• NOTICIAS

      27/06/2012 | Comunicado APAS sobre as sacolinhas.

      A Associação Paulista de Supermercados (APAS) informa que recebeu o mandado de citação ontem (26/6), às 14h00, expedido pela 1ª Vara Cível do Fórum Central, para responder a ação sobre a distribuição gratuita de sacolas descartáveis nos supermercados do Estado de São Paulo, no período de 48 horas após o recebimento deste documento.

              O departamento jurídico da entidade está analisando a ação e as razões que levaram a concessão da liminar, para posteriormente definir quais medidas serão adotadas para a transformação para uma sociedade mais sustentável.

      Os supermercados associados a APAS já foram informados quanto a liminar e estão cientes de que deverão fornecer as sacolas adequadas (de qualquer tipo e tamanho) que dispuserem em seus estoques. Caso não o tenham, devem solicitar imediatamente a seus fornecedores. O objetivo é atender de forma racional (em quantidade suficiente) as necessidades do consumidor no momento das compras. Dentro do prazo regulamentar, todos cumprirão a determinação judicial. Foram orientados também, quanto à importância de continuarem fazendo ações promocionais, mostrando aos consumidores a importância de usarem as sacolas reutilizáveis. Em breve, estará sendo veiculada, nas lojas, uma nova campanha reforçando essas ações.

      Visando melhor atender a demanda dos consumidores, a APAS propõe que haja redução nos preços dos sacos de lixo reciclados, que são elaborados por meio de ações sociais.

               A APAS reforça sua responsabilidade e respeito com os consumidores, relatando que  os produtos comercializados nos supermercados já são protegidos por embalagens primárias, desenvolvidas pela própria indústria por meio de avançadas tecnologias que garantem a segurança dos produtos. Exceto para os produtos in natura, como por exemplo, os FLVs – frutas, legumes e verduras que precisam ser acondicionados.

              A entidade ressalta que a utilização de embalagens reutilizáveis deve se tornar um hábito saudável com reflexos positivos para toda a sociedade. É lamentável, todavia, que a campanha contra a cultura do descarte, a qual muitos consumidores aderiram, seja contestada da forma como vem acontecendo.

      A entidade entende, ainda, que a distribuição gratuita (gratuita entre aspas, visto que os valores estão embutidos nos preços dos produtos) de sacolas descartáveis é uma atitude que não colabora com os consumidores, principalmente aqueles que levam suas sacolas reutilizáveis para as compras, e também contra os pólos carentes da sociedade, que mais sofrem as sérias consequências em decorrência da destinação inadequada das sacolas descartáveis, que levam ao entupimento de bueiros.

      Prova disso são as constantes enchentes em épocas de chuvas, principalmente na cidade de São Paulo, na qual observa-se o grande número de pessoas que perdem seus bens, sua saúde e, em alguns casos, suas vidas.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •