• NOTICIAS

      18/05/2012 | Fórmula & Cia

      FÓRMULA & CIA traz especialista Karina Ruiz para abordar novidades no tratamento da obesidade.

      Entre as doenças da vida moderna, a obesidade é crescente e preocupante no Brasil. A Fórmula & Cia. - Manipulação e Drogaria, de Campinas, traz a especialista em Farmacologia, Karina Ruiz, para a palestra de atualização técnica Tratamentos Inovadores da Obesidade, dirigida para os profissionais da área de saúde. Karina, que é graduada em Ciências Farmacêuticas e consultora técnica nas áreas de Farmácia Magistral e Nutrologia, vai abordar os fatores fisiopatológicos associados ao processo de obesidade, tratamentos clássicos e inovadores e as novas perspectivas para o futuro. Essa palestra técnica acontece na terça (22 de maio), às 19 horas, no Vitória Concept Hotel, em Campinas. As confirmações de presenças devem ser feitas pela Central de Atendimento da Fórmula & Cia, pelo fone 0800-11-1747.

      PROMOÇÃO DA SAÚDE - Para a especialista Karina Ruiz, as farmácias, além de exercerem suas funções básicas de promoção da saúde - prestação de serviços de atenção farmacêutica, manipulação de formulações, dispensação de medicamentos, entre outras, exercem um papel chave na atualização científica, uma vez que apresentam grande capacidade de captação de novidades, que se desenha pela própria dinâmica do mercado no Brasil. Ela acrescenta que os farmacêuticos, sendo profissionais da saúde, tem o dever de contribuir para o aperfeiçoamento e atualização dos outros profissionais da saúde, aqueles que trabalham diretamento no diagnóstico das doenças, como nutricionistas e médicos, oferecendo alternativas mais interessantes e eficazes para o tratamento, além de trabalhar em equipe orientando as melhores formas farmacêuticas e associações. "Dessa maneira, o objeto de trabalho de todos os profissionais citados - o paciente, tem disponível o melhor em termos de tratamento, além de poder contar com profissionais extremamente qualificados e sempre atualizados", finaliza Karina.

      Para o proprietário da Fórmula & Cia., Marcos Ebert, a realização periódica dessas palestras técnicas, com profissionais altamente qualificados e reconhecidos nos meios profissionais e acadêmicos, "são importantes para o aprimoramento constante do atendimento dos profissionais de saúde à população e também para a nossa equipe interna de colaboradores, que busca sempre aprimorar a qualidade". Ebert acrescentou que palestras técnicas, como a da especialista Karina Ruiz, trazem sempre importantes novidades e são momentos de atualização e ampliação dos conhecimentos.

      ENTREVISTA COM KARINA RUZ SOBRE OBESIDADE

      Como esse evento é dirigido para médicos, como você abordará a questão obesidade?

      Karina Ruiz - Abordarei principalmente os aspectos fisiopatológicos associados à questão neuro-hormonal na gênese e manutenção da obesidade e como modular esses aspectos com tratamentos baseados em nutracêuticos e fitoterápicos modernos. Destacarei especialmente a modulação da insulina, leptina, grelina, colecistocinina e os neurotransmissores (por exemplo, serotonina e GABA) e o papel disso no tratamento da obesidade.

      Entre as informações que serão passadas aos médicos nesse evento, quais os tratamentos inovadores nesta especialidade e que podemos destacar?

      Karina - Os tratamentos inovadores são aqueles que têm por objetivo modular a liberação ou melhorar a ação de mecanismos comprometidos pelo processo de obesidade. Por exemplo, na resistência à leptina e à insulina, lançamos mão de ativos nutracêuticos que têm como características promover redução da resistência desses hormônios/peptídeos e, consequentemente, melhorar, por exemplo, a questão da homeostase energética, fazendo o obeso ingerir menos alimento (especialmente aqueles ricos em gorduras e açúcares, como as "comfort foods") e gastar mais energia. Serão abordados vários mecanismos, esse é apenas um exemplo.

      Para as pessoas que acabam tendo um ritmo acelerado e nem sempre se alimentam bem, o que provoca sobrepeso - caminho fácil para a obesidade, assunto que tanto preocupa a saúde pública, o que você recomenda para o controle do peso para quem atinge limites preocupantes?

      Karina - Inicialmente, reconhecer que precisa mudar seus hábitos de vida, através de dieta adequada e prática regular de exercícios. Depois, a procura de um profissional médico, especialista na área, para que este possa corrigir os desequilíbrios bioquímicos e nutricionais a fim de promover condições adequadas para que o paciente, de fato, consiga os resultados esperados.

      Como consultora de nutrição funcional, qual a sua avaliação do papel da alimentação para uma vida saudável e quais as suas recomendações básicas nessa questão?

      Karina - A alimentação adequada e saudável é realmente muito importante para se obter uma boa qualidade de vida. Não é possível estar bem e com saúde se alimentando mal e buscando hábitos de vida não saudáveis. Minhas recomendações são: busque sempre se alimentar de forma equilibrada, comendo de tudo, mas em pequenas porções. Não pule refeições ou deixe de se alimentar, pois o organismo interpreta essa ação de forma errônea e vai buscar compensar de qualquer maneira e, muito importante, saiba que, se você exagerou em alguma refeição, a próxima terá que ser mais regrada a fim de compensar os excessos anteriores.

      Crédito: Roncon & Graça Comunicações





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •