• NOTICIAS

      07/05/2011 | Prefeito inaugura novo espaço cultural

      Prefeito inaugura novo espaço cultural na Vila Padre Anchieta

      Uma programação especial abre as portas neste sábado, dia 7 de maio, de uma nova área de lazer e cultura: o Espaço Cultural Maria Monteiro. Localizado na Vila Padre Anchieta, região Norte, na Avenida Cardeal Dom Agnelo Rossi, s/n°, o equipamento será entregue pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos, às 10 horas.
       

      Segundo a secretária de Cultura, Renata Sunega, os cantores da Associação Brasileira de Artistas Líricos (Abal) de Campinas farão uma apresentação homenageando Antônio Carlos Gomes, parente da contralto Maria Monteiro, que deu nome ao novo espaço. “Dentre os artistas que que se apresentarão estão os tenores Vicente Montero e Alcides Acosta, a soprano Marina Gabetta e a pianista Ana Carolina Sacco.


      O novo Espaço Cultural Maria Monteiro é o resultado da reforma realizado no antigo Teatro Vila Padre Anchieta. De acordo com o prefeito, o objetivo da reforma é estimular a produção cultural. “Incentivar a cultura é oferecer qualidade de vida à comunidade, proporcionando união e interação entre as pessoas e, ainda, valorizando o bairro com um equipamento de qualidade”, disse Dr. Hélio.

      O teatro será palco de festivais de artes cênicas e de dança; de oficinas de artes circenses, teatro, dança moderna, afro e de salão; além de cursos de violão, capoeira, liang gong e outros. A comunidade geral também acesso a uma biblioteca estruturada no mesmo local.

      Cerca de 70 mil moradores das vilas Padre Anchieta, Régio, Aparecidinha, Conjunto CDHU, bairros Rosálias 1, 2 e 4 e demais bairros do entorno estão sendo beneficiados com a reforma do espaço cultural.

       

      Reforma


      As obras de reforma foram executadas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, sob a supervisão do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), e abrangem a substituição da rede elétrica e hidráulica, troca de telhado, vidros e janelas, além da reforma dos banheiros. As intervenções se estendem para a pintura externa e interna, novos carpetes no espaço do teatro, novo mobiliário e fixação das placas indicativas do espaço.
       
      A área externa do prédio, onde estão localizadas duas praças, também foi revitalizada. O local recebeu cinco mudas de ipês rosa, 27 palmeiras e 10 mil mudas de forração com colorações variadas, sendo preservadas diversas espécies já existentes.
       
      Dezoito postes com luminárias – duplas de vapor metálico - foram instalados para reforçar a iluminação da área externa , além de refletores na fachada do prédio. A rede elétrica é subterrânea, para não interferir no paisagismo.


      A cantora
       

      A contralto Maria Monteiro, sobrinha do maestro Carlos Gomes, aperfeiçoou suas técnicas em Milão, na Itália, onde também estreou em várias óperas.

      Já famosa, Maria Monteiro casou-se, sendo obrigada a deixar a carreira por imposição do marido. A cantora colaborou para reforçar o nome do Brasil e de Campinas na Europa, no final do Século XIX, como seu tio também contribuiu. Falecida muito jovem, aos 27 anos de idade, seu corpo foi enterrado na Itália.

       

      Programação:

      Vicente Montero - tenor

          Hino de Campinas – Progresso

          Tu m’ ami

          - Suspiros d’ Alma
       

      Marina Gabetta – soprano

          Conselhos

          Quem sabe?!
          

      Alcides Acosta – tenor

          Sempre Teco

          Lontana



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •