• NOTICIAS

      12/06/2012 | Prêmio Campinas Decor 2012

      Sueli Cardoso, Otto Felix, Ana Lúcia Castro, Marina Gwyther, Maria Delmanto, Renato Páteo, Adriano Stancati, Daniele Guardini e Stella Pastana Tozo brindam aos resultados do Prêmio Campinas Decor 2012

      Cabana do Cavaleiro, Home Cinema, Jardim da Fazenda e Jardim Campinas Decor são os grandes vencedores do Prêmio Campinas Decor 2012

      Edição rendeu também Menção Honrosa à Copa das Crianças, na categoria Novos Talentos; visitantes têm até domingo, dia 17, para conhecer a mostra e conferir os ambientes premiados

      Os ambientes Cabana do Cavaleiro e Paisagismo, Home Cinema, Jardim da Fazenda e Jardim Campinas Decor são os grandes vencedores do Prêmio Campinas Decor 2012, cuja solenidade de entrega foi realizada na noite de ontem, segunda-feira, 11, na Fazenda Santa Margarida, em Joaquim Egídio. Em sua quarta edição, a premiação contou com uma novidade: uma menção honrosa ao ambiente Copa das Crianças, o mais votado pelo júri na categoria Novos Talentos. Outra surpresa é que houve empate e dois projetos foram contemplados com o primeiro lugar na categoria Paisagismo (Jardim da Fazenda e Jardim Campinas Decor).

      Esta também foi a primeira vez em que a solenidade de entrega do Prêmio Campinas Decor foi realizada ainda durante a realização da mostra de arquitetura, decoração e paisagismo, que segue até 17 de junho. A mudança dá a oportunidade de o público conferir os ambientes premiados e os demais espaços que compõem a 17ª edição do evento.

      O projeto Cabana do Cavaleiro e Paisagismo, assinado pelo arquiteto e urbanista Otto Felix, ficou com o primeiro lugar na categoria Arquitetura, Decoração e Design de Interiores. Em sua segunda participação na mostra, é também a segunda vez que o profissional tem sua atuação reconhecida na premiação. Em 2011, Felix obteve uma Menção Honrosa pelo ambiente Escritório da Marchand e Galeria, que naquela edição havia ficado a menos de um ponto de distância em relação ao segundo colocado na categoria. Como premiação, além do troféu, o expositor ganhou uma viagem para a cidade italiana de Milão, por ocasião do Salão Internacional do Móvel, e uma adega climatizada, presente da GE Eletrodomésticos, uma das patrocinadoras másters da Campinas Decor 2012.

      “Estou muito feliz. Construir um ambiente de 160 metros quadrados em um prazo de 40 dias foi bastante difícil, mas os resultados têm sido mais do que compensadores”, afirmou Otto Felix ao receber o troféu das organizadoras

      O segundo lugar na categoria ficou para o Home Cinema, projetado pelos arquitetos Daniele Guardini e Adriano Stancati. A dupla ganhou uma viagem para a capital argentina, Buenos Aires, por ocasião da mostra de decoração Casa Foa, além de troféu e uma adega GE. No ano passado, Daniele e Adriano também conquistaram o segundo lugar na categoria, com o Loft Nova York.

      Na categoria Paisagismo, ocorreu o primeiro empate desde a criação da premiação, em 2009. Os grandes vencedores da noite foram o Jardim da Fazenda, assinado pelo engenheiro Alexandre Furcolin, com a colaboração da arquiteta Marina Gwyther, que recebeu o troféu na noite de ontem como representante de Furcolin, e o Jardim Campinas Decor, assinado pelo engenheiro agrônomo e paisagista Renato Páteo e pela arquiteta e paisagista Maria Delmanto. Com a conquista, a dupla,  tornou-se tetracampeã na premiação. O prêmio para os dois projetos, além de troféu e de uma adega GE, é uma viagem para a Holanda, por ocasião do evento Plantarium 2011.

      O espaço Copa das Crianças, projetado pela designer de interiores Ana Lúcia Castro, foi o merecedor da Menção Honrosa na Categoria Novos Talentos (ambientes reservados pela mostra para a participação de profissionais com até dois anos de mercado). Além da placa de menção honrosa, a profissional ganhou um microondas enviado pela GE.

      Os premiados foram escolhidos por um júri formado por seis profissionais de grande representatividade no setor. São eles: a arquiteta e jornalista Olga Krell, consultora da On Line Editora, na qual dirige as revistas Decoração & Estilo Casa e Casa Festas, a jornalista Claudia Nogueira, editora das revistas Casa Cláudia e Arquitetura & Construção, o arquiteto e urbanista Celso Primi, o arquiteto, urbanista e professor da Unicamp Marcos Tognon, a arquiteta e urbanista Rosana Ferrari, conselheira superior do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo) e conselheira estadual do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), e o decorador Tuta Martins.

      Para chegar ao resultado final, os seis jurados convidados avaliaram todos os ambientes seguindo critérios definidos pela organização. Nos ambientes de Arquitetura, Decoração e Design de Interiores, foram avaliados os seguintes conceitos: concepção do projeto executado; criatividade; relação com o tema proposto; funcionalidade e conforto; inovação, tecnologia e tendência. Nos  espaços de Paisagismo, além dos itens anteriores, foram analisadas também a harmonia e a adequação das plantas ao local.
       

      Conheça os ambientes premiados:

      Categoria Arquitetura, Decoração e Design de Interiores

      1º Lugar - Cabana do Cavaleiro e Paisagismo - Em meio à vasta vegetação da fazenda, o arquiteto e urbanista Otto Felix construiu uma cabana de 160 m² mesclando os estilos rústico e contemporâneo a uma pitada de nostalgia. Na construção predominam a madeira freijó e preto. Do meio das árvores surge a construção inusitada, que se harmoniza ao cenário local. O tom nostálgico foi criado usando linhas retas e grandes aberturas nas composições de pedra e madeira, somadas a uma janela antiga, dentro de chanfros. Todos os materiais utilizados respeitaram o meio ambiente, como por exemplo, as placas de cimento. O profissional, que participou da mostra pela primeira vez em 2011, destaca a fachada de pedra com a quina aberta deixando em evidencia a cortina com um efeito de luz criado pelo espelho d’água que está no interior do ambiente. A sala é toda aberta, sem paredes, e o teto de vidro é completado com uma sub cobertura de palha. Esse teto tem papel fundamental na integração do ambiente com o exterior.

      2º lugar - Home Cinema – O objetivo dos arquitetos Daniele Guardini e Adriano Stancati com este projeto foi criar uma sala de cinema residencial, onde assistir a um bom filme seja uma experiência ainda mais prazerosa. A sala foi totalmente automatizada com equipamentos de última geração e ficou extremamente aconchegante e convidativa. Os cantos arredondados unem as paredes e o forro em um elemento único, revestido com papel de parede levemente emborrachado e fundo dourado. O grande sofá com 7 metros de comprimento atende até 12 pessoas sentadas confortavelmente. Na frente, cinco poltronas em laca preta completam o ambiente. A tela de projeção é a maior existente atualmente, com 3,33m x 1,53m. Ela mantém uma superfície de foco homogêneo, permitindo a flexibilidade mesmo quando o espectador assistir filmes em formato wide screen, garantindo assim qualidade para outros tipos de mídias ou filmes. O estilo contemporâneo do espaço de 42 m² é marcado pelas cores preto, café e dourado.

      Categoria Paisagismo

      1º lugar - Jardim da Fazenda - Respeitando o meio ambiente da fazenda, em sinergia com a arquitetura existente, o engenheiro agrônomo Alexandre Furcolin propôs um paisagismo de época para criar o Jardim da Fazenda. O profissional deu nova paginação ao piso existente, criou a praça central protegida por um pergolado que abraça o espelho d’água e instalou bancos que convidam o visitante a desfrutar deste clima campestre. Os materiais utilizados no ambiente foram madeira, ferro fundido, granito folheta e pedra gnaise, com o predomínio das cores branca, azul e lilás na vegetação. O projeto contou com a colaboração da arquiteta Marina Gwyther.

      1º lugar - Jardim Campinas Decor - A premiada dupla Maria Delmanto – paisagista e arquiteta - e Renato Páteo - paisagista e engenheiro agrônomo – criou um espaço que remete ao lazer com piscina natural, encontrado em resorts, hotéis ou ambientes amplos. Com grandes palmeiras e poucos móveis, o objetivo maior é a contemplação e descanso. Os destaques do ambiente de 1.350 m² são a piscina natural que lembra uma praia e os dois grandes bancos com desenho exclusivo dos profissionais. Esses bancos são compostos de tubos metálicos e feitos com maquinário especial. De olho na sustentabilidade, o deck é de madeira biossintética, produzida a partir da reciclagem de lixo plástico, casca de coco e bagaço de cana de açúcar. O lounge foi proposto com estrutura em alumínio preto com vidro laminado e coberto parcialmente com madeira biossintética. O mobiliário de fibras sintéticas e tecidos e telas especiais para ambientes externos e varandas foi pensado para suportar as mudanças do clima. Neste espaço de estilo contemporâneo natural, predominam as cores areia, marrom, preta e verde.

      Menção Honrosa – Categoria Novos Talentos

      Copa das Crianças - A designer de interiores Ana Lucia Castro desenvolveu este ambiente de forma lúdica e colorida para que as crianças tenham vontade de ficar e fazer suas refeições durante as brincadeiras. A laca branca está presente nos móveis e na bancada de serviço foi utilizado o mármore. Compõem ainda este espaço uma lousa branca, TV e som ambiente. O destaque do projeto é para o uso de isopor nos painéis e o lançamento de piso vinílico.
       

      Serviço

      Campinas Decor 2012

      Data: até 17 de junho

      Local: Fazenda Santa Margarida

      Endereço: saída do km 122 da Rodovia D. Pedro I (Rua Rubens Gomes Balsas, 311, distrito de Joaquim Egídio, Campinas - Rodovia Dom Pedro I)

      Horários: terça a sexta-feira, das 14h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 22h; a bilheteria fecha sempre às 20h30

      Valor dos ingressos: R$ 30,00; estudantes e idosos pagam R$ 15,00 e crianças de até 12 anos não pagam

      Passaporte Campinas Decor: R$ 50,00, com visitas ilimitadas

      Patrocínio Máster: Altero (metais para banho, cubas, puxadores e maçanetas), GE (eletrodomésticos e eletroportáteis) e 3M (tecnologia diversificada)

      Patrocínio: Luxaflex (cortinas e persianas) e Mondialle (banheiras e spas)

      Apoio: CPFL Energia, Tecprag, Sempre (segurança patrimonial) e Blocos Marchi

      Telefone para informações: (19) 3255-7744

                  Site: www.campinasdecor.com.br

      Crédito da foto da premiação: Álvaro da Silva Júnior





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •