• NOTICIAS

      12/12/2011 | Arquiteta dá dicas de mesa para o Natal

      Adriana Bellão, de Campinas, dá dicas de como aproveitar os objetos do dia a dia na decoração natalina

                Chegou o Natal, época de enfeitar a casa, celebrar a paz e reunir a família e os amigos em torno de mesas fartas e caprichadas. Sem gastar muito e utilizando peças do dia a dia, é possível criar um cenário festivo que irá agradar a todos e ficar na memória dos convidados.


                A arquiteta e designer de interiores Adriana Bellão, de Campinas, sugere uma decoração com toque tropical. “Devido à influência norte-americana e européia, existe aqui a tendência de se usar no Natal elementos de inverno, mas na verdade estamos na estação mais quente do ano. Por isso minha proposta é ter uma mesa mais brasileira”, explica.

      Com essa premissa, a profissional escolheu pratos com estampas de frutas e folhas em verde e amarelo, uma fruteira verde e elementos com aspecto natural, como talheres em bambu e jogos americanos brancos e verdes feitos com fios de nylon. “Usei as cores da moda que, como se sabe, caminha junto com a decoração”, conta.

      A pitada de vermelho, cor tradicional do Natal, aparece nas taças, mescladas com outras transparentes, e em mini maçãs colocadas sobre os pratos. O glamouroso dourado também vem em roupagem natural, por meio de galhinhos de pinha.

      A decoração da mesa se completa com singelas caixinhas de presentes espalhadas pela mesa e em uma simples guirlanda como arranjo de centro, montada com galhos artificiais de era facilmente encontrados no comércio nesta época do ano, bolas e um simples laço de festão sobre a fruteira verde.

      “É muito simples preparar esse arranjo. Enrolei os galhos de era com folhagens artificiais em dois círculos, como se fosse fazer uma guirlanda. Um dos círculos é maior, para contornar a fruteira. O outro, menor, ganhou um laço de festão e compõe o centro do arranjo, junto com outro círculo, formado por galhos dourados. Para encerrar, basta acrescentar algumas bolas vermelhas com detalhes em dourado”, ensina.

      Adriana acrescenta que a mesa sugerida também comporia bem com um jogo de jantar tradicional, mesclando com elementos natalinos coloridos.

       

      No aparador

      Nesta composição, além da mesa para a ceia ou almoço de Natal, Adriana Bellão elege o aparador da sala de jantar como palco principal para a decoração natalina da casa ou apartamento.

      “Quis mostrar que não é necessário comprar uma árvore de Natal enorme, por exemplo, para ter uma decoração atrativa e criativa, principalmente nos dias de hoje, em que os espaços dos imóveis são cada vez menores”, afirma.


      Adriana lançou mão de um pinheiro artificial de cerca de 70 centímetros, instalado em um vaso de cerâmica, que alegra a casa sem ocupar muito espaço. Na pequena árvore, apostou na decoração tradicional, em verde e vermelho, com laços nas duas cores, bolas e bombons, no caso em plástico. “Que tal usar bombons de verdade e adoçar a boca dos visitantes?”, sugere Adriana. Ela também destaca que a dica é usar um mix de enfeites, não precisa ter tudo igual.


      No restante do aparador, Adriana dispôs vidros e potes de vidro transparente em formatos variados. Em um deles, cupcakes em tecido dão um toque bem humorado e aguçam o apetite. Em outro, um cordão de bolas, normalmente utilizado para adornar a árvore, cria um efeito especial e dá glamour ao arranjo. Dois grandes castiçais em formato de taça, completados com sal grosso, abrigam uma vela de LED cada um, iluminando e decorando. “Podemos usar uma velinha tradicional e as taças que temos em casa”, dá a dica.
       

      Um espelho circular, sem moldura, faz as vezes de bandeja e recebe jarras coloridas nos tons tradicionais do Natal – verde e vermelho. Maçãs prateadas e douradas, jogadas despreocupadamente no móvel, finalizam a produção.
       

      “O que importa, na verdade, é criar um clima onde todos se sintam à vontade e resgatem os melhores valores do Natal”, conclui a profissional.
       

      Os objetos utilizados para compor a decoração da mesa e do aparador foram cedidos pela loja Lucia Freitas Casa & Design, de Campinas.

       

      Serviço


      Adriana Bellão - arquiteta e designer de interiores
      Endereço: Rua Laís Bertoni Pereira, 150 - sala 07, Campinas, SP
      Fones: (19) 3251-6336 /  (19) 9174-4262
      www.adrianabellao.com.br
       

      Objetos de decoração

      Lucia Freitas Casa & Design
      Endereço: Avenida Moraes Sales, 2.835, Campinas, SP
      Telefones: (19) 3252-5484 / 3201-3724
      www.luciafreitas.com





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •