• NOTICIAS

      06/10/2011 | A Noite do Castello - 2ª Récita

      ABAL reprisa domingo a Cortina Lírica de “A Noite do Castello”

      Aqueles que não puderam assistir a primeira récita da cortina lírica de “A Noite do Castello”, de Carlos Gomes, terão a chance de ver esse trabalho no próximo domingo, dia 9, às 17 horas, no teatro do Convivência.

      O maestro Hermes Coelho volta a reger o grupo de solistas, orquestra e os corais “Collegium Vocale” e Ars Musicalis, preparados pelo regente Sérgio Akira, no próximo domingo, às 17 horas, no teatro Luis Otávio Burnier, do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes (Praça Imprensa Fluminense, s/n, Cambuí, telefone 3232-4168). Trata-se da segunda récita dessa esforçada iniciativa da ABAL Campinas, que recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Cultura para concretizar o evento. Montada para encerrar o Mês de Carlos Gomes, a primeira apresentação se realizou em 28 de setembro no mesmo teatro, com presença de grande número de entusiastas da música do imortal Tonico de Campinas.

      Contando com a orientação cênica de Jonas Lemos, seis solistas líricos desempenham os papéis principais nessa ópera  baseada no libreto de Antônio José Fernandes, e que lançou o jovem Carlos Gomes como compositor no Rio de Janeiro. Estão no elenco o barítono Sebastião Teixeira (Conde Orlando, pai de Leonor), soprano Pergy Grassi (Leonor), tenor Christian Dayner (Henrique, noivo prometido de Leonor, que se supõe morto na Terra Santa), tenor Nunno Dellalio (Fernando, noivo de Leonor), barítono José Luiz Águedo-Silva (Raymundo, um velho andarilho), e o mezzosoprano Karine Martimbianco (Ignez, mãe de Leonor).

      A Orquestra Cia. de Ópera “Carlos Gomes” de Campinas, formada para esta montagem, tem a intenção de encenar, de forma completa, com cenários e figurinos, a ópera A Noite do Castello em 2012. O objetivo é preencher a lacuna existente nessa área musical, em Campinas e região, resgatando as óperas de Carlos Gomes, além de outras. O maestro Hermes Coelho, curador e diretor artístico do Festival de Música Sacra de Campinas, é o idealizador do projeto.
       

      Sebastião Teixeira, barítono, vive o personagem Conde Orlando. Premiado duas vezes pela APCA como melhor cantor erudito, é conhecido e admirado no meio lírico de S. Paulo. Interpretou muitos papéis principais em óperas como Barbeiro de Sevilha, La Boheme, Carmen, La Forza del Destino, Don Pasquale, Madame Butterfly, Cavalleria Rusticana, I Pagliacci, entre outras. Grande Intérprete de Carlos Gomes, gravou o oratório “Colombo” para a TV Cultura de São Paulo.


      Como Leonor aparece Pergy Grassi, soprano, graduada em Música pelo Instituto de Artes do  Planalto-UNESP. Participou do “XI Curso de Música Barroca y Rococco” em San Lorenzo de El Escorial (Espanha). Em 1996 esteve em Budapeste aperfeiçoando-se com Maria Tereza Uribe e Tamás Salgó. Atualmente, é orientada pelo famoso soprano Nina Voziki. O tenor Christian Dayner está no papel de Henrique, o cavaleiro da Cruzada que retorna e descobre que sua amada está casada com outro, o nobre Fernando. Nascido em Campinas, Christian Dayner é tenor ligeiro e estuda ópera sob a orientação da professora Suzana Cabral. No personagem Fernando encontra-se o tenor Nunno Dellalio, que mantém intensa atividade artística na região de Campinas apresentando-se ainda em nas cidades de Itatiba, Jundiaí e S. Paulo. O elenco é completado pelo barítono José Luiz Águedo-Silva e pelo mezzosoprano Karine Martimbiano. A preparação do grupo teve a participação do pianista Carlos Wiik.
       

      A ABAL Campinas assina a produção juntamente com a Secretaria de Cultura. Em dezembro de 2011 a entidade celebrará 30 anos da série “Encontros Musicais” e já realizou cerca de 1.050 recitais dessa série com cantores líricos locais e convidados de todo o País. Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •