• NOTICIAS

      30/07/2012 | CPFL Cultura e o Setor Elétrico

      CPFL Cultura promove reflexões sobre o Setor Elétrico

      Programação, com início nesta quinta-feira (2), tem curadoria de Nivalde J. de Castro e terá, entre os palestrantes convidados, Nelson Hubner, Mauricio Tolmasquim, Hermes Chipp e Nelson Siffert

      A CPFL Cultura promove, no mês de agosto, na série Invenção do Contemporâneo, o módulo “Modelo do setor elétrico brasileiro”, com curadoria de Nivalde J. de Castro, professor do Instituto de Economia e coordenador do GESEL- Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ.

      O objetivo da programação é apresentar uma evolução do setor elétrico nos últimos 100 anos com base em quatro elementos centrais de sua formação e consolidação: planejamento, operação, regulação e financiamento. A palestra de abertura, no dia 2/8, será do próprio curador, Nivalde J. de Castro, que fará uma apresentação em que serão delineadas as principais características históricas do setor elétrico e sua relação com a economia e a sociedade brasileiras.

      Para abordar o tema “Regulação do setor elétrico brasileiro”, no dia 9/8, o convidado será o diretor geral da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica, Nelson Hubner. Maurício Tolmasquim, presidente da EPE - Empresa de Pesquisa Energética e professor associado da COPPE-UFRJ, falará no dia 16/8 sobre “Importância e desafios do planejamento do setor elétrico brasileiro”.

      O tema “Desafios da Operação do sistema elétrico brasileiro” será abordado por Hermes Chipp, diretor geral do ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico, em 23/8. A palestra “A relevância estratégica do financiamento na evolução do setor elétrico brasileiro” encerra a série, no dia 30/8, tendo como palestrante convidado o responsável pela estruturação do modelo de financiamento do setor elétrico brasileiro desde 2003, Nelson Siffert, superintendente de Infraestrutura e Insumos Básicos do BNDES - Banco Nacional do Desenvolvimento.

      A programação tem entrada gratuita e por ordem de chegada, e será transmitida ao vivo no site www.cpflcultura.com.br. A CPFL Cultura, em Campinas, fica na rua Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632, na Chácara Primavera.

       Programação:

       

      ·         02/08 - 19h

      “A evolução do setor elétrico brasileiro e os 100 anos de CPFL”

      Com Nivalde J. de Castro (curador) - professor do Instituto de Economia e coordenador do GESEL- Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ.

       

      ·         09/08 - 19h

      “Regulação do setor elétrico brasileiro”

      Com Nelson Hubner - diretor geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)

       

      ·         16/08 - 19h 

      “Importância e desafios do planejamento do setor elétrico brasileiro” Com Mauricio Tolmasquim - presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética)

       

      ·         23/08 - 19h

      “Desafios da Operação do sistema elétrico brasileiro”

      Com Hermes Chipp - diretor geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico)

       

      ·         30/08 - 19h

      “A relevância estratégica do financiamento na evolução do setor elétrico brasileiro”

      Com Nelson Siffert - superintendente de Infraestrutura e Insumos Básicos do BNDES - Banco Nacional do Desenvolvimento.

       

      *Acompanhe as notícias da CPFL pelo Twitter. Acesse www.twitter.com/cpflenergia



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •