• NOTICIAS

      27/12/2009 | ABAL Campinas

       

      A ABAL – Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos se constitui em um dos principais e mais duradouros programas para a popularização da música operística e canções de compositores eruditos e semieruditos em Campinas, existindo há mais de 29 anos. Em 18 de dezembro de 2011 a entidade celebrará 30 anos da série “Encontros Musicais”.  A ABAL Campinas foi criada a partir de uma reunião realizada em outubro de 1981, na sede da Associação Campineira de Imprensa (ACI). No encontro, quando foi cunhado o lema “Para Nossa Voz Queremos Vez”, um grupo de artistas, liderado pelo tenor Alcides Ladislau Acosta, gerou uma atividade semanal de recitais de solistas líricos, conjuntos de câmera, corais e declamadores. A assembleia extraordinária de fundação ocorreu no salão social do Clube Semanal de Cultura Artística, na Avenida Irmã Serafina, em 16 de abril de 1982, com a presença de autoridades, apreciadores da música lírica, cantores e músicos e, também, de outros membros da comunidade artística de Campinas.

      Para poder realizar a série de recitais “Encontros Musicais” a ABAL Campinas reivindicou e obteve da Secretaria de Cultura um espaço desocupado à época, existente no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, em 1982, e ali estabeleceu a sala que denominou “SALA CARLOS GOMES”. Ali realizou atividades artísticas por cerca de 10 anos. Depois dessa primeira fase, o espaço da “SALA CARLOS GOMES” foi explorado comercialmente pelo CAFÉ DE LA RECOLETA. Entretanto, no início da atual Administração Municipal, o espaço foi devolvido às suas finalidades culturais e artísticas, tendo de volta a denominação de “SALA CARLOS GOMES” dada pela ABAL Campinas e a entidade voltou a apresentar no local, regularmente, os recitais líricos da série “ENCONTROS MUSICAIS”.

      Devido a interdição no Centro de Convivência de Campinas os Encontros Musicais estão sendo realizados na ACI, Associação Campineira de Imprensa (Rua Barreto Leme, 1474, Centro, tel.3234.2591) no auditório Carlos Tontoli.


      A ABAL Campinas é dirigida por uma Diretoria Executiva que realiza um trabalho não remunerado, voluntário, e possui associados contribuintes e honorários. 

      A diretoria da ABAL para o biênio 2014-2016, eleita em 20 de fevereiro de 2014, é presidida por Alcides Acosta e integrada por Antoine Kolokathis (vice-presidente), Chiquinho Costa (diretor artístico), Vicente Montero (tesoureiro), Marina Gabetta (diretora social), Sara Valadares Ribeiro dos Santos (diretora secretária), José Eduardo Gagliardi Florence Teixeira (diretor de Marketing), João Gabriel Bertolini (diretor adjunto). A entidade conta ainda com os Conselhos Deliberativo e Fiscal.

      O Presidente Honorário Perpétuo é Savério Palmieri (in Memoriam).

      A série de Música Lírica “Encontros Musicais” é a atividade que consagrou a ABAL Campinas, Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos, entidade civil sem fins lucrativos, declarada de Utilidade Pública pela Câmara Municipal de Campinas pela Lei n°. 5844, de 16/10/1987. Sua importância para as tradições musicais da cidade em que o Maestro Antônio Carlos Gomes nasceu foi reconhecida por duas vezes com Diplomas de Honra ao Mérito, outorgados pela Câmara Municipal de Campinas, e por todos os meios de comunicação do Município. Atualmente, Campinas possui pelo menos dois grandes Conservatórios musicais que formam vozes para o gênero lírico, que são o Conservatório Carlos Gomes, que criou uma Escola de Ópera, e o Conservatório Pró-Música, bem como o curso superior de Canto, da Universidade de Campinas, (UNICAMP). A ABAL Campinas mantém relacionamento com todas as escolas particulares de Canto de Campinas e, também, com o Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), a Banda Carlos Gomes, a Academia Campinense de Letras, a Academia de Ciências, Artes e Letras das Forças Armadas, a Academia Campineira de Ciências, Letras e Artes, o Centro de Poesia e Artes de Campinas (CPAC), Clube dos Poetas e instituições culturais e cívicas variadas. Desde sua fundação, a ABAL Campinas tem integrado todas as Comissões Organizadoras das Festividades a Carlos Gomes (Semanas de Carlos Gomes e o Mês Carlos Gomes).

      No ano de 2009, a ABAL-Campinas festejou diversos marcos históricos, inclusive, em 04 de setembro levou ao palco o milésimo recital da série “Encontros Musicais”, evento que integrou a programação do Mês de Carlos Gomes 2009. Foi apresentada uma verdadeira maratona lírica com cantores de Campinas e da capital, especialmente convidados e, ainda, com a presença do Brasileto Ensemble, de São Carlos, e da Orquestra de Câmera Ars Musicalis, regida pelo Maestro Hermes Coelho. Esse terá sido o concerto de mais longa duração realizado até hoje em Campinas, com mais de 3 horas de música lírica, e com o maior número de cantores líricos solistas já congregados na cidade. Deve-se salientar a participação do tenor japonês Kohdo Tanaka, de renome internacional, e ainda, de cantores de São Paulo, como a maestrina e mezzosoprano Vânia Pajares e o tenor João de Braz. O evento registrou grande repercussão na mídia escrita, rádio e na Televisão da região metropolitana de Campinas.

      A propósito desse consagrado tenor japonês, associado da ABAL Campinas, Kohdo Tanaka vem brindando o público campineiro dos “Encontros Musicais” com diversas apresentações – principalmente durante o Mês Carlos Gomes (em 2008, 2009 e 2010) e com importantes Masterclasses, ocorridas no Centro de Ciências, Letras e Artes.

      A ABAL-Campinas, juntamente com o Centro de Ciências, Letras e Artes e a Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, vem concretizando o Concurso Estímulo “Carlos Gomes” para Jovens Cantores, que atrai todos os anos candidatos de São Paulo e de outros Estados.

      A série “Encontros Musicais” introduziu os recitais temáticos, apresentando cantores e pianistas da ABAL-Campinas, bem como convidados, visitando repertório da eterna Diva Maria Callas, e ainda, da francesa Edith Piaf, do Maestro Giuseppe Verdi (concerto “Verdi Raro”), a Canção Francesa (no Ano da França no Brasil), etc. Nessa categoria devem incluir-se também os “Cantos da Paixão” e o “Natal de Todos os Cantos”, com público cada vez maior por ocasião desses eventos especiais. Os recitais de encerramento de temporada contam com artistas do elenco fixo da Associação e fecha o ano reunindo grande público que costuma ultrapassar a capacidade da Sala Carlos Gomes, que possui 140 lugares.

      Em 2011, em setembro e outubro, no teatro do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, a ABAL Campinas apresentou duas récitas da cortina lírica da primeira ópera de Antônio Carlos Gomes, A Noite do Castelo, com solistas, coral e orquestra, sob regência do maestro Hermes Coelho, comemorando os 150 da estreia dessa obra musical gomesiana.

      Alcides Ladislau Acosta - Presidente da Diretoria Executiva


      CONFIRAM AS FOTOS DO       MILÉSIMO ENCONTRO MUSICAL


      ASSISTAM os videos de ==> You Tube Vip Virtual

       

      Seja um Sócio da ABAL a Cultura com você fará uma Campinas melhor.

      Mais informações:

      Alcides Acosta -   abal.campinas@uol.com.br

      José Eduardo  Gagliardi Florence Teixeira - jegft@terra.com.br

       





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •