• NOTICIAS

      02/05/2011 | Manuel Reyes Maya comanda workshop de flamenco

      Pela primeira vez no Brasil, bailaor espanhol ministra curso em Campinas

      Manuel Reyes Maya comanda workshop de flamenco de 07 a 09 de maio no Café Tablao

      O renomado bailarino (bailaor), coreógrafo e professor de dança flamenca Manuel Reyes Maya estará no Brasil, nos meses de abril e maio, para ministrar workshops destinados a quem se dedica ao estudo desta arte.

      Em Campinas, os cursos serão nos dias 07,08 e 09 de maio, no Café Tablao. As inscrições estão abertas, mas as vagas são limitadas.

      Campinas fecha o ciclo de workshops do artista no Brasil, que, em sua primeira visita ao país, ministra cursos em São Paulo, Santos, Sorocaba, Belo Horizonte e Porto Alegre. A organização do projeto é de Renata Taño, com apoio das academias locais.

      “Trazer o Manuel ao Brasil é uma grande realização porque ele é um professor de alto nível e é muito respeitado. Nosso objetivo é promover o intercâmbio cultural e fico muito satisfeita em fazer parte deste projeto”, afirma Karina Maganha, professora e diretora artística do Café Tablao. Ela mesma já foi orientada pelo maestro em estudos pela Espanha. “Sem dúvida, ele é uma das maiores referências do flamenco mundial hoje”, diz.

      Pela primeira vez no País, Manuel Reyes é considerado um dos mais importantes nomes do flamenco atual na Espanha. “O flamenco reflete momentos e vivências de toda uma cultura”, afirma o bailarino. Dono de uma técnica impecável e enorme sensibilidade, ministra aulas há 15 anos na renomada escola de arte flamenca “Amor de Dios”, em Madri.

      Em 1994, Manuel recebeu, junto com seu irmão e também bailarino Antônio Reyes, o Prêmio de Coreografia da Sociedad General de Autores de Madri, e em 2007, na XVI Edição do Concurso de Coreografia no Teatro Albéniz (Madri), o prêmio de Coreografia Solo.

      Além de bailarino, é também músico, e já mostrou o seu talento como saxofonista em bares e tablados flamencos em Madri. Considera que “cada bailarino deve, ou deveria, levar um músico dentro de si. Na dança, a música é o mapa, a rota pela qual o bailarino se guia”.
       
      Em sua longa carreira artística, que começou quando tinha apenas sete anos de idade, Manuel Reyes atuou em importantes teatros na Espanha e no mundo. Experiente maestro,  já realizou workshops e oficinas em cidades como Paris, Marselha, Copenhague, Estocolmo, México D.F., Nova Iorque, Toronto, Montreal e Tóquio.
       

      Sobre Manuel Reyes Maya

      Nasce em Córdoba no seio de uma família “gitana” (cigana) em 1974. Inicia seus estudos de dança em Madri aos sete anos em Amor de Dios, escola de arte flamenca de reconhecimento mundial. Desde então, passou a construir uma forma própria de entender a arte flamenca, convertendo-se em um “bailaor” autodidata. Dos 10 aos 22 anos estudou Dança Clássica no Ballet Nacional da Espanha. O primeiro grande reconhecimento como profissional veio aos sete anos com as participações nas obras: Medea e Los Tarantos. Colaborou em diversas produções artísticas para diferentes companhias de dança como “Pasión Gitana” de Joaquin Cortés, “Torero” de Antônio Canales e “Jugando con Bach”, “Sinfonia Española” e “Hamlet”, entre outras, de José Granero. Fez também parcerias com artistas como Concha Velasco, Blanca del Rey, Merche Esmeralda, Belén Maya e Rafalea Carrasco, entre outros. Com sua própria companhia realizou turnê mundial com dois espetáculos onde, além de bailaor, é compositor de letra e música: “Manuel Reyes en Vivo” e “Colores”.  Atualmente, trabalha em sua nova produção “Ensayos y Acuerdos”.


      Workshop com Manuel Reyes Maya

      CAMPINAS - Café Tablao

      Data: 7 a 9 de maio de 2011


      Nível iniciante

      Sábado e domingo das 16h30 às 17h45 / Segunda das 18h30 às 19h45
       

      Nível intermediário

      Sábado e domingo das 18h às 19h30 / Segunda das 20h às 21h30
       

      Inscrições: contato@cafetablao.com.br ou pelo telefone (19) 3294-1650 (das 17h às 21h30)

      Local: Café Tablao – Av. Jesuíno Marcondes Machado, 1063 – Nova Campinas



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •