• NOTICIAS

      08/05/2012 | Projeto Curtas de Animação

      Escolas públicas de Campinas, Americana, Piracicaba e Jundiaí recebem DVDs com desenhos animados feitos pelos alunos
          
       
      DVD com as animações e o making of das produções do Projeto Curtas de Animação, realizado pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas com patrocínio da Comgás, chegam às escolas do interior de São Paulo
           

      Escolas de Campinas, Jundiaí, Piracicaba e Americana que participaram do Projeto Curtas de Animação realizado pelo Núcleo de Animação de Campinas, recebem esse mês DVDs com filmes produzidos pelos alunos. Essas quatro escolas participaram, no ano passado, do projeto que promoveu oficinas de animação dentro das instituições para ensinar a aplicação de técnicas básicas de produção de desenho animado aos alunos com o objetivo de estimular a identidade e a consciência ambiental de jovens do ensino público. O projeto foi patrocinado pela Comgás e as oficinas foram aplicadas por um dos mais importantes especialistas em animação do Brasil, o professor Maurício Squarisi, integrante do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas (SP).

      Com incentivo da Lei Rouanet, do Governo Federal, o projeto promoveu oficinas de uma semana (de segunda-feira a sábado, 4 horas por dia, num total de 24 horas), nas quais alunos da escola aprenderam a técnica de animação e produziram um desenho animado a partir de um único tema: “A identidade cultural de sua cidade e a relação dos seus habitantes com o meio-ambiente”.


      No ano passado, cada escola participante do projeto também recebeu em doação um zootroscópio (aparelho utilizado para animar desenhos), que pode ser utilizado por todos os alunos, para incentivar a criação de grupos de produção artística dentro do ambiente escolar.

      “O objetivo foi transformar a arte da animação numa ferramenta de formação social, cultural e ambiental”, resume Antoine Kolokathis, diretor-fundador da Direção Cultura (www.direcaocultura.com.br), responsável pela produção desse projeto. A produtora de eventos culturais sediada em Campinas é uma das mais atuantes do Brasil e em mais de dez anos já produziu dezenas de espetáculos de música e artes cênicas.

      Das escolas participantes das oficinas no ano passado, a E.E. Profa. Clarice Costa Conti, de Americana, será a primeira a receber o DVD fruto do projeto, no dia 5 de maio. Em seguida, será a E.M.E.F. Pe. Domingos Zatti, de Campinas, no dia 12. Depois, a E.E. Pedro Moraes Cavalcanti, em Piracicaba, dia 19. Por fim, será a vez da E.E. Prof. Benedita Arruda, de Jundiaí, no dia 26.


      O DVD contém quatro filmes produzidos pelos alunos de cada uma das quatro escolas participantes do projeto. O DVD traz tanto os curtas de animação, como, também, o making of de produção das obras, que revelam o processo criativo das crianças no exercício de produção das narrativas. Durante as oficinas, os jovens foram estimulados a pesquisar sobre a identidade cultural da região: história, danças populares, mitos, patrimônio material e imaterial.

      Sinopse das animações:
      O filme O véu da noiva, produzido pelos alunos de Piracicaba, é sobre uma lenda da cidade na qual uma noiva, por ter sido rejeitada no altar, se atirou no rio e, hoje, puxa os pescadores para o fundo das águas. Já Ratos de Bueiro, feito pelos alunos de Campinas, é sobre uma banda de música que é vaiada por jogar lixo na rua, mas aprende a lição e passa a reciclar os detritos.

      Princesa Tecelã, animada pelos alunos de Americana, é sobre a história de duas escravas que viveram na cidade e, O Amigo da Onça, realizado pelos alunos de Jundiaí, gira em torno da história de uma onça que foi tristemente atropelada na estrada.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •