• NOTICIAS

      04/06/2012 | Exposição Memória e Altar

      Exposição Memória e Altar, na CPFL Cultura, permanece aberta ao público no feriado prolongado.

              A mostra reúne as coleções de arte africana e pré-colombiana do professor Rogério Cerqueira Leite, em  um dos maiores acervos privados do país; aberta à visitação até 25 de junho; entrada franca
              

              A exposição Memória e Altar, em cartaz na Galeria de Arte da CPFL Cultura, é a dica cultural para este feriado prolongado. O visitante terá oportunidade de conhecer coleções de arte africana e da América pré-colombiana de um dos maiores acervos privados existentes no país, criado pelo professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite ao longo de muitos anos de dedicação e pesquisa.

              A mostra, aberta até 25 de junho, traz mais de 400 peças, entre esculturas, máscaras, objetos de materiais e tamanhos variados (madeira, marfim, bronze, entre outros, de seis centímetros a 1, 70 metro), com curadoria de Marcos Tognon (professor de História na Universidade Estadual de Campinas) e Renata Sunega (arquiteta e historiadora da arte). O acervo foi cedido em comodato pelo colecionador à Unicamp para ser utilizado, futuramente, em projetos educacionais. Em novembro, parte do acervo africano será exposto na Pinacoteca, em São Paulo.

              Na coleção africana, destacam-se peças da Costa do Marfim, Nigéria, Camarões, Congo, Gabão, Senegal, Angola, BurkinaFaso, Senegal, Tanzânia, Etiópia, entre outros países. O conjunto permite a contemplação de exemplares provenientes de povos com os Dan, Baolé, Anang, Yoruba, Bulu, Moba, Pende, Bantu, Pumu, Fang, Dogon e Sakuma, informa a pesquisadora Renata Bittencourt, pesquisadora e gerente de Educação Cultural do Itaú Cultural.

              No recorte da coleção pré-colombiana, o público terá oportunidade de conhecer, através dos artefatos, povos indígenas que viveram na América antes da chegada dos primeiros colonizadores, suas sociedades e religiões.

              Para que o público, de modo geral, possa não somente apreciar, mas agregar valores ao seu conhecimento, são promovidas visitas monitoradas, e um projeto educativo junto às unidades de ensino com conteúdos específicos aos alunos e professores.

              

              Serviço

              Memória e Altar - Coleções de Arte Africana e Pré-Colombiana de Rogério Cezar de Cerqueira Leite

              Curadoria: Marcos Tognon e Renata Sunega

              Local: Galeria de Arte da CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632. Chácara da Primavera. Campinas. SP)

              Horário de Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h as 18h* e domingos, das 10h as 16h. Até 25 de junho.

              *Até as 22h nos dias de programação

              Agendamento de grupos pelo telefone (19) 3756-8000 de terça a sexta das 10h às 17h

              Entrada franca

              www.cpflcultura.com.br



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •