• NOTICIAS

      08/12/2011 | Cia. CPFL de Teatro

      Cia. CPFL de Teatro lembra os 75 anos de morte de Pirandello com

      Seis (ou 7) Personagens à Procura de Autor; estreia em Campinas, dia 9

       

      Para marcar os 75 anos de morte de Luigi Pirandello (1867-1936), um dos mais importantes e inovadores autores do teatro moderno, a Companhia CPFL de Teatro, no oitavo ano de exercício cênico, apresenta uma livre adaptação do clássico Seis personagens à procura de um autor com o espetáculo Seis (ou 7) Personagens à Procura de Autor. A montagem, que teve sua pré-estreia em Jaguariúna, faz temporada em Campinas, a partir do dia 9 de dezembro, na CPFL Cultura, sempre com entrada franca.

      "Essa obra não foi escolhida  apenas pela importância do dramaturgo, ou pelos temas tratados, mas também por algo diferente do convencional que cenicamente o texto permite e pelo exercício de palco, que possibilita o desenvolvimento dos intérpretes – colaboradores da CPFL e convidados - nesse jogo cênico que foge ao lugar comum do teatro”, afirma o diretor Abílio Guedes.

      A adaptação, que recebe o nome de Seis (ou 7) Personagens à Procura de Autor, procurou, segundo Abílio, “manter o âmago da discussão metalinguística proposta por Pirandello, a par da inclusão de uma linguagem mais leve e por vezes humorística colocada nos diálogos dos atores, que na época atual ensaiam em um teatro, quando este é invadido por seis (ou 7?) personagens atemporais. A caracterização, figurinos, postura e interpretação desses atores também diferem, de maneira flagrante, da composição física e da interpretação extremamente emocional das personagens”.

       

      Obra-prima

      Escrita em 1921, Seis personagens à procura de um autor é considerada uma das mais representativas da dramaturgia de todos os tempos, encenada periodicamente nos teatros dos grandes centros culturais do mundo todo.

      A importância da obra de Pirandello reside no fato de que, além da encenação da tragédia familiar que aflige as seis personagens, as discussões que ocorrem entre o personagem pai e o diretor que ensaia, resultam em uma análise filosófica do teatro e no estudo metalingüístico da arte discutindo a si mesma.

             

      Cia. CPFL de Teatro

      A Cia. CPFL de Teatro foi criada em 2003 com o objetivo de reunir colaboradores da CPFL Energia interessados em buscar uma identidade com as artes cênicas.

      Para viabilizar esta iniciativa e formar o grupo de teatro da empresa, foram oferecidas as dependências da CPFL Cultura em Campinas para um organizado programa de oficinas e ensaios, coordenado pelo diretor teatral Abílio Guedes.

      As apresentações da Cia. CPFL de Teatro - que desde 2009 passam a ser abertas à participação do público em geral - ocorrem em diversas cidades da área de atuação da empresa.

      No repertório, as montagens “Lisístrata” (2004) de Aristófanes; “Retiro dos Sonhos” (2005) de Marici Salomão, “No Natal a gente vem te buscar” (2007), de Naum Alves de Souza; “Brasil S.A.” (2008), de Antônio Ermírio de Moraes; “Duas Cadeiras e Uma Paixão” (2009), colagens de textos clássicos e “Pérola” (2010) de Mauro Rasi.

       

      Ficha técnica

      Autor do Texto: Luigi Pirandello

      Direção: Abílio Guedes

      Assistente de Direção: Valtinho Froldi

      Preparação do elenco infantil: Ruth Elizabeth

      Confecção do Figurino: Mary Prais

      Iluminação e Operação de Luz: Alessandro Azuos
      Operação de Som: Giselle Wauters


      Serviço

      Seis (ou 7?) Personagens à procura de Autor

      Cia. CPFL de Teatro

      Datas:

      Primeira temporada

      9/12 (sexta-feira), 20h

      10/12 (sábado), 20h

      11/12 (domingo), 19h

      Ingressos (até 2 por pessoa)

      A distribuição para os três dias de apresentação será realizada no lounge da CPFL Cultura, em Campinas, no dia 9 de dezembro, das 13h às 17h. No caso de sobra, os ingressos restantes poderão ser retirados uma hora antes de cada apresentação.

       

      Segunda temporada

      16/12 (sexta), 20h

      17/12, 20h

      18/12, 19

      Ingressos (até 2 por pessoa)

      A distribuição para os três dias de apresentação será realizada no lounge da CPFL Cultura, em Campinas, no dia 16 de dezembro, das 13h às 17h. No caso de sobra, os ingressos restantes poderão ser retirados uma hora antes de cada apresentação.

       

      Local: CPFL Cultura em Campinas (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632. Chácara Primavera)

      Programação com entrada gratuita

      Mais informações no site www.cpflcultura.com.br ou pelo telefone (19) 3756-8000.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •