• NOTICIAS

      15/04/2011 | Abal Campinas-Encontro Musical

      Há mais de 20 anos a ABAL Campinas marca a Semana Santa com o recital CANTOS DA PAIXÃO. Na próxima quarta-feira, dia 20/4, às 20 horas, na Sala Carlos Gomes,(Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, Praça Imprensa Fluminense, S/N, Cambui, tel. 3232-4168, entrada pela rua Conceição), apresentando solistas como os tenores Nunno Dellalio, Vicente Montero, André Minutti, Marcellino José do Carmo e  Alcides Acosta, o soprano Marina Gabetta e o barítono José Luiz Águedo-Silva, com acompanhamento de Ana Carolina Sacco, um escolhido repertório de músicas sacras e alusivas à Paixão de Cristo poderá ser apreciado pelo público campineiro. Na segunda parte, o Coral Pio XI, regido pelo maestro Osvaldo Antonio Urbano, canta o tema com composições sacras de Pier Sampe Borghese, Martini, Oreste Ravanello, G. Tartini, Lorenzo Perosi, Menegalli e G. Verdi. Formado por vozes masculinas, o Coral Pio XI é detentor de vários prêmios nacionais e sua presença nas celebrações cristãs já se tornou uma tradição em Campinas. Entrada franca.

       

       

      O Coral Pio XI, além de sua ininterrupta atividade em Campinas, em missas em várias igrejas locais e da região, também realizou centenas de apresentações em cidades do interior paulista e em canais de TV. Realizou concertos em Curitiba e participou com destaque dos encontros internacionais de Corais em Porto Alegre e Blumenau, além de realizar concertos nos Teatros Municipais do Rio e Municipal de São Paulo, nos “Concertos Matinais”. Apresentou dois recitais na Penitenciária do Estado e durante dez anos seguidos figurou no encontro de Corais nas comemorações natalinas. Participou de todas as Semanas de Carlos Gomes desde a primeira que se realizou, criada por lei estadual. Entre os prêmios recebidos como Maestro do Pio XI estão: Troféus Carlos Gomes, Prata da Casa, Diploma de Grande Consagração Artística. O Coral Pio XI tem como um de seus principais idealizadores e regente titular o maestro Osvaldo Antonio Urban.

       

      O maestro Urban nasceu em 26 de outubro de 1919, em Leme, SP. De família de músicos, iniciou seus estudos no Seminário Diocesano de Campinas, onde foi aluno do Maestro Salvador Bove, o fundador da Orquestra Sinfônica de Campinas e com este aprendeu os fundamentos de música, piano e órgão. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Central de São Paulo, onde teve como professor de música e canto Coral o renomado Maestro Fúrio Franceschini. Lecionou Psicologia e Historia da Educação Musical, no Conservatório de Canto Orfeônico “Maestro Julião”, onde se formou como Professor de Educação Musical. Foi professor catedrático de Psicologia e Filosofia da Educação no Instituto de Educação Carlos Gomes. Ocupou o cargo de diretor da Faculdade de Música da Universidade Católica de Campinas, sendo depois, Diretor do Instituto de Artes e Comunicação da Universidade Católica de Campinas. Convidado a ocupar o cargo de Maestro do Coral PIO XI em 1948, ocupa o cargo até hoje. Licenciou-se em Pedagogia e Ciências Jurídicas e Sociais na PUC Campinas.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •