• NOTICIAS

      13/04/2012 | Antonio Meneses violoncelista

      Violoncelista Antonio Meneses estreia o cargo com concertos nesta semana

      Repertório apresentado pelo pernambucano ao longo do ano terá de clássicos a obra inédita de Marco Padilha

      Com quatro concertos e dois programas diferentes, o violoncelista Antonio Meneses, 54, assumiu nesta semana a função de artista em residência da Osesp.

      Anteontem fez um recital com o pianista José Feghali, e hoje, amanhã e sábado toca o "Concerto para Violoncelo" de Antonín Dvorák (1841-1904) sob a regência da titular Marin Alsop.

      É a primeira vez que a orquestra prevê esse tipo de contato com um solista. Meneses terá aqui função análoga à dos violinistas Frank Peter Zimmermann (com a Filarmônica de Nova York) e Anne-Sophie Mutter (com a Sinfônica de Londres).

      No concerto de Dvorák -obra central do repertório de seu instrumento-, ele ainda procura por matizes: "Nenhuma obra está jamais resolvida, é um processo de atualização e estudo constante", disse à Folha por telefone, na última terça-feira.

      "A grande dificuldade desse concerto é a relação entre solista e orquestra. Não é fácil projetar o som, e nem todos os maestros oferecem um tempo adequado para ensaiar", acrescentou antes do primeiro encontro com Alsop, com quem nunca trabalhara.

      Ao longo do ano, serão dois programas distintos com a orquestra, dois de câmara e uma "masterclass". "A única coisa que posso é fazer jus a esse gesto da orquestra."

      Um destaque será a estreia mundial, em novembro, do concerto para violoncelo encomendado a Marco Padilha.

      "Já estou com a partitura em mãos e acho que vai soar muito bem. Suas obras têm sempre algo a dizer, e isso é o mais importante para uma música", disse Meneses.

      Além de Dvorák, a orquestra apresentará a "Sinfonia n° 3 - Kaddish" de Leonard Bernstein (1918-90), dedicada à memória de John Kennedy. Até setembro o público terá conhecido as três sinfonias do norte-americano.

      Durante a turnê europeia da Osesp em 2010, Meneses tocou a "Sarabande" da

      "Suíte n° 1" de Bach como bis para a exigente plateia de Viena e Salzburg. Ele afirma que é possível esperar algo similar no concerto de hoje. "É o que tenho em mente."

      CONCERTO PARA VIOLONCELO
      QUANDO sex. (13), às 21h; sáb. (14), às 16h30
      ONDE Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, São Paulo; tel. 0/xx/11/3223-3966)
      QUANTO de R$ 44 a R$ 149
      CLASSIFICAÇÃO livre



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •