• NOTICIAS

      03/08/2012 | Concurso Estímulo para Cantores Líricos

      A SECRETARIA DE CULTURA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, com a Curadoria do CENTRO DE CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES, realiza:

       

      V CONCURSO ESTÍMULO PARA CANTORES LÍRICOS

       

      Com o objetivo de estimular e revelar talentos artísticos no campo lírico, com idades compreendidas entre 18 e 35 anos e, simultaneamente, contribuir para a divulgação das obras do Maestro Antonio Carlos Gomes, a Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura Municipal de Campinas, com a Curadoria do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas, realiza no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp (Rua Elis Regina, 50, Cidade Universitária, Barão Geraldo, fone: 3289-1510), nos dias 20 (quinta – feira)  e 21 (sexta – feira) de setembro as semifinais de avaliação dos candidatos e, no auditório do CCLA, localizado na Rua Bernardino de Campos, 989, em Campinas, a prova final e a premiação, no dia  22 (sábado) de setembro de 2012, dos candidatos vencedores. Este Concurso obedece e rege-se pela Lei Municipal no. 13.525, de 13 de fevereiro de 2009 e pelo Regulamento abaixo e distribuirá prêmios à Melhor Voz Masculina, Melhor Voz Feminina e ao Melhor Intérprete de Carlos Gomes, selecionados por seleto júri. O apoio técnico ficará a cargo da ABAL Campinas.

       

      REGULAMENTO

       

      1. Podem candidatar-se estudantes das escolas de música de todo País, bem como profissionais em início de carreira, de nacionalidade brasileira, cuja idade em 01 de setembro de 2012 não seja inferior a 18, ou superior a 35 anos.

       

      2. Os concorrentes devem fazer-se acompanhar por pianista de sua escolha, as expensas de cada candidato podendo, alternativamente, utilizar o que a organização colocar à sua disposição, adaptando-se aos horários de ensaio previamente agendados.

       

      3. Em cada prova, o programa será sempre apresentado sem interrupção, pela ordem escolhida pelo candidato e as peças devem ser interpretadas de memória. A ordem de apresentação dos candidatos será sorteada pelo júri, antes de cada prova.

       

      4. Na Prova Final, o Júri reserva-se o direito de não atribuir determinado Prêmio, caso considere que o nível requerido não tenha sido atingido. Nenhum dos prêmios é cumulativo e devem ser atribuídos individualmente.

       

      5. As decisões do Júri são imparciais e finais e delas não cabe recurso, sendo tomadas em sala reservada, com entrada restrita a estranhos à organização. A pontuação não será divulgada.

       

      6. Despesas com deslocações e estadia do candidato e/ou de seu pianista particular, ficam a cargo do próprio candidato.

       

      7. As Provas do Concurso são abertas ao público em geral.

       

      8. A organização do Concurso fica detentora dos direitos de gravação áudio e vídeo, fotográficos e de difusão, por rádio ou televisão, das provas dos candidatos, não sendo por isso devido qualquer pagamento aos concorrentes ou aos seus pianistas.

       

      9. Ao assinar a Ficha de Inscrição, o candidato declara explícitamente estar de acordo com este Regulamento.

       

      10. Requisitos necessários à inscrição: 1. Ficha de Inscrição preenchida em letra de forma, ou digitada, e devidamente assinada; 2. Breve currículo da vida musical; 3. Uma foto 9 x 12, nítida e recente, para divulgação; 4. Cópia da Carteira de Identidade ou do Registro de Nascimento (obrigatório); 5. Três (3) cópias legíveis das partituras de cada peça constante de seu programa. A remessa de todos esses 5 itens é condição obrigatória para o aceite da inscrição, (as cópias de partitura não serão devolvidas). 

       

      11. A sessão preliminar, de caráter eliminatório, será realizada através da audição de gravação recente feita pelo candidato em CD ou DVD, (pode ser gravação doméstica). As peças gravadas poderão posteriormente ser repetidas no programa da prova eliminatória ou da prova final.

       

      12. O prazo de inscrições se encerra em 31 de agosto de 2012, valendo como prova a data de carimbo dos Correios.

       

      II.  PRÊMIOS 

      1) Será entregue ao vencedor de Melhor Intérprete da obra de Antônio Carlos Gomes o valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), deduzido taxas e impostos devidos na forma da lei, na data da Final em 31 de outubro, data de aniversário do CCLA, em recital festivo dos laureados;

      2) Para a Melhor Voz Masculina e para a Melhor Voz Feminina serão oferecidos, a cada um dos vencedores, prêmios individuais de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), deduzidos os impostos legais, pela Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura Municipal de Campinas, atendidas pelos premiados as exigências de apresentação de documentação necessária para realização dos trâmites administrativos da Prefeitura Municipal de Campinas.

       

      IV - PROVAS

      O concurso será desenvolvido em três etapas:

       

      1ª ETAPA: PRÉ-SELEÇÃO

       

      Audição gravada (em CD, DVD ou videocassete)

      1) Uma comissão artística ouvirá as gravações remetidas até 31 de agosto de 2012, selecionando dentre os candidatos um número de concorrentes não superior a 14 (quatorze).

      2) Candidatos detentores de 1º, 2º ou 3º Prêmios em Concursos de Canto Lírico, reconhecidos, nacionais ou internacionais, obtidos nos últimos 2 (dois) anos, estão dispensados do envio da gravação, mas devem cumprir os demais requisitos obrigatórios, tais como, enviar o  currículo, foto, repertório escrito, 3 (três) cópias das partituras, cópias da Cédula de Identidade e Ficha de Inscrição completa, para serem admitidos diretamente à 2ª etapa (semifinal). Juntamente com a Ficha de Inscrição deve ser anexada uma cópia autêntica do Certificado ou Diploma de atribuição do Prêmio, emitido pela Organização do Concurso.

      3) Não poderá inscrever-se neste concurso o vencedor dos Prêmios de Melhor Voz - Masculina e Feminina - em algum dos Concursos Estímulo para Jovens Cantores, realizados anteriormente pelo CCLA, de 2008 a 2011, por serem considerados “Hors Concours” nesta competição. 

       

      2ª ETAPA: PROVAS ELIMINATÓRIAS

       

      Os candidatos serão distribuídos em dois grupos, em número máximo de 07 concorrentes em cada grupo, para as provas semifinais, de caráter eliminatório.

       

      Cada grupo participará das provas semifinais a se realizarem no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp (Rua Elis Regina, 50, Cidade Universitária, Barão Geraldo, fone: 3289-1510), sendo a primeira no dia 20 de setembro, às 20 horas, com no máximo sete candidatos; e a segunda, no dia 21 de setembro, às 20 horas, com no máximo sete candidatos.

       

      No caso em que o número de candidatos inscritos e habilitados seja inferior a 10 (dez), a organização da prova pode ao seu critério realizar somente uma eliminatória no dia 21 de setembro.

       

      A distribuição dos candidatos pelos diversos dias de prova será definida por sorteio e o resultado será comunicado pela organização ao candidato com antecedência de 15 (quinze) dias. O candidato deverá acatar a data de prova que lhe for atribuída, sem exceção, sob pena de desclassificação por não comparecimento. 

       

      3ª ETAPA: FINAL

       

      A reunião para a Prova Final e anúncio dos Premiados realizar-se-á no dia 22 de setembro, sábado, às 20 horas, no auditório do CCLA, na Rua Bernardino de Campos, 989, Centro, com no máximo nove finalistas, apontados pelos jurados.

       

       

       

       

      IV. PROGRAMA E REPERTÓRIO

       

      1) Com exceção das peças submetidas em gravação na fase de Pré-Seleção, os concorrentes não poderão apresentar a mesma peça duas vezes.

      2) O programa remetido não poderá sofrer alterações após o dia 31 de agosto de 2012, data limite para recebimento das inscrições.

      3) Em cada prova, o(a) concorrente deverá apresentar-se em, pelo menos, dois idiomas distintos.

       

      PRÉ-SELEÇÃO (Audição gravada)

       

      Uma Canção erudita em língua portuguesa

      Uma Ária de Ópera ou Oratório, Modinha ou Canção de Câmera, em língua estrangeira, de autoria de Antonio Carlos Gomes. 

      Uma Ária de Ópera de Antonio Carlos Gomes. 

       

      SEMIFINAIS

      Uma canção, ou ária do Período Clássico.

      Uma canção de Câmera, peça de Oratório ou Modinha, de Antonio Carlos Gomes.

      Uma Ária de Ópera de Antonio Carlos Gomes

       

      FINAL

      Uma Canção de Antonio Carlos Gomes

      Uma Ária ou Canção de Ópera, peça de Oratório ou Câmera, em língua estrangeira, de livre escolha.

      Uma Ária de Ópera de Antonio Carlos Gomes (de confronto).

       

      ÁRIAS DE CONFRONTO (Para a FINAL):

      Soprano Leve ou Ligeiro – Inno della Libertà (Lo Schiavo) 

      Soprano Lírico –  Foram-me os anos de infância...(Joanna de Flandres) 

      Soprano Lirico Spinto ou Dramático –   Alba dorata... O Ciel di Parahyba (Lo Schiavo)

      Mezzo soprano ou Contralto – Ah! Troppo è ver! ...Ti vedo ognor in tua follia sublime (Condor ou Odalea)

      Tenor Lírico – Ária – Foi meu amor um sonho... (Joanna de Flandres)

      Tenor Lirico Spinto ou Dramático – Sublime cor... Forma sublime (Salvator Rosa)

      Barítono – Recitativo e Ária... Olà... dunque, miei bravi! ...Senza Tetto, Senza Cuna  (Il Guarany)

      Baixo – Ária – Il Foglio io segneró... Di sposo, di Padre (Salvator Rosa)

       

      V. CALENDÁRIO DAS PROVAS

       

      PRÉ-SELEÇÃO

      Inscrição e recebimento das gravações: até 31 de agosto de 2012

      Endereço para envio:

      CCLA - Centro de Ciências, Letras e Artes

      At. Sr. Marino Ziggiatti – Coordenador Geral do Concurso

      Rua Bernardino de Campos, 989 – Centro – CEP 13010-151

      CAMPINAS, SP

       

      PROVAS ELIMINATÓRIAS

      Os concorrentes pré–selecionados serão informados até 10 de setembro de 2012, por e-mail ou telefone, sobre a data em que deverão comparecer para participarem da semifinal (20 ou 21 de setembro).

       

      VI. CONSTITUIÇÃO DO JÚRI DA FINAL

       

      Participarão como membros do Júri 03 (três) Maestros, Professores ou Músicos de Renomada Experiência sendo: 01 Maestro (Presidente), 01 Professor de Canto ou Maestro e 01 Cantor ou Cantora Lírica(o), de renome nacional, indicados pelo CCLA - Centro de Ciências, Letras e Artes e pela ABAL Campinas - Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos.

       

      VII. A ORGANIZAÇÃO SERÁ SOBERANA PARA DIRIMIR QUAISQUER DÚVIDAS, EVENTUALMENTE SURGIDAS E SUAS DECISÕES SÃO CONSIDERADAS IRRECORRÍVEIS.

       

      Orientação Técnica:

       

      ABAL Campinas – Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •