• NOTICIAS

      13/04/2012 | Giovannetti completa 75 anos de história

      Poucos são os bares cuja trajetória se entrelaça à história de uma cidade e de sua população.  O Giovannetti, em Campinas, interior de São Paulo, é um exemplo deste seleto grupo de estabelecimentos sólidos. Ao completar 75 anos em maio deste ano, este “senhor” mantém-se jovem e moderno sem perder suas características originais de botequim familiar onde os quitutes conservam o mesmo sabor caseiro dos tempos de sua fundação e o chope continua com a mesma cremosidade, sabor e temperatura ideais.

      História
      Foi pelas mãos do imigrante italiano Enrico Giovannetti e sua esposa Dona Helena (ambos falecidos), que nasceu, à Rua General Osório, em frente ao Largo do Rosário, o primeiro bar e choperia da marca, hoje, uma potência com outras duas unidades na cidade e também detentora das marcas Orly Panificadora e Barbacoa Campinas.
      Enrico trabalhava numa fábrica de cerveja chamada Cabeça de Cavalo, na região central da cidade. Quando o dono da fábrica faleceu Enrico conheceu a viúva, Helena, com quem veio a se casar e, posteriormente, abrir o bar.
       
      Toda a família participava da rotina do Giovannetti de alguma forma. Enrico, com sua experiência no ramo de cerveja sugeriu a um revendedor que aumentasse o comprimento da serpentina para gelar ainda mais a bebida. Dona Helena, exímia cozinheira, preparava os salgados em casa e os levava ao estabelecimento em cestas. Naqueles tempos ela era a única mulher a entrar no bar.

      Após o falecimento de Enrico e Dona Helena a família optou por vender o estabelecimento para um garçom da casa. Posteriormente, outros cinco proprietários sucederam-se, mas, a expansão da marca com a abertura de novas unidades teve início em 1981, com a aquisição do bar pelos atuais proprietários (um grupo de empresários).
       

      Cardápio
      Ponto de encontro de intelectuais, artistas, boêmios e políticos de Campinas, que ali se reuniam para discutir assuntos relevantes para a cidade ou, simplesmente, reencontrar os amigos, o Giovannetti mantém até hoje o esmero no preparo das receitas e a qualidade do chope, tirado por “mestres” nessa arte. Atualmente são consumidos, em média, 40 mil litros da bebida nas casas do Grupo.
       
      Os tira-gostos conhecidos pelos nomes curiosos de rolha (croquete), envelope (pastel), milionário (quibe), portuga (bolinho de bacalhau) e Marta Rocha ou Penosa (coxinha de galinha) são as vedetes do cardápio, a qualquer hora do dia ou da noite, assim como já ocorria nos tempos de Enrico e Dona Helena.

      O Giovannetti lançou moda. Foi ali que nasceu o corte de sanduíches boca de anjo. Quem teve a ideia, nos anos 1960, foi o então chapeiro da casa, de apelido Moleza. À época as mulheres começavam a frequentar o bar e, como eram mais delicadas ao comer, ele resolveu cortar o pão francês em oito pequenas partes iguais.

      Das mãos de Moleza saiu também o Psicodélico, mais famoso sanduíche do Giovannetti, criado a partir de pontas das peças de frios que não eram fatiadas. A receita foi alterada com o passar dos anos e ganhou novos ingredientes, mas, seu sabor irresistível permanece até os dias atuais. Outras iguarias somaram-se ao Psicodélico com o passar dos anos, como o Shapp, o Casal 20 e o Moleza. Todos com sabores marcantes e histórias pitorescas.

      Gestão e público
      Se a tradição está presente nas receitas – cujos segredos são guardados a sete chaves – no modelo de gestão e de atendimento muita coisa mudou. Juntas, as três unidades Giovannetti recebem mais de 70 mil pessoas por mês. Para dar conta desse contingente com o mesmo padrão de excelência, a antiga comanda de papel foi substituída pelo moderno equipamento de comanda eletrônica capaz de reduzir em até 10 minutos o atendimento ao cliente.
      A clientela do Giovannetti é constituída em sua maioria (70%) por pessoas de Campinas, sendo que 40% desse total são famílias. Moradores de cidades do Interior do Estado de São Paulo representam 20% do público das casas e 10% são estrangeiros.

      No moderno modelo de gestão, a valorização dos colaboradores – mais de 300 – está presente na forma de atividades de integração, eventos e palestras. As ações de responsabilidade social e ambiental, que norteiam as grandes corporações também fazem parte da política do Grupo.

      Eventos como a Campanha do Psicodélico e a FeiGioada Solidária, que visam arrecadar verba para entidades assistenciais de Campinas, são realizadas anualmente pela choperia. Na área de responsabilidade ambiental o Giovannetti adota medidas simples e eficazes como doar o óleo utilizado para uma empresa de reciclagem, utilizar iluminação com sensor de movimento, produtos biodegradáveis e torneiras dos lavatórios automáticas para evitar o desperdício da água.

      Serviços
      Como a comodidade da clientela sempre foi o foco principal do Giovannetti, o Grupo teve a iniciativa inédita, em 2002, de disponibilizar uma confortável van para transportar hóspedes de hotéis da cidade que desejassem passar horas agradáveis em qualquer de suas unidades. O serviço ganhou impulso com o crescimento do setor hoteleiro da cidade e é realizado com muito sucesso até os dias atuais.
      E, se o cliente não vai ao Giovannetti o Giovannetti vai até ele, seja por meio do serviço de delivery, seja pelo Giovannetti Eventos, criado para transportar para outros locais todo o conceito de uma unidade da marca. O serviço tem abrangência em todo o Estado de São Paulo e sul de Minas.
       
      A infraestrutura oferecida inclui chopeira de gelo (um dos mais conhecidos símbolos do Giovannetti), forno elétrico, fritadeira, copos, bolachas para copo de chope, porta-guardanapos, bandejas e pratos para lanches. A equipe é formada por garçons bilíngues, chapeiros, chopeiros e auxiliares de cozinha - devidamente uniformizados e treinados. Os detalhes na ambientação, atendimento e no operacional são calculados para que o dono da festa não tenha nenhum tipo de preocupação antes, durante ou depois do evento. Desde a sua criação, o serviço já foi realizado em mais de 500 eventos.

      De acordo com Wagner Bordin, gerente do Grupo Giovannetti, o estilo de vanguarda da marca, responsável por lançar tendências, torna-a um exemplo de sucesso e é motivo de orgulho. “Quando nos deparamos com métodos e produtos parecidos com os nossos ficamos honrados, pois enxergamos nisso uma homenagem”, afirma ele.

      Unidade Rosário
      O prédio da unidade mais antiga e tradicional do Grupo tem três andares. O salão no piso inferior tem um convidativo balcão, além de peças de frios penduradas no teto que remetem à decoração Art Decó, típica dos botequins dos anos 30. Os famosos petiscos são produzidos nos andares superiores, que também são utilizados para o setor administrativo. Mas o cardápio vai além dos saborosos aperitivos. A casa oferece almoço executivo diariamente, das 11h às 15h.

      Unidade Cambuí
      Um imponente imóvel à Rua Benjamim Constant, no Cambuí, de 1.700 metros quadrados, abriga desde 1997 o Giovannetti Cambuí. A edificação com mais de 150 anos é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) e foi totalmente repaginado pelo Grupo. Mesas dispostas em um salão de oito metros de pé direito, sacadas, varandas e áreas ao ar livre que acomodam até 500 pessoas. Quem passa por lá na hora do almoço tem como opção buffets de saladas, pratos quentes, estação de massas e sobremesas, além do buffet de sushi e sashimi para aqueles que apreciam a culinária oriental. Fora isso, todos os tradicionais lanches e porções também podem servir de companhia enquanto os clientes admiram os vitrais e as características arquitetônicas do lugar.

      Unidade Parque D. Pedro
      Inaugurada no Parque D. Pedro Shopping em 2002, a casa apresenta toques contemporâneos. Com 600 metros quadrados, o espaço abriga confortavelmente 400 pessoas. No salão, o mobiliário moderno que incluiu luminárias coloridas se mistura a antiguidades tais como máquinas de moer café, chaleiras de ferro, máquinas de escrever e outras. Uma grande área coberta com vista para o shopping e uma outra ao ar livre com um belo projeto paisagístico são convites para um chopinho gelado. No almoço os clientes podem optar pelos buffets de massas caseiras ou de sushis. Ou, se preferirem, podem escolher uma das duas sugestões de pratos do dia, servidas à la carte. Ambas as opções incluem buffet de saladas.

      Mascote e loja
      Como inovar é a palavra de ordem do Grupo Giovannetti, as casas oferecem como diferencial uma loja de suvenires. São copos, camisetas, chaveiros, canecas, bonés e outros artigos alusivos à marca e ao mascote das choperias, o cão da raça São Bernardo, Beethoven. Dócil e adestrado, o cachorro faz visitas às unidades e brinca com as crianças encantando a todos.

      Outras marcas
      Uma das panificadoras mais tradicionais de Campinas, a Orly, fundada em 1967, é administrada desde 1997 pelo Grupo Giovannetti. Localizada na esquina das ruas Barão de Jaguara e Tomás Alves, no centro da cidade, a padaria – cujo nome remete ao aeroporto francês de Orly, onde surgiu o famoso pãozinho na chapa – atende um público fiel.
      Os pães, doces e salgados produzidos de forma artesanal têm receitas passadas durante gerações e que se perpetuam nas mãos de habilidosos padeiros e confeiteiros.  O mesmo alto padrão encontra-se na recém-lançada linha de doces premium BoMalla, criada em 2012 especialmente para atender a casamentos, aniversários e festas em geral. A BoMalla Pâtisserie conta uma linha de mais de 20 produtos, desde bolos, doces variados e lembrancinhas.

      O Barbacoa Campinas, instalado desde 2002 no Parque D. Pedro Shopping, é considerado um dos melhores restaurantes de carnes nobres da cidade. O diferencial da casa, pertencente ao Grupo Giovannetti, é o modo de preparo – inspirado nas grelhas de madeira verde onde os índios Arawak assavam a caça. O estabelecimento oferece mais de 15 cortes exclusivos de carne, além de um buffet de saladas com mais de 40 opções e adega climatizada com aproximadamente 600 rótulos nacionais e importados.
       
       
      Serviço:

      Giovannetti Rosário

      Rua General Osório, 1059, Centro, Campinas, SP

      Telefone: (19) 3231.2830

      Horário de funcionamento: todos os dias das 10h à 0h
       
      Giovannetti Cambuí

      Rua Padre Vieira, 1277, Cambuí. Campinas, SP

      Telefone: (19) 3234.9510

      Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h30 até o último cliente
       
      Giovannetti Parque D. Pedro

      Avenida Guilherme Campos, 500, Parque D. Pedro Shopping - Entrada das Águas, Campinas, SP

      Telefone: (19) 3209.1641

      Horário de funcionamento: todos os dias das 10h à 0h





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •