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      12/07/2012 | APAS/FIPE - Índice de Preços de Supermercados

       

      Preços de carnes, cereais e leite apresentam queda em junho

      Os preços dos alimentos semielaborados (carnes, cereais e leite) apontaram retração de -0,31% em junho, influenciados pela queda nos preços de cereais (-1,84%). O feijão foi o item que favoreceu a redução nos preços dos cereais, visto que houve retração de 5,76% em relação a maio, período em que o produto estava em alta. Em 12 meses a alta é de 9,62% nos preços dos semielaborados e no acumulado do ano há queda de 0,41%. Os preços das carnes bovinas continuam contribuindo para o comportamento moderado nos preços dos semielaborados, apresentando variação negativa tanto no acumulado do ano (-13,86%) quanto nos últimos 12 meses (-3,40%).

      As quedas de preços mais expressivas foram verificadas em leite, feijão, chocolate, pão francês, biscoitos, azeite de oliva, macarrão, laranja e molho de tomate. De modo geral, a proporção do número de variações negativas de preços em junho foi de 38,64%, inferior à média que é de 44,05%. Em junho de 2010 o percentual foi de 38,5% e em junho de 2011, 47,5%.

      Índice - O Índice de Preços dos Supermercados (IPS/APAS), calculado pela APAS/FIPE apresentou, em junho, alta de 0,84% quando comparado a maio. Em 12 meses, alta é de 6,49% e no acumulado do ano foi registrada elevação de 2,29%. As categorias que mais impactaram para a elevação dos preços neste mês foram os produtos in natura (6,12%) - diante de problemas climáticos que afetaram algumas culturas agrícolas no Brasil -, e as bebidas alcoólicas (2,57%).

      Plano Real - Na avaliação desde a criação do Plano Real, em 1994, o IPCA/IBGE (São Paulo) - Alimentos e Bebidas tem alta de, aproximadamente 256%, o IPC-Fipe tem aumento de 235% e o IPA-FGV tem variação de 446% enquanto o IPS/APAS apresenta variação acumulada de 123%, indicando uma elevação em menor magnitude nos preços devido aos ganhos de eficiência e de produtividade que possibilitam preços mais competitivos.

      Nota Metodológica – O Índice de Preços dos Supermercados (IPS) tem como objetivo acompanhar as variações relativas de preços praticados no setor supermercadista ao longo do tempo. É um instrumento útil aos empresários do setor na tomada de decisões com relação a preços e custos de diversos produtos. No que diz respeito à indústria, de maneira análoga possibilita a tomada de decisão com relação a preços e custos dos produtos destinados aos supermercados.

       

      Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas.

       

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