• NOTICIAS

      06/12/2011 | Biléo Soares

      Vereador Biléo Soares durante sessão da Câmara dos Vereadores

      O vereador Biléo Soares que lutava contra um câncer  não resistiu ao agravamento da doença e morreu nesta terça-feira (6), às 11h20 no hospital Centro Médico, em Campinas, após ter sido internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na última sexta-feira (2).

      Biléo foi vereador no período de 1993 a 1996, Biléo foi o primeiro presidente da Juventude Latino Americana pela Democracia (Julad) com sede no Instituto Latino Americano em São Paulo. Neste período atuou junto ao ex-governador André Franco Montoro na luta pela integração da América Latina

      Apaixonado pela política, por Campinas e pela Ponte Preta, Biléo era considerado um dos mais éticos e combativos políticos de sua geração. Casado com Rita Soares, Biléo deixa três filhos – Gilberto, de 15 anos e as gêmeas Mariana e Giovana, de 13. O velório será realizado no Plenário a Câmara Municipal de Campinas.


      Velório começará às 17h no Plenário da Câmara e enterro será nesta quarta-feira (07/12), às 10h, no Cemitério da Saudade.


      Formado em Direito pela PUC-Campinas, Gilberto Celestino Brasio foi um dos fundadores do PSDB em Campinas. Por três períodos, presidiu o partido na cidade.


      Também foi o primeiro coordenador da Juventude Estadual do PSDSB, eleito em 1989. Dois anos depois, assumiu o cargo de secretário parlamentar do então deputado federal Magalhães Teixeira.

      Foi chefe de gabinete do deputado Carlos Sampaio tanto na Assembleia Legislativa de São Paulo quanto na Câmara dos Deputados. Biléo foi ainda gerente regional da Companhia de Seguros do Estado de São Paulo(Cosesp) e coordenador da Frente Parlamentarista em Campinas. Em 2008 foi eleito para mais um mandato de vereador.

      A morte de Biléo provocou profunda consternação entre os vereadores. No final da manhã da última sexta-feira, quando os médicos já haviam confirmado que o quadro era irreversível, o presidente da Câmara, Pedro Serafim, reuniu os vereadores para uma oração.

      “Biléo é uma demonstração inequívoca de que se pode fazer política com ética e com honradez. Ele mostrou a toda população de Campinas e a todos os seus colegas de parlamento, que a verdadeira política é aquela que tem o objetivo primordial, o bem estar do povo e o respeito no trato da coisa pública”, disse o presidente.

      “Biléo foi um exemplo para toda uma geração de políticos. De espírito conciliador, foi firme no combate a corrupção e sempre intransigente na defesa dos mais necessitados”, disse o vice-presidente da Câmara, vereador Thiago Ferrari.


      Durante a sessão de ontem, vários vereadores lembraram a trajetória de Biléo. Muitos disseram estar orando pela recuperação; outros afirmaram estar solidários com os familiares do vereador pelo sofrimento a que foram submetidos nas últimas semanas.

      Biléo será substituído na Câmara pelo 1º suplente do PSDB, Gilberto Carlos Cardoso - o Vermelho.

      O velório será às 17h no Plenário da Câmara e se estenderá por toda a noite. O enterro será no Cemitério da Saudade, às 10h desta quarta-feira, após cortejo fúnebre que sairá do legislativo campineiro.

      A entrada do Plenário da Câmara é pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66 - no Bairro Ponte Preta.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •