• NOTICIAS

      30/07/2012 | Campinas Decor 2012 os escolhidos.

       

      O Home Cinema, na categoria arquitetura e decoração, e o Jardim Campinas Decor, na categoria paisagismo, foram os ambientes que mais agradaram ao público durante a Campinas Decor 2012, que aconteceu de 27 de abril a 17 de junho na Fazenda Santa Margarida, em Joaquim Egídio. Os resultados foram divulgados oficialmente nesta segunda-feira, 30 de julho, pela organização da mostra.

       Os dois espaços lideram a lista de ambientes mais votados pelos visitantes da 17ª edição da principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista por meio de cupons que traziam a seguinte pergunta: “Qual o ambiente que você mais gostou?”, nas duas categorias citadas. No total, foram computados os seis mais votados entre os ambientes de arquitetura e decoração e os dois campeões na categoria paisagismo.

      Na categoria arquitetura/decoração, que teve como campeão o Home Cinema, assinado pelos arquitetos Daniele Guardini e Adriano Stancati, a segunda colocação ficou para o ambiente Cabana do Cavaleiro e Paisagismo, projetado pelo arquiteto Otto Felix.

      O Espaço Gourmet, da arquiteta Silvia Cabrino e da designer de interiores Lucyene Del’Alamo, ficou em terceiro lugar, seguido pela Varanda da Contemplação, das decoradas Nilza Alves e Rita Diniz, e pelo Living, assinado pela arquiteta Adriana Bellão. A sexta colocação é do Quarto dos Meninos, da arquiteta Kátia El Badouy.

       

      Entre os ambientes de Paisagismo, dos quais o Jardim da Estação, assinado por Maria Delmanto e Renato Páteo foi o mais votado, o segundo lugar ficou para o Jardim da Fazenda, executado pelo paisagista e engenheiro agrônomo Alexandre Furcolin.

       

      A votação foi realizada por meio de cupons entregues a todos os visitantes da mostra. Após conhecer os 48 espaços, o visitante apontava qual era, na opinião dele, o melhor ambiente, em duas categorias: arquitetura/decoração e paisagismo. Nesta semana, a organização Campinas Decor concluiu a digitação de todos os dados e divulgou os seis mais votados de arquitetura/decoração e os dois espaços de paisagismo mais citados pelo público.

       

      Conheça os ambientes preferidos do público:

       

      Categoria Arquitetura / Decoração

       

      1º Lugar – Home Cinema – O objetivo dos arquitetos Daniele Guardini e Adriano Stancati com este projeto foi criar uma sala de cinema residencial, onde assistir a um bom filme seja uma experiência ainda mais prazerosa. A sala foi totalmente automatizada com equipamentos de última geração e ficou extremamente aconchegante e convidativa. Os cantos arredondados unem as paredes e o forro em um elemento único, revestido com papel de parede levemente emborrachado e fundo dourado. O grande sofá com 7 metros de comprimento atende até 12 pessoas sentadas confortavelmente. Na frente, cinco poltronas em laca preta completam o ambiente. A tela de projeção é a maior existente atualmente, com 3,33m x 1,53m. Ela mantém uma superfície de foco homogêneo, permitindo a flexibilidade mesmo quando o espectador assistir filmes em formato wide screen, garantindo assim qualidade para outros tipos de mídias ou filmes. O estilo contemporâneo do espaço de 42 m² é marcado pelas cores preto, café e dourado.

       

      2º lugarCabana do Cavaleiro e Paisagismo - Em meio à vasta vegetação da fazenda, o arquiteto e urbanista Otto Felix construiu uma cabana de 160 m² mesclando os estilos rústico e contemporâneo a uma pitada de nostalgia. Na construção predominam a madeira freijó e preto. Do meio das árvores surge a construção inusitada, que se harmoniza ao cenário local. O tom nostálgico foi criado usando linhas retas e grandes aberturas nas composições de pedra e madeira, somadas a uma janela antiga, dentro de chanfros. Todos os materiais utilizados respeitaram o meio ambiente, como por exemplo, as placas de cimento. O profissional, que participou da mostra pela primeira vez em 2011, destaca a fachada de pedra com a quina aberta deixando em evidencia a cortina com um efeito de luz criado pelo espelho d’água que está no interior do ambiente. A sala é toda aberta, sem paredes, e o teto de vidro é completado com uma sub cobertura de palha. Esse teto tem papel fundamental na integração do ambiente com o exterior.

       

      3º lugar – Espaço Gourmet - A arquiteta Silvia Cabrino e a designer de interiores Lucyene Del’Alamo criaram um espaço com modernos equipamentos cuja decoração prioriza o aconchego e permite longas horas de prazer. Elas procuraram preservar ao máximo a estrutura já existente, como o madeiramento aparente e os tijolos originais. Em 140 m², as profissionais projetaram um ambiente de estilo clássico / contemporâneo combinando madeira com as cores branca e bege. Na iluminação predominam pendentes e balizadores. O piso é de porcelanato retificado de fácil manutenção e em grandes formatos, com desenho de um tapete. O destaque fica por conta dos móveis que traduzem uma nova leitura para um mobiliário antigo, como por exemplo, cadeiras garimpadas de diferentes estilos, traduzindo a volta ao passado. 

       

      4º lugar – Varanda da Contemplação - Participantes de todas as edições da Campinas Decor, as designers de interiores Nilza Alves e Rita Diniz assinam o projeto da Varanda da Contemplação. A proposta para este espaço integrado de 100 m² foi criar um ambiente descontraído e colorido para receber os amigos e contemplar os belos jardins da fazenda. As profissionais usaram linho, estamparias em tons de azul e vermelho, madeira de demolição e fibras. No piso foi aplicado travertino romano bruto. Destaque para a bancada com patchwork de azulejos. O estilo despojado permitiu que as peças rústicas convivessem em harmonia com as modernas. As cores predominantes deste projeto são bege, marinho e branco.  A iluminação sutil e bem apresentada possibilitou um ambiente aconchegante ao anoitecer. Lustres de cristais foram envolvidos numa armação de ferro, conferindo assim um efeito menos suntuoso. 

       

      5º lugar – Living - Em sua nona participação na mostra, a arquiteta e designer de interiores Adriana Bellão mantém no Living o estilo contemporâneo característico de seu trabalho, aliado a releitura do clássico, apresentando como resultado um ambiente suntuoso e requintado. Com 62 m² de área, o projeto surpreende com propostas inusitadas como a instalação de um pergolado de madeira em pleno Living, solução possível graças ao generoso pé direito do ambiente. A paleta de cores neutras - marrons e crus - é pontuada por tons quentes em alguns elementos de destaque, como o lavanda da mesa torneada e laqueada, que serve como bar, e o vinho do puff estilo inglês. O projeto luminotécnico é um diferencial. No centro do ambiente foi executada uma malha de 28 luminárias, chumbadas no forro de gesso, sem bordas (“no frame”), que iluminam todo o espaço e por meio de cenas, criam pontos de destaque. O pergolado e dois rasgos na parede de divisa do ambiente são iluminados por fitas de LED. O lustre de cristal sobre a mesa lateral é a única luminária decorativa do ambiente. 

       

      6º lugar - Quarto dos Meninos – A arquiteta Katia El Badouy projetou este ambiente de estilo clássico, que tem como principal proposta estimular a leitura na criança, criando uma atmosfera de aventura e fábula. A profissional, que já participou de outras dez edições da mostra, ressalta que o destaque do projeto é sua ambientação, com disposição e mobiliário criativos, onde os garotos dormem, lêem, estudam e brincam. As camas são diferentes e lúdicas, como por exemplo, a que fica dentro do armário. No espaço de 18 m² foram usados elementos nobres, como o veludo e papel de parede com elementos estampados em cobre e dourado. As cores predominantes são o azul tiffany e o verde exército escuro. Toda a iluminação é automatizada e está atrelada à movimentação das crianças no quarto. 

       

      Categoria Paisagismo

       

      1º lugar – Jardim Campinas Decor - A premiada dupla Maria Delmanto – paisagista e arquiteta - e Renato Páteo - paisagista e engenheiro agrônomo – criou um espaço que remete ao lazer com piscina natural, encontrado em resorts, hotéis ou ambientes amplos. Com grandes palmeiras e poucos móveis, o objetivo maior é a contemplação e descanso. Os destaques do ambiente de 1.350 m² são a piscina natural que lembra uma praia e os dois grandes bancos com desenho exclusivo dos profissionais. Esses bancos são compostos de tubos metálicos e feitos com maquinário especial. De olho na sustentabilidade, o deck é de madeira biossintética, produzida a partir da reciclagem de lixo plástico, casca de coco e bagaço de cana de açúcar. O lounge foi proposto com estrutura em alumínio preto com vidro laminado e coberto parcialmente com madeira biossintética. O mobiliário de fibras sintéticas e tecidos e telas especiais para ambientes externos e varandas foi pensado para suportar as mudanças do clima. Neste espaço de estilo contemporâneo natural, predominam as cores areia, marrom, preta e verde.

       

      2º lugar - Jardim da Fazenda - Respeitando o meio ambiente da fazenda, em sinergia com a arquitetura existente, o engenheiro agrônomo Alexandre Furcolin propôs um paisagismo de época para criar o Jardim da Fazenda. O profissional deu nova paginação ao piso existente, criou a praça central protegida por um pergolado que abraça o espelho d’água e instalou bancos que convidam o visitante a desfrutar deste clima campestre. Os materiais utilizados no ambiente foram madeira, ferro fundido, granito folheta e pedra gnaise, com o predomínio das cores branca, azul e lilás na vegetação. O projeto contou com a colaboração da arquiteta Marina Gwyther.

       

       

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •