• NOTICIAS

      05/09/2011 | Expoflora é opção de lazer no feriado

      Evento funcionará, excepcionalmente, na quarta-feira, feriado da Independência do Brasil, e terá a apresentação da Fanfarra de Holambra com chuva de papeis verdes e amarelos após a Chuva de Pétalas, uma homenagem da ex-colônia à acolhida do povo brasileiro.  A Expoflora chega à sua 30ª edição, comemorando o Ano da Holanda no Brasil.
           

      A 30ª Expoflora funcionará, excepcionalmente, na próxima quarta-feira, 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil. Nesse dia, a Fanfarra de Holambra, com todos os seus integrantes trajando roupas típicas holandesas, participará da Parada das Flores, desfile que conduz o público até a Chuva de Pétalas, emocionante evento marcado para as 17h. Diz a tradição que quem pega uma pétala ainda no ar tem os seus desejos realizados. Ao final do espetáculo, também  papeis picados,nas cores verde e amarela são lançados ao ar numa homenagem dos imigrantes holandeses à receptividade do povo brasileiro que os acolheu após a Segunda Guerra Mundial.

      O evento será realizado até 25 de setembro, de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h, em Holambra, interior de São Paulo. São esperados cerca de 300 mil visitantes,de praticamente todos os estados brasileiros, nos 17 dias do evento. O carro-chefe da Expoflora é a exposição de arranjos florais que, em 2011, tem como tema o Ano da Holanda no Brasil. Organizada pelos decoradores e paisagistas holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost, a exposição é uma grande vitrine para as novidades do setor, pois permite que as novas variedades de flores e plantas ornamentais sejam testadas quanto ao gosto do público e preferência do consumidor antes que os produtores invistam na produção em larga escala para o abastecimento do mercado. A exposição também homenageia os 30 anos da Expoflora

      Com o tema “Árvores: conhecer, plantar e preservar”, a mostra de paisagismo Minha Casa Meu Jardim, outra atração da Expoflora, chega à sua sétima edição com a proposta de informar sobre o plantio, o uso e a manutenção das espécies utilizadas em áreas residenciais, empresariais e públicas e, nos grandes e pequenos espaços, inclusive quando plantadas em calçadas e vasos.

      São 22 ambientes projetados por 42 profissionais, entre paisagistas, arquitetos, decoradores e designers de exteriores, de São Paulo, Campinas, Holambra, Vinhedo, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Nova Odessa e Santana do Paranaíba. Cerca de 150 empresas participam diretamente da Mostra, que gerou aproximadamente 250 vagas de trabalho na montagem, desmontagem e na realização do evento.


      Novidades em flores e plantas
      Em 2011 os produtores de flores e plantas ornamentais apostam nas cores fortes e vibrantes. Considerada uma vitrine para o lançamento de produtos da floricultura no mercado nacional, a exposição destaca esse ano a tendência de cores muito intensas, predominantemente as nuances do vermelho, das claras às mais escuras, até chegar ao roxo.

      Entre as novidades estão o Agerato, a Gynura Sarmentosa, a Celósia, a Begônia Borias, os Lírios Dimention e Original Love, a Liatris, as orquídeas Vanda e mini Cattley e os Crisântemos. Na ornamentação, o sucesso deverá ser garantido pelo trevo de quatro folhas, pela pimenta ornamental Masquerade e pela exótica Rosa do Deserto.

      Gastronomia
      Diversas receitas elaboradas com endívias, hortaliça de origem europeia, produzida única e exclusivamente em Holambra, e novos doces holandeses são as atrações da 30ª Expoflora. As endívias estarão no recheio do pannekoek (fala-se panecuque), espécie de panqueca tão comum na Holanda como a pizza, em São Paulo, ou estarão recheadas com pasta de bacalhau em uma salada verde temperada com molho balsâmico.
       
      As confeitarias também prepararam novos doces, como o Stroopwafel (melaço), um waffle raro, feito com melaço de cana e canela, muito tradicional em solo europeu, encontrado na Confeitaria Martin Holandesa, ou o Draaimolen (carrossel holandês), produzido pela Zoet en Zout em homenagem ao Ano da Holanda no Brasil, que mescla o creme de bavorois com o maracujá brasileiro. Outra novidade da Zoet en Zout é o Frisse Roos (creme holandês com sabor de rosas).

      Chuva de Pétalas
      A Expoflora está preparada para realizar nos 17 dias de evento uma das mais concorridas atrações que é a Chuva de Pétalas. Diariamente, às 17 horas, 150 quilos de pétalas de rosas (18 mil flores ou 1.500 dúzias) caem do céu para alegria e diversão dos visitantes. O desfile de carros reúne performistas e as street bands às 16h30, conduzindo todo o público num divertido desfile até o local onde é realizado este espetáculo.

      Danças Típicas Holandesas
      Cerca de 300 jovens holambrenses, de 10 grupos apresentam-se de hora em hora nos três palcos do recinto. Graças a um intenso trabalho de pesquisa realizado pelo professor Piet Schoemaker, o grupo de dança de Holambra é o único no mundo a reunir coreografias de distintas regiões da Holanda. Por ano, cada grupo aprende cerca de 16 coreografias que só podem ser repetidas quando o grupo já está junto há 10 anos.

      As danças são inspiradas na natureza (dança da chuva, do pica-pau e a polca no gelo, que lembra a patinação), nas profissões e ofícios (sapateiro, lavadeiras, marinheiro, do ato de bombear água, da preparação da cerveja), nas colheitas (carregador de feijão, cevada madura) ou mesmo em histórias sobre a origem e as tradições do povo holandês, representadas por meio de valsas, marchas, mazurcas e o schots (que virou xote).

      Os integrantes ensaiam semanalmente por sete meses (de fevereiro a agosto) para a apresentação na Expoflora. A maior parte dos dançarinos é morador de Holambra e descendente dos holandeses que fundaram a antiga colônia.

      Passeio Turístico
      Passeio turístico da Expoflora testa esse ano um sistema de narração que será usado na Copa do Mundo. A novidade é a narração sobre os pontos turísticos da cidade, nos mesmos moldes adotados pelas empresas de turismo da Europa. O city tour por Holambra, realizado durante o evento, é uma imersão na cultura holandesa e inclui a visita ao moinho de vento em tamanho natural e à uma fazenda produtora de flores.

      A gravação do guia turístico eletrônico é feita sob medida para o percurso a ser visitado. Ela narra, de forma cronometrada, a passagem dos ônibus pelos pontos turísticos de Ho-lambra e conta histórias e curiosidades sobre a imigração holandesa e a forma como vivem os descendentes hoje, no país. A Tel Turismo escolheu a Expoflora para testar o sistema como preparativo para a Copa do Mundo de 2014 pelo grande número de turistas que realizam o passeio turístico. Para esse ano a organização do evento estima que pelo menos 25 mil turistas realize o city tour nos 17 dias de evento. A empresa adquiriu 10 ônibus novos com ar condicionado para a prestação desse serviço.


      Infraestrtutura
      Os visitantes da Expoflora têm à disposição nos 250 mil metros quadrados do recinto, duas praças de alimentação com 16 lanchonetes e sete restaurantes (de fast-food até comidas nacionais e típicas holandesas); duas confeitarias típicas; além de estacionamento, com capacidade para cinco mil veículos em sistema rotativo; posto médico; sanitários; fraldário; bebedouros e caixas eletrônicos.
      As lojas de souvenir estão instaladas em três pavilhões de exposição onde podem ser encontrados (cerca de 250 estandes) desde artesanatos a produtos industriais e para decoração, além de móveis e utensílios domésticos.

      Serviço:
      30ª Expoflora
      Data: até o dia 25 de setembro, de quinta-feira a domingo e no dia 07 (quarta-feira – feriado da Independência do Brasil),
      Horário: das 9h às 19h
      Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140.
      Na bilheteria, os ingressos custam R$ 28,00. Crianças de até cinco anos de idade, acompanhadas dos pais ou responsáveis, não pagam.
      Informações: (19) 3802-1421 e pelo e-mail contato@expoflora.com.br



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •