreas de saúde, trabalho, educação, transporte, cultura, acessibilidade arquitetônica e principalmente derrubar as barreiras de atitude.

      E essa é a missão do Cadê Você! Ajude-nos a desenvolver esse trabalho.

      Cadê Você? é um projeto que localiza e identifica pessoas com deficiência, residentes nas comunidades mais carentes do Município de São Paulo, avalia suas condições de vida, situação sócio-econômica, recursos de acessibilidade, desenvolvimento, educação, trabalho e saúde, por meio de visitas a domicílio e cria uma rede de proteção levando informações sobre as políticas públicas e serviços existentes nas áreas de saúde, educação, trabalho, acessibilidade e direitos.
       

      OBJETIVOS

      Localizar a população com deficiência residente nas comunidades mais carentes da grande São Paulo;
      Coletar dados sobre as condições de vida da população alvo;
      Realizar visitas locais às pessoas e divulgar os serviços existentes;
      Sensibilizar educadores e serviços comunitários para inclusão;
      Avaliar e propor políticas públicas específicas;
      Criar rede de proteção e apoio para a população com deficiência.
       

      SERVIÇOS

      Saúde: informar e encaminhar para instituições, postos de saúde e centros de reabilitação existentes na cidade de São Paulo.
      Transporte: informar sobre ATENDE, linhas de ônibus adaptado, terminais acessíveis, carteira especial, carteira de acompanhante e carteira do idoso.
      Trabalho: informar a população sobre o direito à aposentadoria da pessoa com deficiência, lei de cotas e centro cidadão. Encaminhá-las aos cursos profissionalizantes das instituições parceiras do projeto.
      Social: informar a população sobre o benefícios sociais, isenção de impostos e garantias específicas para pessoas com deficiência.
      Distribuir materiais de informação: Guia de Serviços e Manual de Convivência.
       

       

      Realização

      O projeto Cadê Você? foi idealizado por Mara Gabrilli, fundadora do IMG - Instituto Mara Gabrilli





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •