• NOTICIAS

      11/10/2011 | Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

      A Noite de Abertura do 1º Festival de Dança de Joinville em Paulínia Grand Prix Brasil terá o brilho e o romantismo do balé “Giselle”, apresentado pelos alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. A remontagem e produção do espetáculo para a Escola Bolshoi são do mestre russo Vladimir Vasiliev. Cerca de 80 bailarinos compõem o elenco desta, que é uma obra com quase 200 anos de história e uma das preferidas de Companhias de Balé do mundo. O balé “Giselle” sobe ao palco no dia 12 de outubro, às 20h, no Theatro Municipal Paulo Gracindo, a convite do Instituto Festival de Dança de Joinville.
       

      Para a produção do espetáculo, o mestre Vladimir Vasiliev, que assina a remontagem do balé para a Escola Bolshoi, esboçou em pequenas telas a pintura que foi reproduzida em tecido para a composição do cenário. A cenografia retrata uma pequenina aldeia de camponeses por meio de pinturas feitas a mão, adereços confeccionados com couro e esculpidos em madeira. Os figurinos originais foram criados pelo famoso estilista francês Hubert Givenchy, e a estilista do Teatro Bolshoi de Moscou, Tatiana Artamonova, confeccionou os figurinos para a Escola Bolshoi no Brasil baseando-se nos originais.
       

      Sinopse

      Nobre representante do Movimento Romântico da dança, “Giselle” retrata a lenda das Willis e o amor da camponesa que dá nome ao espetáculo com o fidalgo disfarçado de aldeão, Albrecht. Hilarion, caçador da aldeia, apaixonado por Giselle, descobre toda a trama e desmascara Albrecht. Após saber da farsa, a ingênua jovem fica inconsolável, não resiste à decepção e morre, tornando-se uma Willi, alma das donzelas que morrem às vésperas do casamento.
       

      O amor eterno de Giselle por Albrecht, que vem à noite visitar seu túmulo, o salva de ter seu espírito vital tomado pelas willis, fantasmas de garotas que morreram antes do seu casamento. Elas, então, obrigam-o a dançar até a morte. Giselle dança em seu lugar e, dessa forma, impede que Albrecht morra, quebrando o encanto das willis. O balé, principalmente em seu primeiro ato, requer um grande desempenho cênico dos bailarinos, quando todo o enredo é transmitido ao público por meio da dramaturgia.
       

      Escola do Teatro Bolshoi no Brasil: referência em arte-educação


      A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é um projeto cultural em pleno desenvolvimento, cuja grandeza se verifica pela extensão social, dimensão cultural e pela abrangência educacional que alcança com seus propósitos e atividades. Uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia. Instalada na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e pela primeira vez, o Teatro transfere a outro país o método de ensino de balé que o tornou uma das mais respeitadas instituições do mundo.

      Busca a melhor formação, garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes. A sua missão é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação. Com onze anos de implantação no Brasil, a primeira Escola do Teatro Bolshoi educa 274 alunos, sendo que 95% são bolsistas.
       

      1º Festival de Dança de Joinville em Paulínia – Grand Prix Brasil tem o apoio da Prefeitura Municipal de Paulínia, Secretaria de Cultura.
       
      Atenção: Haverá ensaio geral com figurinos no dia 11 de outubro das 17h30 às 20h e dia 12 de outubro das 10h30 às 13h, para cobertura jornalística.


      Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
      Albenize Ballen Bueno
      Coordenadora de Comunicação
      Bruna Agnoletto Horvath
      Assessoria de Imprensa
      (47) 3422-4070 ramais 232 – 216
      (47) 7813 -9857  ID 936*18982 ou (47) 8801-8365
      imprensa@escolabolshoi.com.br



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •