• NOTICIAS

      25/04/2012 | Supermercadista mantém otimismo

      Os supermercadistas do Estado de São Paulo continuam otimistas e confiantes em relação aos rumos da economia brasileira. É o que apontou a Pesquisa de Confiança dos Supermercados, da Associação Paulista de Supermercados – PCS/APAS realizada em março. Segundo o levantamento, 42% dos empresários ouvidos estão confiantes com o ambiente econômico atual e futuro.

      O percentual de otimistas se manteve estável em relação ao levantamento realizado em fevereiro. Trata-se do segundo melhor desempenho registrado desde que a pesquisa foi iniciada, em junho do ano passado. Em primeiro lugar ainda está o resultado de janeiro, quando o índice de confiança chegou a 45%. Já em relação aos pessimistas houve queda de 43% em fevereiro para 20% em março.


      Expectativas – A confiança se mantém em relação ao futuro. O otimismo chega a 32,9% entre os supermercadistas consultados quando a referência é o momento atual. Já na expectativa futura, o índice chega a 50,4%.

      Quando a análise considera o pessimismo, o resultado mostra queda expressiva: houve redução de 46% para 25,5% de pessimistas em relação à economia brasileira no presente. Apenas 13,9% estão pessimistas em relação ao futuro.

      A retomada da atividade econômica é um dos motivos do bom humor do varejista de São Paulo: 48% dos entrevistados apontaram que estão otimistas com relação desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no presente, enquanto em fevereiro este percentual era de 32%, e 70% estão otimistas com relação ao PIB no futuro, contra 41% no mês passado.

      A taxa de juros é outro ponto que chama a atenção no levantamento feito pela APAS: 52% dos entrevistados estão otimistas com relação ao processo de queda da selic. No mês passado o índice era de 18%.

      “A conjunção de fatores atrelados ao comportamento da taxa de juros e da economia em geral que impacta diretamente no desempenho das vendas nos supermercados tende a ditar a confiança do setor supermercadista ao longo de 2012”, analisa o presidente da APAS João Galassi.

       
      NOTA METODOLÓGICA

      A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados junto aos empresários supermercadistas que respondem por 85% do faturamento do setor supermercadista paulista. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E, de maneira geral, auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.


      Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas.

      Visite o site www.portalapas.org.br

      Blog: www.vamostiraroplanetadosufoco.org.br

      Siga no Twitter www.twitter.com/infoapas



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •