• NOTICIAS

      29/04/2011 | Adriana Bellão assina o Loft São Paulo

      Loft São Paulo valoriza arquitetura da Estação Cultura
       

      Inspirado na cidade de São Paulo, ambiente integrante da Campinas Decor 2011 é assinado pela arquiteta e designer de interiores Adriana Bellão

               Veterana em Campinas Decor, a arquiteta e designer de interiores Adriana Bellão é mais uma vez destaque na mostra ao assinar o Loft São Paulo. Idealizado para um jovem empresário da noite paulistana, morador fictício criado pela organização do evento, o ambiente valoriza a arquitetura original da Estação Cultura e concilia o antigo e o moderno em um projeto que promete encantar os visitantes do evento, marcado para o período de 29 de abril a 12 de junho.

              A inspiração, segundo Adriana Bellão, vem de São Paulo, cidade plural, multifacetada, cosmopolita e de várias etnias. “São Paulo são várias cidades em uma. Procurei então criar um ambiente que transmitisse isso”, explica. Ela conta que idealizou que o loft seria construído em um antigo galpão de fábrica e apostou nas características do local como um trunfo a ser explorado.
       
      Partindo dessa premissa, o forro de madeira foi retirado, mostrando a estrutura original do telhado, e as paredes descascadas até mostrar os tijolos antigos. Toda a infraestrutura do ambiente fica aparente, como eletrocalhas e conduítes.

      A intenção foi utilizar materiais rústicos, como o tijolo, o madeiramento aparente do telhado e os pilares antigos de ferro, aliados a outros extremamente modernos, como o mármore preto com acabamento “velvet” (fosco) no balcão do espaço gourmet, com cuba e escorredor de pratos esculpidos na pedra, ou o porcelanato italiano que faz as vezes de cabeceira da cama.

      Pensando no morador jovem, solteiro, que gosta de tecnologia e é antenado com as tendências, Adriana criou um ambiente todo integrado. O único espaço fechado é o lavabo. Para setorizar o loft de 179 metros quadrados de área, a profissional lançou mão de alguns recursos, como o forro de gesso somente no espaço gourmet e a elevação do piso do dormitório e do banheiro.

      Na opinião de Adriana, o grande destaque do projeto é o fato de conciliar o antigo e o moderno, tornando habitável, com conforto e tecnologia, uma construção de valor histórico.

      Ela também destaca a entrada do loft: um hall todo pintado de preto, com 30 luminárias pendentes dispostas em diferentes alturas, que criam um efeito inusitado e preparam o olhar do visitante para a descoberta do ambiente.

      A iluminação, aliás, totalmente automatizada com controle via iPad, é uma das vedetes do projeto. “As luminárias, da marca Vistosi, em vidro e cristal, foram trazidas da Itália exclusivamente para a mostra”, conta a expositora. A iluminação geral é feita com luminárias técnicas instaladas no vigamento do telhado e nas eletrocalhas, criando efeito cênico. Na cozinha, foi feito um rebaixamento em gesso todo pintado de preto e no centro uma sanca invertida com iluminação indireta e luminárias com lâmpadas fluorescentes embutidas. Quando acessa a sanca, parece ser uma grande luminária.

      A cor vermelha, marca registrada da cidade de São Paulo, foi usada com cuidado, para fugir do óbvio. Apenas uma parede foi pintada nessa tonalidade e uma grande escultura vermelha sobre a mesa de jantar faz as vezes de centro de mesa. O vermelho também aparece em um “saco de pancadas”, que completa e traz irreverência para o espaço.

      Falando em cores, elas aparecem nos tons mais variados em uma parede dedicada à “arte de rua”, com trabalhos do artista plástico Fernando Madeira, de Campinas. O acervo artístico do Loft São Paulo inclui quadros da artista Olívia Niemeyer e duas esculturas consignadas pelo escritório da marchand Sueli Pennone.

      A cartela de cores do ambiente traz ainda preto, cinza e tons de madeira compondo o loft de estilo contemporâneo.

      Adriana foi bastante racional na escolha dos revestimentos. Em todo o loft, foi utilizado o piso vinílico “Ambienta”, que parece madeira de demolição, de fácil instalação e limpeza. Somente dentro do box usou-se marmoglass branco - uma peça única, sem emenda e com ralo oculto. O mesmo material foi adotado na pia do banheiro, com pia esculpida e válvula oculta.

      Revestimentos de parede foram utilizados no banheiro, somente no box (porcelanato branco), no espaço gourmet (pastilhas pretas), e no lavabo (papel de parede). No dormitório, uma peça de porcelanato italiano premiado, com estampa que lembra uma colcha de retalhos, faz o papel de cabeceira da cama. Nas paredes com tijolos antigos aparentes, foi feito um tratamento hidrofugante. Todos os metais (de cozinha e banheiro) têm acabamento anodizado preto, lançamento da Altero.

      Alguns móveis são em madeira maciça de descarte, como a mesa de jantar, mesa de centro, aparadores e a bancada do lavabo. O restante do mobiliário em linhas retas tem medidas generosas, devido ao tamanho do ambiente e revestimento em tecidos nas tonalidades de cinza e preto.

      O toque de verde do ambiente fica por conta de um grande vaso vietnamita preto com uma palmeira Laca.
       

      Histórico


                 Fundado em 1996 pela arquiteta e designer de interiores Adriana Bellão, o escritório Adriana Bellão – Arquitetura de A a Z executa projetos residenciais,  comerciais e corporativos. Com um conceito integrado de trabalho, o portfólio de serviços inclui arquitetura, design de interiores e execução de obras, dando total suporte aos clientes do primeiro traço à finalização da obra. A edição 2011 é a oitava na qual a equipe está presente. 
       

       Serviço

      Adriana Bellão -  Arquitetura de A a Z

      Endereço: Rua Laís Bertoni Pereira, 150 - sala 07, Campinas, SP
      Fones: (19) 3251-6336 /  (19) 9174-4262 / (19) 7810-5834

      www.adrianabellao.com.br



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •