• NOTICIAS

      21/06/2012 | ABAL - Encontros Musicais

      Com apresentações frequentes como recitalista, com foco na canção brasileira, francesa, inglesa e americana, o barítono Luciano Simões é o convidado da ABAL Campinas em mais um programa da série “Encontros Musicais”, que se realizará na próxima sexta-feira, dia 22/06, às 20 horas, no palco do Auditório Carlos Tontoli, da Associação Campineira de Imprensa (rua Barreto Leme, 1474, Centro, telefone 3234.2591).

      Luciano iniciou sua carreira em 1985 e, de 1987 a 1991, estudou nos cursos de música do CORALUSP, passando depois pela Universidade Livre de Música e Escola Municipal de Música de São Paulo. Entre 1988 e 1995 foi cantor do Grupo Beijo, cujo CD foi finalista do Prêmio Sharp em 1991 e vencedor da Concorrência Fiat em 1990. Cantou também no Coro da OSESP (1994-2000). No grupo Vox Brasiliensis, dirigido por Ricardo Kanji, participou de dois CDs e seis programas sobre a história da música brasileira, produzido pela TV Cultura. No grupo IHU, dirigido por Marluí Miranda, participou de CD premiado pela Academia Gramofônica Alemã (melhor CD de World Music 1995) e da Expo 98, em Lisboa. Mais recentemente, em fevereiro de 2011, participou do espetáculo “A Celebration Service”, de Meredith Monk, inédito na América Latina e dirigido por Thomas Bogdan.  

      O barítono será acompanhado pela pianista Ana Carolina Sacco e interpretará o seguinte repertório: Dentro da Noite, (Lorenzo Fernandez); Nhapopê (Villa-Lobos); Modinha (Jaime Ovalle); Acalanto da Rosa e Amor em Lágrimas (Cláudio Santoro); Cobra Grande, Curupira, Matinta Perera e Foi Bôto, Sinhá (das Canções Amazônicas, de Waldemar Henrique); Retrato (Ronaldo Miranda); Rua Aurora, Alma Minha e Valsinha de Roda (Edmundo Villani-Côrtes).

      O barítono Luciano Simões completou seu doutorado em Música, na área de Canto, pela Universidade Estadual de Michigan, EUA, além de ter também Mestrado em Música, regência coral e mestrado em Artes, na área de Musicologia, pela mesma universidade. É também bacharel em Música, Canto, pela UNESP e farmacêutico-bioquímico graduado pela USP. Fez cursos complementares com o Tafelmusik Choir and Orchestra em Toronto, sob orientação de Ivars Taurins, e com o Bachakademie Stuttgart, na Cracóvia, Polônia, sob orientação de Helmuth Rilling. Desde agosto de 2007, Luciano é professor de canto do Instituto de Artes da UNICAMP. A partir de 2011, Luciano passou a ser responsável pela área de canto do departamento de música. Entre as disciplinas que ministra, destacam-se, além de Canto, Ópera Estúdio, Dicção e Fisiologia da Voz.

      Luciano estudou com renomados cantores no Brasil e nos EUA, incluindo a mezzo-soprano Patrícia Green, o tenor do MET, Richard Fracker, Martha Herr, Sofia Mukhametova, Carlos Vial, Lenice Prioli e Carmo Barbosa. Estudou regência coral com Charles Smith, David Rayl, Abel Rocha e Vítor Gabriel. Foi solista junto à MSU Symphony Orchestra, Orquestra Filarmonia, Coro da OSESP e Banda Sinfônica de Diadema. Entre seus papéis em óperas, destacam-se o Conde Almaviva (As Bodas de Fígaro), Guglielmo (Cosí Fan Tutte), Sam (Trouble in Tahiti) e Schaunard (La Bohème). Já participou de masterclasses com alguns dos maiores nomes da área, como Jacob Staempfli, Anna Reynolds, Dalton Baldwin, Catherine Malfitano, Nancy Argenta, Dominique Moady e Tamás Salgó. Em novembro último se apresentou em recital no CCSP em homenagem ao compositor Villani-Côrtes. Luciano é uma das maiores autoridades na música de Villani-Côrtes no Brasil e no mundo, com um trabalho desenvolvido por seis anos através de ensaios, entrevistas e pesquisa que resultou, além da tese de doutorado sobre suas canções, em livro de partituras com oito de suas canções lançado nos EUA. Além da pesquisa com Villani-Côrtes, Luciano desenvolve pesquisas em história da técnica vocal e na canção popular brasileira (esta última resultou em livro publicado pela editora alemã LAP). Tem apresentado comunicações em importantes congressos como o College Music Society, American Choral Directors Association e ANPPOM, além de masterclasses e recitais em importantes universidades dos EUA, como a Universidade Estadual da Georgia (2009), Westminster Choir College (2002) e o Alma College (2001) e do Brasil, como a Universidade Cruzeiro do Sul (2010), UNESP (2010/11), UFSM (2011), UFPel (2011) e Universidade Federal de Goiás (2009). Em Toronto, dirigiu o Scarborough Choir e o Rainbow Voices, e em Michigan o UBC Choir e o MSU Jazz Choir. Em 1997 ajudou a fundar a Casa da Música, primeira escola de música municipal de Diadema, escola em que também foi vice-diretor, professor de canto e diretor de coros. Nesta cidade foi também assessor para a área de música, coordenando oficinas, regendo coros e organizando eventos musicais.

      A pianista Ana Carolina Sacco, natural de Limeira, teve como professores Maysa Viotto, no Conservatório Musical São José (Limeira-SP) e Maria Elisa Leal Cardoso (S. Caetano do Sul-SP). Graduou-se em piano pela Unicamp, sob a orientação do Prof. Dr. Mauricy Martin. Participou de master classes com renomados professores como Caio Pagano (Brasil/ EUA), Max Barros (Brasil/ EUA), Paul Rutman (EUA), Paulo Álvares (Brasil/Alemanha), Flávio Augusto, Ksenia Nosikova (Rússia), Timothy Shafer (EUA). Vem destacando-se como solista, recitalista e camerista, sendo premiada em concursos de piano e música de câmara. Foi pianista acompanhadora da classe de canto da Unicamp, além de ser requisitada com frequência para correpetição de cantores, regentes e instrumentistas. Participou de vários Festivais de Música, nacionais e internacionais. Solista frente às Orquestras Sinfônicas de Limeira e da Unicamp, além de participar junto à Orquestra Sinfônica de Campinas, Filarmônica de Rio Claro e Orquestra Sinfônica da Unicamp. Convidada recentemente a se apresentar junto ao violista Wilfried Strehle e o clarinetista Manfred Pries (ambos integrantes da Orquestra Filarmônica de Berlin) em recital de encerramento de Semana de Máster Class ministrados pelos mesmos oferecido pela Fundação Vitae e a Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. Dentre as salas que tem se apresentado, destacam-se: Josephine Campbell Recital Hall (North Dakota), Charles Ives Concert Hall (Connecticut), Teatro Ouro Verde (Londrina-PR), Centro de Convivência Cultural de Campinas, Teatro São Pedro, Teatro Unimep (Piracicaba-SP). Laureada com o Troféu Fumagalli 2005, como pianista, prêmio destinado aos cidadãos limeirenses que se destacam a cada ano nos mais diversos segmentos. Recebeu bolsa de estudos do Rotary Club Internacional para aperfeiçoar-se durante um ano em Paris, França, em 2008. Atualmente cursa o mestrado em Piano na UNICAMP.

      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •