• NOTICIAS

      19/04/2011 | Renata Sunega lança o Mapa Cultural

      A Secretaria Municipal de Cultura Renata Sunega, lançou nesta terça-feira, dia 19 de abril, o Mapa Cultural Paulista em Campinas, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizada pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura.

      O projeto tem como objetivo identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo e, ao mesmo tempo, estimular a participação de seus municípios em atividades culturais.

      Segundo a secretária de Cultura, Renata Sunega, neste ano o município tem como objetivo realizar uma etapa de maneira mais representativa do que em anos interiores. “Faremos uma grande mobilização para incentivar artistas de diversas áreas a participarem de maneira significativa do projeto, contribuindo para que os artistas campineiros tenham oportunidade de divulgar o próprio trabalho no Estado de São Paulo”, explicou.

      O mapeamento será feito em três fases, sendo a Municipal e a Regional em 2011 e a Estadual em 2012, que consiste na circulação por municípios do Estado e poderá receber apoio e/ou patrocínio cultural. A meta para esta edição é que mais de 5 mil artistas de 350 municípios participem do projeto.

      Na última edição foram 5.200 artistas de 224 cidades, que após o processo de seleção regional e estadual, fizeram 160 apresentações em todo o estado. “Com o projeto do Mapa Cultural conseguimos mostrar as particularidades artísticas de cada região do estado de São Paulo e divulgar os talentos como em uma vitrine”, explica André Sturm, Coordenador da Unidade de Fomento e Difusão da Secretaria de Cultura do estado de São Paulo.

      O Mapa Cultural Paulista edição 2011/2012 passou por algumas alterações para resgatar o caráter expositivo do projeto, conforme explicou o coordenador do Mapa Cultural Paulista, Edilson Caldeira. “O projeto teve início em 1997 e ao longo das edições passou a ter um caráter competitivo, o que descaracterizou o objetivo do projeto, prejudicando a visibilidade dos artistas. Para corrigir isso, fizemos algumas alterações para enfatizar o mapeamento artístico para que sirva como uma vitrine dos artistas”, disse.

      Nesta edição o Mapa Cultural Paulista contemplará sete expressões artísticas: Artes Visuais, que compreende as expressões de Artes Plásticas; Desenho de Humor e Fotografia; Vídeo; Canto Coral; Música Instrumental; Literatura, que compreende as expressões de Conto, Poema e Crônica; Dança e Teatro.
       
      A premiação em forma de “Prêmio Estímulo” a todas as categorias, está acessível para consulta no Edital do Mapa Cultural Paulista no link: http://www.abacai.org.br/mapa_cultural_edital.php.
       

      Os artistas campineiros interessados em participar podem fazer as inscrições de 19 de abril a 30 de junho, no portal da PMC (www.campinas.sp.gov.br).





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •