• NOTICIAS

      28/06/2011 | Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural

      Comgás divulga projetos selecionados pelo Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural 2011

           
      Dez projetos das áreas de teatro, cinema, literatura, música e dança serão beneficiados na 4ª edição do Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural e receberão R$ 1,5 milhão para o desenvolvimento das suas atividades. Entre os projetos selecionados está o “Nós também gostamos de ler!”, que objetiva a inclusão de crianças e jovens com deficiência visual por meio da distribuição gratuita de 3.900 livros nos formatos Braille, áudio e digital Daisy (Digital Accessible Information System – visualização do texto em vários níveis de ampliação com contação simultânea) em 68 municípios, entre eles cidades da Região de Campinas.

      Realizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, o projeto “Nós também gostamos de ler!” prevê a distribuição dos livros para bibliotecas públicas, escolas, organizações sociais e universidades na área de concessão da Comgás no estado de São Paulo.

      No total, nessa 4ª edição do Fundo Comgás, foram inscritos 288 projetos. Além do “Nós também gostamos de ler!”, foram selecionados  o “Cine Tela Brasil”, que será levado para Piracicaba, Jundiaí, São Vicente, São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes e São Paulo e “Diálogos com o Teatro”, do Instituto Sou da Paz, será apresentado  na Zona Sul da capital Paulista. Já a formação musical com oportunidade de profissionalização para cerca de 1.100 crianças e jovens promovida pelo “Instituto Bacarelli” beneficiará os bairros Sacomã e Heliópolis, em São Paulo.

      Foram selecionado, ainda, o “Coral Nossas Vozes”, de Piracicaba; “Educação Através da Música” (Taubaté); “Querô na Escola” (Santos); “Raízes do Brasil” (Diadema); “Vielas Culturais” (Paraisópolis) e “Orquestra Cidadã” (São José dos Campos, Caçapava, Taubaté e Guararema).

      Os projetos contemplados são voltados para o desenvolvimento sustentado das comunidades  e serão desenvolvidos em cidades atendidas pela Comgás e localizadas nas Regiões Administrativa de Campinas e Metropolitana de São Paulo, na Baixada Santista e no Vale do Paraíba.

      A 4ֺª edição do Fundo disponibiliza os recursos com base nos benefícios da Lei Rouanet.  “O processo de seleção passa por duas etapas: triagem externa, com parceiros de diversos segmentos culturais, e seleção interna, por uma comissão julgadora formada por empregados da Comgás”, explica Angélica Pinto, gerente-assistente de Responsabilidade Social da Comgás.

      Sobre o Fundo Comgás
      O Fundo Comgás foi criado em 2007 e é destinado a projetos socioculturais enquadrados no artigo 18 da Lei Federal de Incentivo à Cultural (Lei Rouanet). Desde a sua criação, o Fundo já apoiou 23 projetos em quase 30 cidades, que receberam, juntos, R$ 5,5 milhões. Na edição passada foram selecionados 10 projetos.

      Projetos selecionados no Fundo 2011
      Nós também gostamos de ler!
      Iniciativa da Fundação Dorina Nowill para Cegos, o projeto prevê a produção de 3.900 livros nos formatos Braille, áudio e digital Daisy (Digital Accessible Information System – visualização do texto em vários níveis de ampliação com contação simultânea), que serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, escolas, organizações sociais e universidades de 68 municípios da área de concessão da Comgás no estado de São Paulo.

      Cine Tela Brasil
      A primeira sala de cinema itinerante do país já ultrapassa a marca dos 800 mil espectadores. O Cine Tela Brasil vai de cidade em cidade, levando cinema de graça para a população que não tem acesso às salas convencionais. A sala de cinema do Cine Tela Brasil fica três dias em cada local e realiza quatro sessões por dia, para crianças e adultos. A parceria com a Comgás levará o Cine Tela Brasil, entre 2011 e 2012, para seis municípios: Piracicaba, Jundiaí, São Vicente, São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes e São Paulo.

      Instituto Sou da Paz - Projeto Diálogo com Teatro
      Projeto que utiliza a linguagem teatral como ferramenta pedagógica para que 60 professores e educadores possam dialogar com jovens sobre violência e cultura de paz. O projeto também prevê a disseminação da metodologia do uso desta linguagem em parceiros locais, como diretorias de ensino estadual, bibliotecas públicas, projetos sociais e pontos de cultura. O projeto será realizado na Zona Sul da Capital Paulista.

      Instituto Baccarelli
      O Instituto oferece formação musical com oportunidade de profissionalização para cerca de 1.100 crianças e jovens por meio de programas, como: o Coral da Gente, para iniciação musical; Orquestra do Amanhã para iniciação e aprimoramento no aprendizado de instrumentos com prática orquestral e Sinfônica Heliópolis, estudo refinado de repertório sinfônico com produção de temporada de concertos. Ao todo são 18 corais e quatro orquestras que formam jovens, hoje estudando em Israel e na Alemanha, ou compondo as principais orquestras profissionais do Brasil. Esse projeto será realizado em Sacomã e Heliópolis, em São Paulo.

      Coral Nossas Vozes II
      Formação de grupos de canto coral que beneficiará 200 crianças de escolas públicas da periferia de Piracicaba. Serão criados quatro corais em escolas públicas e  um quinto grupo para atuação profissional.

      Educação Através da Música
      O projeto propõe formação em música instrumental, erudita e popular, e a manutenção da Banda de Música, da Orquestra de Flautas e de Grupos de Câmara para o atendimento de 1.500 alunos das escolas municipais do Distrito de Quiririm, em Taubaté.

      Querô na Escola
      Parceria entre o Instituto Querô e a Prefeitura Municipal de Santos para a realização de workshops, dinâmicas de grupo e orientação para a produção de obras audiovisuais para alunos da rede pública de ensino. O projeto tem como proposta estimular o diálogo em 17 escolas públicas de Santos e promover a utilização do audiovisual como ferramenta de aprendizagem para cerca de 1.100 alunos beneficiados diretamente.

      Raízes do Brasil
      O projeto envolve aulas de capoeira e percussão, brincadeiras africanas e biblioteca com mais de 12 mil títulos para crianças e jovens da região Sul de Diadema, promovendo o conhecimento e a valorização da cultura africana, assim como a sua relação com o meio em que vivem os jovens.

      Vielas Culturais
      Promoção de oficinas, palestras, intervenções culturais e apresentações de teatro de rua, com a participação de 100 jovens da cidade de Paraisópolis, além de seus familiares e amigos. O projeto apresentará como resultado final destas atividades um espetáculo de rua itinerante na capital paulista.

      Orquestra Cidadã
      Projeto que utiliza música como ferramenta para a transformação sociocultural da sociedade. A proposta é oferecer aulas gratuitas para cerca de 150 alunos que vão compor orquestras. Estão previtas 12 apresentações. O projeto será realizado em São José dos Campos, Caçapava, Taubaté e Guararema.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •