• NOTICIAS

      17/11/2011 | ABAL Campinas - 30 Anos para nossa voz!

      A ABAL – Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos se constitui em um dos principais e mais duradouros programas para a popularização da música operística e canções de compositores eruditos e semieruditos em Campinas, existindo há mais de 29 anos. Em 18 de dezembro de 2011 a entidade celebrará 30 anos da série “Encontros Musicais”.  A ABAL Campinas foi criada a partir de uma reunião realizada em outubro de 1981, na sede da Associação Campineira de Imprensa (ACI). No encontro, quando foi cunhado o lema “Para Nossa Voz Queremos Vez”, um grupo de artistas, liderado pelo tenor Alcides Ladislau Acosta, gerou uma atividade semanal de recitais de solistas líricos, conjuntos de câmera, corais e declamadores. A assembleia extraordinária de fundação ocorreu no salão social do Clube Semanal de Cultura Artística, na Avenida Irmã Serafina, em 16 de abril de 1982, com a presença de autoridades, apreciadores da música lírica, cantores e músicos e, também, de outros membros da comunidade artística de Campinas.

      Para poder realizar a série de recitais “Encontros Musicais” a ABAL Campinas reivindicou e obteve da Secretaria de Cultura um espaço desocupado à época, existente no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, em 1982, e ali estabeleceu a sala que denominou “SALA CARLOS GOMES”. Ali realizou atividades artísticas por cerca de 10 anos. Depois dessa primeira fase, o espaço da “SALA CARLOS GOMES” foi explorado comercialmente pelo CAFÉ DE LA RECOLETA. Entretanto, no início da atual Administração Municipal, o espaço foi devolvido às suas finalidades culturais e artísticas, tendo de volta a denominação de “SALA CARLOS GOMES” dada pela ABAL Campinas e a entidade voltou a apresentar no local, regularmente, os recitais líricos da série “ENCONTROS MUSICAIS”.

      A ABAL Campinas é dirigida por uma Diretoria Executiva que realiza um trabalho não remunerado, voluntário, e possui associados contribuintes e honorários. Seu atual presidente para o Biênio 2010-2012 é o tenor Alcides Acosta. Integram os demais cargos diretivos: Vicente de Paulo Montero, vice-presidente, Marisilda Tescaroli, diretora secretária, José Eduardo Gagliardi Florence Teixeira, tesoureiro, José Luiz Águedo-Silva, diretor artístico; Maria Aparecida Buccini, diretora social; Vera Pessagno Bréscia, diretora de Marketing e Eventos; Wilson de Martini Marques, diretor adjunto. O Presidente Honorário Perpétuo é Savério Palmieri (in Memoriam).

      A série de Música Lírica “Encontros Musicais” é a atividade que consagrou a ABAL Campinas, Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos, entidade civil sem fins lucrativos, declarada de Utilidade Pública pela Câmara Municipal de Campinas pela Lei n°. 5844, de 16/10/1987. Sua importância para as tradições musicais da cidade em que o Maestro Antônio Carlos Gomes nasceu foi reconhecida por duas vezes com Diplomas de Honra ao Mérito, outorgados pela Câmara Municipal de Campinas, e por todos os meios de comunicação do Município. Atualmente, Campinas possui pelo menos dois grandes Conservatórios musicais que formam vozes para o gênero lírico, que são o Conservatório Carlos Gomes, que criou uma Escola de Ópera, e o Conservatório Pró-Música, bem como o curso superior de Canto, da Universidade de Campinas, (UNICAMP). A ABAL Campinas mantém relacionamento com todas as escolas particulares de Canto de Campinas e, também, com o Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), a Banda Carlos Gomes, a Academia Campinense de Letras, a Academia de Ciências, Artes e Letras das Forças Armadas, a Academia Campineira de Ciências, Letras e Artes, o Centro de Poesia e Artes de Campinas (CPAC), Clube dos Poetas e instituições culturais e cívicas variadas. Desde sua fundação, a ABAL Campinas tem integrado todas as Comissões Organizadoras das Festividades a Carlos Gomes (Semanas de Carlos Gomes e o Mês Carlos Gomes).

      No ano de 2009, a ABAL-Campinas festejou diversos marcos históricos, inclusive, em 04 de setembro levou ao palco o milésimo recital da série “Encontros Musicais”, evento que integrou a programação do Mês de Carlos Gomes 2009. Foi apresentada uma verdadeira maratona lírica com cantores de Campinas e da capital, especialmente convidados e, ainda, com a presença do Brasileto Ensemble, de São Carlos, e da Orquestra de Câmera Ars Musicalis, regida pelo Maestro Hermes Coelho. Esse terá sido o concerto de mais longa duração realizado até hoje em Campinas, com mais de 3 horas de música lírica, e com o maior número de cantores líricos solistas já congregados na cidade. Deve-se salientar a participação do tenor japonês Kohdo Tanaka, de renome internacional, e ainda, de cantores de São Paulo, como a maestrina e mezzosoprano Vânia Pajares e o tenor João de Braz. O evento registrou grande repercussão na mídia escrita, rádio e na Televisão da região metropolitana de Campinas.

      A propósito desse consagrado tenor japonês, associado da ABAL Campinas, Kohdo Tanaka vem brindando o público campineiro dos “Encontros Musicais” com diversas apresentações – principalmente durante o Mês Carlos Gomes (em 2008, 2009 e 2010) e com importantes Masterclasses, ocorridas no Centro de Ciências, Letras e Artes.

      A ABAL-Campinas, juntamente com o Centro de Ciências, Letras e Artes e a Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, vem concretizando o Concurso Estímulo “Carlos Gomes” para Jovens Cantores, que atrai todos os anos candidatos de São Paulo e de outros Estados.

      A série “Encontros Musicais” introduziu os recitais temáticos, apresentando cantores e pianistas da ABAL-Campinas, bem como convidados, visitando repertório da eterna Diva Maria Callas, e ainda, da francesa Edith Piaf, do Maestro Giuseppe Verdi (concerto “Verdi Raro”), a Canção Francesa (no Ano da França no Brasil), etc. Nessa categoria devem incluir-se também os “Cantos da Paixão” e o “Natal de Todos os Cantos”, com público cada vez maior por ocasião desses eventos especiais. Os recitais de encerramento de temporada contam com artistas do elenco fixo da Associação e fecha o ano reunindo grande público que costuma ultrapassar a capacidade da Sala Carlos Gomes, que possui 140 lugares.

      Em 2011, em setembro e outubro, no teatro do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, a ABAL Campinas apresentou duas récitas da cortina lírica da primeira ópera de Antônio Carlos Gomes, A Noite do Castelo, com solistas, coral e orquestra, sob regência do maestro Hermes Coelho, comemorando os 150 da estreia dessa obra musical gomesiana.

      Campinas, novembro de 2011

      (Alcides Ladislau Acosta - Presidente da Diretoria Executiva)



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •