• NOTICIAS

      04/04/2012 | APAS dá prioridade ao meio ambiente

      APAS dá prioridade ao meio ambiente e campanha segue com novas ações
       

      São Paulo, 3 de abril de 2012 – A campanha da Associação Paulista de Supermercados (APAS) que promove a substituição das sacolas descartáveis pelas reutilizáveis começa uma nova fase. A ação iniciada em agosto de 2010 na cidade de Jundiaí e que um ano e meio depois se espalhou para todo o Estado de São Paulo cresceu ainda mais com a participação dos consumidores a partir de 25 de janeiro, quando eles entenderam a proposta ambiental dos supermercados e passaram a usar sacolas reutilizáveis para levar as compras para casa.

       

      A partir desta quarta-feira, 4 de abril, seguindo os termos do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado entre Ministério Público, Procon-SP e APAS, os supermercados não poderão mais entregar sacolas descartáveis, nem mesmo vender as opções biocompostáveis. “Depois de quase dois anos de campanha nos supermercados, de conscientização da população e do período de adaptação, estamos lançando novas ações para reforçar o nosso compromisso com o meio ambiente e pelo fim da cultura do descarte”, ressalta o presidente da APAS, João Galassi.

      Para continuar estimulando a mudança de hábitos em torno do consumo consciente, as estratégias da APAS incluem outras ações:

       

      - Sacolas reutilizáveis no Dia do Consumidor - A distribuição gratuita de sacolas reutilizáveis realizada em 15 de março, Dia do Consumidor, que totalizou 5,2 milhões de unidades no Estado de São Paulo, será repetida em 2013.

      - Sacolas reutilizáveis “Vai e Vem” – Quando o consumidor esquecer de levar sua sacola ao supermercado terá a opção de adquirir e depois que devolver a sacola reutilizável receber o dinheiro de volta. Essa ideia surgiu na Câmara Técnica do Procon e a APAS entende como uma valiosa contribuição possível de ser praticada por todos os supermercados do Estado de São Paulo. Segundo o presidente da APAS João Galassi, assim que a Câmara Técnica concluir o formato da operação, a entidade irá instruir seus associados para a implantação do projeto.

      - ICMS – A APAS reiterou o pedido ao governo de São Paulo de redução de ICMS para as sacolas reutilizáveis por um período e solicitou a inclusão deste benefício para os sacos de lixo produzidos com material reciclado.

      - Sacolas reutilizáveis de R$ 0,59 - A APAS também está encabeçando uma força tarefa para baratear os preços das sacolas reutilizáveis. Vai reunir os fornecedores de sacolas reutilizáveis na próxima semana para discutir a produção, a fim de viabilizar o produto por menos de R$ 0,59, conforme sugerido pelo TAC.

      - Caixas de papelão – Apesar de não haver mais obrigatoriedade de fornecimento de alternativa gratuita, a APAS recomenda a seus associados continuar a distribuição gratuita de caixas de papelão, lembrando de orientar aos consumidores que estas caixas podem ser reaproveitadas em casa para acondicionar o lixo seco destinado à reciclagem.

      - Ações na Páscoa e Dia das Mães – A APAS recomenda aos associados que aproveitem a Páscoa, na próxima semana, e Dia das Mães, em maio, para realizarem ações promocionais que envolvam sacolas reutilizáveis.

      - Serviço 0800 – A APAS criou um canal direto com os consumidores que poderão tirar suas dúvidas até maio. Ele funciona de segunda a sexta-feira, entre 9h e 21h, por meio do número 0800. 580 5000.

       
      Histórico da campanha mostra apoio da população - A campanha da APAS ganhou as “ruas” no dia 25 de janeiro de 2012 após ter recebido o apoio formal do governador Geraldo Alckmin, do prefeito Gilberto Kassab e de mais 150 prefeituras do interior paulista. Segundo monitoramento realizado pela APAS, no dia 25 de janeiro o clima foi de tranquilidade nos supermercados, sendo que a maioria dos consumidores levou sua própria sacola e outros meios sustentáveis para acondicionar as compras. O termômetro da campanha foi o levantamento divulgado pelo Instituto Datafolha: 57% dos 1.900 paulistanos entrevistados entre os dias 26 e 27 de janeiro aprovaram a substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis.

      Os resultados positivos, segundo a avaliação da APAS depois de obter 77% de aprovação em Jundiaí, foram alcançados devido às ações promovidas que incluem campanha publicitária na mídia, ampla cobertura da imprensa, promoção de intervenções urbanas, participação em debates, orientação aos supermercadistas e treinamento das equipes de funcionários, além da ampla campanha de conscientização feita pelo governo do estado.

      Prazo de adaptação – Dúvidas de consumidores em relação à adaptação aos novos hábitos levaram a assinatura de um acordo entre Ministério Público, Procon-SP e APAS na semana seguinte ao lançamento da campanha, no dia 3 de fevereiro. Com este acordo, a população ganhou um prazo maior para se adequar a mudança: foram 60 dias para a desagregação do hábito de transportar as mercadorias em sacolas descartáveis.

      Durante essa fase de transição, os supermercados ofereceram alternativas gratuitas para o transporte das compras, incluindo as caixas de papelão e sacolinhas. A redução de sacolas alcançou 72% em relação a igual período do ano passado. Para o diretor de sustentabilidade da APAS João Sanzovo o objetivo da campanha da APAS sempre foi estimular os hábitos sustentáveis em benefício do meio ambiente e promover a conscientização dos consumidores para o fim da cultura do descarte. “Cada alteração nas etapas da campanha teve o foco na sustentabilidade e no respeito ao consumidor.”

      PNRS – Com a campanha, o setor de supermercados está se antecipando à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que entrará em vigor em 2014. A lei exige que a empresa seja a responsável por destinar corretamente o resíduo no meio ambiente. Esta iniciativa também se equipara ao que vem sendo feito em vários países, nos cinco continentes.

      Nos Estados Unidos algumas cidades tomaram medidas para impedir a proliferação das sacolas. A primeira a deixar de usá-las foi San Francisco, em 2007. Na Suíça, alguns supermercadistas tomaram a decisão de banir as sacolinhas por conta própria, mas não há lei que proíbe a distribuição das sacolas descartáveis.

      Na Itália, França, Portugal e Espanha, quem quiser sacos descartáveis tem de pagar por eles. Para desestimular o uso, Alemanha, Dinamarca, Irlanda, África do Sul, China e partes da Austrália proíbem a distribuição gratuita de sacolas. Bangladesh proibiu as sacolas em 2002, após diagnosticar que o entupimento de bueiros por plástico foi o fator responsável pela grande inundação de 1998 no país.

       
      Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas.

       

      Visite o site www.portalapas.org.br

      Vistie o Blog: www.vamostiraroplanetadosufoco.org.br

      Siga a APAS no Twitter: www.twitter.com/infoapas

       

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •