• NOTICIAS

      12/02/2012 | Zoom Latinoamericano – Coleção de Arte FEMSA

      Mostra inédita com obras de Botero, Diego Rivera e Iberê Camargo acontece em Campinas


      Exposição “Zoom Latinoamericano – Coleção de Arte FEMSA" estará aberta ao público, entre os dias 15 de fevereiro e 08 de abril, na Galeria de Arte da CPFL Energia
       

      Campinas recebe, entre os dias 15 de fevereiro e 08 de abril, no espaço Galeria de Arte da CPFL Energia, a exposição “Zoom Latinoamericano – Coleção de Arte FEMSA”. A mostra, que tem curadoria de Rosa Maria Rodríguez Garza, (Gerente do Programa Cultural da FEMSA) e Juan Darío Restrepo Figueroa, reúne 41 obras de 39 renomados artistas de 11 países da América Latina.

      O objetivo é propiciar aos visitantes uma espécie de olhar panorâmico sobre a diversidade cultural da América Latina e valorizar a produção artística latino-americana, que abriga marcas e influências distintas de cada país. A mostra, com entrada gratuita, é promovida pela Coca-Cola FEMSA Brasil e CPFL Energia, conta com apoio do Jornal Correio Popular.

       
      “O que se guarda de uma viagem? O que nós levaremos que tenhamos feito verdadeiramente nosso? Por que razão observamos?
      Para que olhar?”
      (Simone de Beauvoir)
       

      A “Zoom Latinoamericano – Coleção de Arte FEMSA” é composta por obras de artistas como Diego Rivera, Fernando Botero e Iberê Camargo, entre outros (veja abaixo a lista completa), todos integrantes da Coleção FEMSA. A exposição faz uma analogia ao diário de viagem de Simone de Beauvoir pelo continente, com diferentes manifestações estéticas em pintura, desenho, fotografia e escultura.

      O percurso começa pela esplêndida vista panorâmica da Torre Latino-américa, produzida por Damian Ortega, do México, e termina no Uruguai, em frente a uma construção de Joaquin Torres Garcia.

      O público terá a oportunidade de conhecer vários itinerários, como a Colômbia, por meio do trabalho realizado na década de 70, por Eduardo Ramírez Villamizar, Cardenas  Santiago e Ferrnando Botero.

      A seleção brasileira da Coleção de Arte FEMSA recai sobre a investigação pictórica de Leda Catunda, o minimalismo de Mira Schendel e a pintura de viés expressionista de Iberê Camargo, definida pelo crítico de arte Ronaldo Brito, em seu livro sobre o artista, como: “As últimas telas de Iberê Camargo assustam e encantam, ao mesmo tempo. Assustam pela sobriedade terrível com que coloca em evidência o drama do sujeito moderno, aparentemente no estágio final de dissolução; encantam pela qualidade da matéria pictórica que resistiria, paradoxalmente, a todas as violências e degradações.”

      “Estamos trazendo para Campinas uma seleção exclusiva de obras que representa uma jornada pela geografia artística da América Latina. O público, com certeza, se surpreenderá com essa importante iniciativa cultural. A parceria do Grupo FEMSA com a CPFL Cultura reafirma nosso compromisso em incentivar o acesso à cultura e arte para todos”, destaca o vice-presidente de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil, Eduardo Lacerda.
       

      “A cultura se tornou uma segunda natureza, uma parte da identidade da CPFL Energia. No ano em que comemoramos o centenário da empresa, recebemos essa mostra inédita, e que comprova, mais uma vez, nossa crença na importância da arte no desenvolvimento de um olhar amplo e plural, ajudando os indivíduos e as instituições a tratar as situações complexas características do mundo contemporâneo”, afirma Augusto Rodrigues, Diretor de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais da CPFL Energia.
       

      Thomaz Perina
       

      Para esta edição em Campinas, a exposição “Zoom Latinoamericano – Coleção de Arte FEMSA” será enriquecida especialmente com a obra Paisagem de Thomaz Perina, campineiro, influenciado por Picasso e Max Bill. O convite foi feito ao Instituto Thomaz Perina, como forma de homenagear a cidade de Campinas e regiões. A última mostra do artista, falecido em 2009, aconteceu justamente na Galeria de Arte da CPFL Cultura, com o nome “Eu quero o mínimo pra falar”. O título é uma síntese de sua técnica de pintura e da sua trajetória. Sua obra, considerada abstrata, vem da observação do campo, das ruas ou de uma simples mancha na parede.
       

      Coleção FEMSA

      A Coleção FEMSA é reconhecida como uma das coleções privadas mais importantes da América Latina, existindo desde 1977. Com mais de mil obras de diferentes manifestações artísticas como pintura, escultura, desenho, grafismo, fotografia e instalação, percorre uma trajetória pela arte moderna e contemporânea latino-americana.
       
      O acervo surgiu como parte do compromisso do Grupo pelo desenvolvimento integral de seus colaboradores, familiares e comunidades. Suas obras ilustram a evolução, a pluralidade e a riqueza da arte latino-americana do século 20.


      Com um ativo programa itinerante, a FEMSA compartilha, desde o ano 2000, sua coleção com as mais diversas comunidades de países da América Latina, cumprindo assim o objetivo de promover e disseminar o interesse pela arte e complementar seus esforços históricos em impulsionar a educação nas mais diferentes esferas.

       

      FEMSA
       

      É uma empresa líder que participa na indústria de bebidas, através da Coca-Cola FEMSA, a maior engarrafadora independente de produtos Coca-Cola no mundo em termos de volume de vendas; em comércio varejista através da FEMSA Comércio, operando OXXO, a maior cadeia de lojas de conveniência e de maior crescimento na América Latina; e em cerveja, sendo o segundo acionista mais importante da Heineken, uma das cervejeiras líderes no mundo com presença em mais de 70 países.

              

      Sobre a Coca-Cola FEMSA
       

      Com operações em nove países, é o maior engarrafador independente da Coca-Cola no mundo em termos de volume de vendas. Tem presença na Argentina, no Brasil, na Colômbia, na Costa Rica, na Guatemala, no México, na Nicarágua, no Panamá e na Venezuela. Comercializa 109 marcas, entre elas Coca-Cola, Coca-Cola Light, Sprite, Fanta, Fresca, Lift, Ciel e Sucos Del Valle. Produz e vende aproximadamente 10% do volume total do sistema Coca-Cola a nível mundial.

       

      CPFL Cultura
       

      A CPFL Cultura é um programa de reflexão sobre a vida contemporânea que promove o encontro dos mais renomados artistas e intelectuais com os diversos públicos a fim de organizar teorias, transformar informações em conhecimento e gerar entendimentos e experiências.

      Desde 2003 foi estabelecida uma parceria entre CPFL Energia e Fundação Padre Anchieta e os encontros realizados na CPFL Cultura originaram séries de programas na TV Cultura como o Café Filosófico e o Invenção do Contemporâneo.

      O Café Filosófico CPFL, principal projeto da programação da CPFL Cultura, é uma série de encontros nos quais são abordados os anseios e desafios dos indivíduos na sociedade contemporânea, tendo como referências teóricas fundamentais a Psicanálise e a Filosofia. Ponto de encontro das pessoas mais ligadas ao futuro, a CPFL Cultura é hoje o maior acervo brasileiro de pensamento sobre o mundo contemporâneo, referência em edição de cultura contemporânea do Brasil.

      Em 2008,  a empresa deu início ao projeto de disponibilizar gratuitamente na internet todo o conteúdo do acervo da CPFL Cultura. Os encontros, com transmissão online, acontecem em Campinas e algumas das gravações originam séries de programas que vão ao ar pela TV Cultura.

      Na Galeria de Artes da CPFL já foram expostas importantes mostras com obras dos artistas Helmut Schippers, Bernardo Caro, Thomaz Perina, João Baptista da Costa Aguiar, entre outros.

      A CPFL Cultura conquistou os prêmios USP de Comunicação Corporativa 2007, ABERJE 2007 Nacional e Regional – categoria “Gestão de Mídia Audiovisual”, ABCA 2006 – categoria “Difusão das Artes Visuais na Mídia”, e Prêmio Carlos Gomes de Música Erudita 2006 – categoria “Patrocínio Musical”.
       

      CPFL Energia

      A CPFL Energia é o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, com atuação nos segmentos de distribuição, geração, comercialização de energia e serviços. O Grupo tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, segmentos de maior nível de governança corporativa e, pelo sétimo ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa. Desde 2003, a CPFL Energia desenvolve um dos mais importantes programas nacionais de reflexão sobre o mundo contemporâneo, denominado CPFL Cultura (www.cpflcultura.com.br).


       

      Zoom Latinoamericano – Coleção de Arte Femsa em Números:

      39 autores

      México: 12

      Cuba: 4

      Argentina: 4

      Venezuela: 3

      Colômbia: 3

      Chile: 3

      Brasil: 4

      Uruguai: 3

      Equador: 1

      Nicarágua: 1

      Guatemala: 1

      41 obras

       

      Relação das obras:

       

      1.                David Alfaro Siqueiros (1896 - 1974)

      Mujer dormida (La primavera), 1947

      Piroxilina sobre masonite

      154.5 x 299 cm

      México

       

      2.                Manuel Álvarez Bravo (1902 - 2002)

      Caminata, ca. 1976

      Plata sobre gelatina

      19.5 x 25 cm

      México

       

      3.                José Bedia (1959 - )

      Incorporado luego de la primera caída, 2001

      Óleo sobre tela

      304 Ø cm

      Cuba

       

      4.                Cundo Bermúdez (1914 – 2008)

      Interior con espejo y puerta al mar, ca. 1965

      Óleo sobre tela

      89.2 x 61.3 cm

      Cuba

       

      5.                Antonio Berni (1905 – 1981)

      Paisaje, 1955

      Óleo sobre masonite

      65 x 81 cm

      Argentina

       

      6.                Jacobo Borges (1931 -)

      Camerata roja, 1986

      Óleo sobre tela

      168 x 260 cm

      Venezuela

       

      7.                Fernando Botero (1932 -)

      Santa Rosa de Lima, 1977

      Óleo sobre tela

      219.5 x 192.5 cm

      Colombia

       

      8.                Claudio Bravo (1936 -2011 )

      Negro interior, 1962

      Óleo sobre tela

      101 x 65 cm

      Chile

      9.                Iberê Camargo (1914 - 1994)

      Signos I, 1978

      Óleo sobre tela

      105 x 141 cm

      Brasil

       

      10.          Santiago Cárdenas (1937 - )

      Tres pantalones, 1974

      Carbón sobre papel

      91.8 x 138.5 cm

      Colombia

       

      11.          Leonora  Carrington (1917 -2011)

      Step- sister´s hen (or Marigold, Marigold, tell me your answers do), 1952

      Óleo y tempera sobre panel de madera

      91.5 x 52.7 cm

      Inglaterra / México

       

      12.          Leda Catunda (1961 - )

      Vida animal, 2004

      Óleo, acrílico  y crayón de cera sobre macocel

      197 x 194 cm

      Brasil

       

      13.          José Luis Cuevas (1934 - )

      Autorretrato, 1957

      Óleo y tinta sobre tela

      33.2 x 25.6 cm

      México

      14.          Eugenio Dittborn (1943 - )

      La historia del rostro (cruza). Pintura aeropostal no. 141, 2002

      Pintura, entretela, costura y foto-serigrafía en dos tramos de tela y sobres postales de cartón

      210 x 280 cm

      Chile

       

      15.          Pedro Fígari (1861 - 1938)

      La vida, 1933

      Óleo sobre masonite

      32 x 48.8 cm

      Uruguai

       

      16.          Oswaldo Guayasamín (1919 - 1999)

      Quito Negro, 1976

      Óleo sobre tela

      100 x 100 cm

      Ecuador

       

      17.          José Gurvich (1927 - 1974)

      Café, 1952

      Óleo sobre cartón

      28.1 x 41.6 cm

      Uruguai

       

      18.          Graciela Iturbide (1942 - )

      El señor de los pájaros, 1984

      Plata sobre gelatina

      40.4 x 50.4 cm

      México

       

      19.          Wifredo Lam (1902 - 1982)

      Cuando no duermo, yo sueño, 1955

      Óleo sobre tela

      148 x 216.5 cm

      Cuba

       

      20.          Roberto Matta (1911 - 2002)

      Edulis, 1942

      Óleo sobre tela

      111.5 x 139.5 cm

      Chile

       

      21.          Carlos Mérida (1891 - 1984)

      Sin título, 1959

      Laca y resina sobre madera de caoba

      75 x 240.5 cm

      Guatemala / México

       

      22.          Armando Morales (1927 -)

      Figuras, 1968

      Óleo sobre tela

      162.2 x 130.5 cm

      Nicaragua

       

      23.          Juan O´Gorman (1905 – 1982)

      Los mitos, 1944

      Tempera sobre panel de madera

      122 x 90 cm

      México

       

      24.          José Clemente Orozco (1883 - 1949)

      El alanceado. De la serie Los Teúles, 1947

      Piroxilina sobre masonite

      206.5 x 121.8 cm

      México

       

      25.          Damián Ortega (1967 - )

      De la serie Torre Latino, 2007

      Poliuretano, espuma y pintura

      241 x 45.5 Ø cm

      México

       

      26.          César Paternoso (1931 -)

      Inti, 1980

      Acrílico sobre tela

      168 x 167.5 cm

      Argentina

       

      27.          Marta María Pérez Bravo (1959 - )

      Vive ahí, 2000

      Plata sobre gelatina sobre papel

      50 x 40 cm

      Cuba

       

      28.          Marta María Pérez Bravo (1959 - )

      Hay que saber llamar, s/f

      Plata sobre gelatina sobre papel

      50 x 40 cm

      Cuba

       

      29.          Marta María Pérez Bravo (1959 - )

      Piensa cosas, s/f

      Plata sobre gelatina sobre papel

      50 x 40 cm

      Cuba

       

      30.          Eduardo Ramírez Villamizar (1923 – 2004)

      Amonita fósil balance, 1979

      Hierro

      62.5 x 60.2 x 8.7 cm

      Colombia

       

      31.          Diego Rivera (1886 - 1957)

      El grande de España (El ángel azul), 1914

      Óleo sobre tela

      194 x 130 cm

      México

       

      32.          Armando Reverón (1889 - 1954)

      Puerto cerca de La Guaira, ca. 1942 -1945

      Óleo sobre lino

      77 x 109 x 10 cm

      Venezuela

       

      33.          Vicente Rojo (1932 - )

      Negación 45, 1974

      Mixta sobre tela

      110 x 110 cm

      México

       

      34.          Bestabeé Romero (1963 - )

      Serpiente, 2004

      Cuatro llantas de montacargas grabadas

      50 x 50 x 150 cm

      México

       

      35.          Mira Schendel (1919 – 1988)

      Objeto gráfico, 1972

      Dibujo sobre pergamino

      97.8 x 97.8 cm

      Brasil

       

      36.          Antonio Seguí (1934 - )

      Hombre parado con sombrero, 1976

      Carbón y pastel sobre tela

      150 x 150 cm

      Argentina

       

      37.          Jesús Rafael Soto (1923 - 2005)

      Salut renard, 1974

      Metal y acrílico sobre madera

      120.8 x 120 x 25 cm

      Venezuela

       

      38.          Rufino Tamayo (1899 - 1991)

      Nueva York desde la terraza, 1937

      Óleo sobre tela

      51.7 x 87 cm

      México

       

      39.          Luis Tomasello (1915 - )

      Atmósfera cromoplástica No. 486, 1980

      Plástico sobre madera

      180 x 180 x 13 cm

      Argentina

       

      40.          Joaquín Torres-García (1874 - 1949)

      Construcción en blanco y negro, 1931

      Óleo sobre madera

      83 x 40 cm

      Uruguai

       

      Participação especial –

      41.    Thomaz Perina (1921 -2009)

      Paisagem, 2001

      Acrílica sobre tela

      2 x 1 m

      Brasil

      *Obra pertencente ao Instituto Thomaz Perina

       

      SERVIÇO:

      Zoom Latinoamericano – Coleção de Arte Femsa

      Local: Galeria de Arte – CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera. Campinas. Telefone: (19) 3756-8000)

      Visitação: 15/02 a 08/04

      Horário: Terça a sábado -10h às 18h e Domingo – 10h às 16h

      Agendamentos de grupos: no telefone (19) 3756-8000,

      Visitas monitoradas: terças e quintas, das 10h às 17h.

      Não abriremos no dia 21/2 (terça-feira de carnaval)

      Entrada gratuita

      Mais informações no site www.cpflcultura.com.br



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •