• NOTICIAS

      21/05/2011 | Câmara instala Comissão para apurar denúncias


      O presidente da Câmara Municipal de Campinas, Pedro Serafim (PDT), anunciou na manhã desta sexta-feira (20/05) a instalação de uma comissão de representação formada por três vereadores para acompanhar as investigações do Ministério Público Estadual (MPE) e da Corregedoria da Polícia Civil, que cumpriram mandados de prisão contra agentes públicos e empresários na cidade.

      Formada pelos vereadores Artur Orsi (PSDB), Luis Yabiku (PDT) e Professor Alberto (DEM),  a comissão esteve à tarde no (MPE) para pedir cópia do relatório que deu sustentação às prisões. A expectativa é que o relatório seja entregue na segunda ou, no máximo, na terça-feira.

      O presidente explicou que composição da Comissão garante o equilibrio. “Artur Orsi já havia tentado iniciar uma CPI para tratar do assunto; Yabiku é presidente da Comissão de Legalidade e o Professor Alberto é integrante da Mesa Diretora, que foi eleita pelo voto de todos os vereadores”, disse.

      Pedro Serafim informou que a Comissão de Representação era o único instrumento possível a ser usado pela Câmara neste momento, já que estão em funcionamento na Casa, três Comissões Parlamentar de Inquérito (CPI) - o limite máximo permitido pelo regimento interno.

      Disse ainda, que a Casa não havia sido notificada oficialmente sobre as prisões, nem os motivos das detenções. “A Comissão terá a tarefa justamente de buscar informações a respeito”, afirmou. “Por enquanto, a Câmara sabe o que a imprensa noticiou”, explicou.

      De acordo com o presidente, a decisão de formar a comissão foi tomada em conjunto com os vereadores. “Todos os vereadores estão muito preocupados com toda essa situação e vale a pena ressaltar que a Câmara está alerta a todos os fatos”, afirmou.

      “O Legislativo está tomando a iniciativa de investigar porque o povo de Campinas quer a investigação”, disse o presidente. A comissão tem 90 dias para apurar as denúncias de irregulares na administração.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •