• NOTICIAS

      02/08/2012 | Aquiles Nicolas Kílaris - Curvas na Arquitetura

      Curvas na Arquitetura Brasileira

      A exposição itinerante, “Curvas na Arquitetura Brasileira”, do renomado arquiteto Aquiles Nicolas Kílaris chega a Santos, repleta de novidades. Entre os dias 28 de julho e 27 de agosto, o público do Miramar Shopping poderá conferir de perto, novas fotos, novos projetos e muitas soluções arquitetônicas distribuídas em 15 painéis de vidros, com 30 fotos coloridas de 90 centímetros por 70 centímetros. Segundo Kílaris, este foi o momento mais apropriado para renovar a exposição, criada por ele em 2006.

       

      “De lá para cá, muitas coisas mudaram e nós elaboramos e executamos dezenas de obras. Por este motivo, resolvi buscar em meu acervo outros projetos que remetam a linguagem que estamos trabalhando neste momento. Mantivemos alguns painéis que consagraram a exposição e acrescentamos novas fotos”, disse ele.

       

      Por onde passa, a exposição Curvas na Arquitetura Brasileira é um sucesso de público e crítica. Ela já percorreu mais de 30 municípios nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, em cidades como: Campinas, São Paulo, Santa Bárbara d’Oeste, Poços de Caldas, Rio Claro, entre outras, sempre montada em locais de grande concentração de público.

      Esta coletânea tem o objetivo de difundir a arquitetura como forma de arte. Os painéis expostos mostram formas arredondadas, jogos de telhados, disposições em ângulos que criam amplitude, ventilação e iluminação totalmente integradas com áreas externas e jardins - especialidades do arquiteto.

      A exposição é organizada pelo precursor do movimento que valoriza as linhas curvas, o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris, cujo estilo ganha cada vez mais espaço e seguidores. Nas faculdades de arquitetura, seus traços têm motivado debates e estudos entre alunos e professores. Profissionais da área também buscam inspiração em seus contornos para executar projetos. Nesta exposição, o arquiteto abre seus arquivos e apresenta o que cria de mais contemporâneo e inovador.

       

      Perfil

      A natureza refletida em cada detalhe, curva, cor e traçado. Conhecer o trabalho do arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris é desvendar as formas que nos cercam. O profissional de estilo contemporâneo é reconhecido por sua versatilidade em criar obras com arquitetura variada e funcional. Esta característica define uma personalidade com forte influência artística, evidenciada com a mesma intensidade em projetos residências, indústrias e estabelecimentos comerciais.

       

      De origem paterna grega, sempre enalteceu e valorizou suas raízes. Uma viagem para a Grécia, quando ainda era jovem, teve influência decisiva em sua futura carreira. Ao se deparar com toda a beleza e riqueza de detalhes da arquitetura do país, ele não resistiu ao encantamento das construções históricas: colunas, ruínas e monumentos. Foi essa viagem que ajudou a definir seu estilo, diferente da arquitetura praticada no Brasil na época.

       

      Desde a época de estudante, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, defendia um pensamento muito pessoal: a arquitetura acessível a todas as pessoas. Irreverente, acreditou nesta postura e iniciou seu trabalho com liberdade e ousadia. 

       

      Hoje, Aquiles Nícolas Kílaris é um nome consagrado na arquitetura brasileira e começa a ocupar também os mercados internacionais. Além de várias obras em andamento no Brasil, o arquiteto comanda de seus escritórios instalados em Campinas e Americana, obras na África e Argentina. São 23 anos de profissão, nos quais todos os trabalhos se tornaram marcantes. E Kílaris não faz restrições ao tamanho dos projetos. Para ele, o importante é concretizar com beleza e qualidade o desejo daqueles que procuram seu escritório.

      A estrutura profissional que Kílaris mantém permite a ele participar de várias mostras de arquitetura. Destaque para três edições da Casa Cor São Paulo, nos anos de 2009, 2011 e 2012. Na edição de 2009, seu trabalho foi apontado como referência. O ambiente “Quarto do menino futurista” assinado por Kílaris, ilustrou a capa do livro da mostra Casa Kids. Ele também marcou presença em seis edições da Campinas Decor, da Casa Cor Interior 2008 e a primeira edição da Casa Office.  

      As idéias fervilham na cabeça do arquiteto, que não resiste a um bom desafio. Ele lançou o livro "Curvas na Arquitetura Brasileira", uma coletânea de seus projetos, que exprime um pouco desse estilo e faz das curvas arquitetônicas uma expressão de arte.  

       

      Serviço

      Exposição: Curvas na Arquitetura Brasileira

      Local: Miramar Shopping

      Horário: Funcionamento do Shopping. De segunda a Sábado, das 10 às 22 horas e aos domingos, das 12 às 22 horas.

      Endereço: Rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga em Santos.

       

      www.arquitetoaquiles.com.br



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •