• NOTICIAS

      25/05/2012 | Guia Politicamente Incorreto da Filosofia

      Pondé lança o “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia” na CPFL Cultura, na próxima segunda-feira

      Nesta obra, o conceituado filósofo procura (e discute) as origens do politicamente correto

      Com reflexões afiadas e provocadoras, o filósofo Luiz Felipe Pondé lança o Guia Politicamente Incorreto da Filosofia (LeYa, 224 páginas, R$ 39,00) na CPFL Cultura, em Campinas, na próxima segunda-feira (28), às 19h. O lançamento terá palestra do autor, que será acompanhado do professor Martins Cezar Feijó. O evento, com entrada franca, terá transmissão on line pelo site cpflcultura.com.br.

      Nesta obra, com a ironia costumeira, Pondé desbrava a história do politicamente correto, através do pensamento de grandes filósofos como Nietzsche e Darwin, e de escritores como Nelson Rodrigues. “Para os defensores do politicamente correto, tudo é justificado dizendo que você é pobre, gay, negro, índio, ou seja, algumas das vítimas sociais do mundo contemporâneo. Não se trata de dizer que não há sofrimento na história de tais grupos, mas sim dos exageros do politicamente correto em querer fazer deles os proprietários do monopólio do sofrimento e da capacidade de salvar o mundo. O mundo não tem salvação”, escreve.

      Dividido por temas, a obra se baseia em conceitos defendidos por filósofos de diversas origens para abordar assuntos como capitalismo, religião, mulheres, instintos humanos, preconceito, felicidade e covardia.

      O “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia” não é um livro sobre a história da filosofia, mas sim um ensaio sobre a filosofia do cotidiano. Nele, Luiz Felipe Pondé confessa uma mentira moral e universal na sociedade: o politicamente correto.

       

      Pondé

      Luiz Felipe Pondé é filósofo, doutor em Filosofia Moderna pela USP/Universidade de Paris e pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, Israel. Professor da PUC-SP e da FAAP, é colunista da Folha de S. Paulo e autor dos livros Do pensamento no deserto, Conhecimento na desgraça, O homem insuficiente (todos pela Edusp), Crítica e profecia (pela Editora 34) e do best-seller Contra um mundo melhor, publicado pela LeYa em 2010.

       

      Martins Cezar Feijó

      Professor universitário na Facom-FAAP (desde 1988) e no programa de pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie (desde 2002). Autor de dez livros.

       

       

      Serviço

      Lançamento do livro “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia”, de Luiz Felipe Pondé

      Palestra do autor e do professor Martins Cezar Feijó

      Data: segunda-feira (28)

      Horário: 19h

      Local: CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas - SP)

      Entrada franca

      Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •