• NOTICIAS

      21/03/2012 | Dia Mundial da Água - 22 de março

      “Ribeirão das Cabras, este lixo não te pertence!!!!” É com este tema que a Prefeitura de Campinas realiza nesta quinta-feira, dia 22 de março, no distrito de Joaquim Egídio, uma série de atividades comemorativas ao Dia Mundial da Água.

      A programação tem início às 9h, na trilha do bonde, em frente à capela de Santa Rita, com a retirada simbólica e exposição de lixo encontrado sob a ponte de travessia do Ribeirão das Cabras.

      Na sequência, tem início o chamado Câmbio Verde, em que alunos da Escola Estadual Francisco Barreto Leme e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Alexandre Sartori trocarão material reciclável trazido de casa por mudas de árvores cedidas pelo Departamento de Parques e Jardins (DPJ).

      Há duas semanas que essas escolas vêm debatendo a importância da conservação dos recursos hídricos com os alunos como forma de prepará-los para uma participação ativa em ações voltadas para a manutenção e limpeza dos córregos que compõem a microbacia do Ribeirão das Cabras.

      Também na ocasião, funcionários do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) vão apresentar à comunidade os equipamentos usados para a coleta seletiva de lixos especiais. O objetivo é preparar a população local para o projeto de coleta seletiva a ser implantado no distrito.

      Atrações culturais

      Para tornar o evento mais alegre, duas atrações culturais foram agendadas. A primeira será a apresentação da peça Bendito os Beneditos, com o Teatro de Bonecos de Mamulengos que, por meio de brincadeiras interativas com o público, vai abordar o tema da preservação ambiental.

      Segundo o poeta, ator e diretor do teatro, Sebastian Marques, o assunto pode ser muito bem explorado de forma artística e tirar os participantes do papel de meros espectadores das atividades. “Cuidar da água é uma questão de sobrevivência do planeta, o futuro do século XXI depende do que fizermos agora”, disse Marques que, para desenvolver o tema, vai trabalhar com 18 bonecos feitos de madeira, papel maché e tecido.

      Outra atração será a apresentação do grupo Caixeiras das Nascentes, composto por pessoas de diferentes formações (professores, arte-educadores, artistas, fotógrafos, psicólogos, biólogos, jornalistas e engenheiros) que, sob a coordenação da percussionista Cristina Bueno, vão cantar e tocar a Caixa do Divino (pequeno tambor).

      O show pode ser conceituado como uma releitura que o grupo faz de manifestações populares em que cantam e tocam músicas originárias da Festa do Divino, Folia de Reis, Congadas e outros.

      Toda a programação foi organizada pela Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Estação Ambiental de Joaquim Egídio), da subprefeitura de Joaquim Egídio, e dos departamentos de Limpeza Urbana (DLU) e de Parques e Jardins (DPJ), ligados à Secretaria de Serviços Públicos.

      Segundo Cláudia Esmeriz, da Estação Ambiental de Joaquim Egídio, o evento visa também, além de chamar atenção para a problemática da água, sensibilizar os moradores do distrito e os usuários de final de semana a descobrirem novas formas de apreciar a região e desenvolver atitudes preservacionistas, valorizando os recursos naturais e os patrimônios construídos.

      “Cultura e meio ambiente caminhando juntos. Esta nova visão só pode se realizar através do conhecimento, integração e, sobretudo, valorizando a vida, para que possamos respeitar a natureza pois dependemos dela para uma boa qualidade de vida”, diz Cláudia.

      Dia Mundial

      O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. A preocupação se justifica pelo fato de que, embora dois terços do planeta Terra seja composto por água, apenas 0,008 desse total é potável (próprio para consumo). E como é sabido, grande parte desses rios, lagos e represas está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação do homem. É devido a esta situação alarmante, de que num futuro próximo poderá faltar água para consumo de grande parte da população mundial, que a ONU instituiu uma data especial para estimular uma reflexão sobre o assunto.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •