• NOTICIAS

      29/08/2012 | ABAL - Encontros Musicais - La Traviata

      ABAL apresenta trechos de ópera La Traviata

       

       

      Nesta sexta-feira 31 de agosto, às 20 horas, encerrando sua programação de agosto, a ABAL Campinas apresenta trechos da ópera La Traviata, de Verdi, no auditório da ACI (Associação Campineira de Imprensa, rua Barreto Leme, 1479, Centro, tel. 3231-2567), com Marina Gabetta (soprano), Nunno Dellalio (tenor), Nelson Nicola Dimarzio (barítono), Alcides Acosta (tenor), José Luiz Águedo-Silva (barítono) e João Gabriel Bertolini (tenor, direção artística), com acompanhamento de Alex Magno dos Reis e narração de Celso Cipolla. A ópera é baseada no romance A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas, e conta a história de uma cortesã, Violetta Valèry, que se apaixona por um jovem estudante, Alfredo Germont, e que acaba sendo convencida pelo pai de Alfredo a terminar com o relacionamento, que estava contribuindo inclusive com a melhor de sua saúde, afetada pela tuberculose; arrasada com o rompimento, Violetta acaba deixando-se abater e morre, vencida pela doença. O libreto italiano é de Francesco Maria Piave. A ópera La Traviata completará 160 anos de sua primeira apresentação em 6 de março de 2013, tendo estreado no Teatro La Fenice, em Veneza.

       

      Para que o público acompanhe melhor o enredo, a ABAL Campinas convidou o ator Celso Cipolla para atuar como o narrador do drama. O elenco tem no título principal o soprano Marina Gabetta, como Violetta Valèry, e como Alfredo Germont, o tenor itatibense, Nunno Dellalio, uma das melhores vozes de tenor lírico hoje em atividade em nossa região. Marina foi protagonista no musical “Evita”, de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice, sob regência do maestro Edson Frederico e a direção de Victor Berbara. No Teatro Cultura Artística, em São Paulo, contracenou com o reconhecido ator Antônio Fagundes no clássico Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand, com a direção de Flávio Rangel. Participou da montagem do espetáculo “100 anos de Broadway”, no Teatro Castro Mendes em Campinas. Solista do renomado espetáculo piro-musical “Gênesis”, em dezembro, nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010. Em 2009, apresentou-se interpretando canções do clássico brasileiro de autores como Marcelo Tupynambá e Carlos Gomes, com a Orquestra de Câmara "Ars Musicalis," sob regência do maestro Hermes Coelho, no Teatro "Centro de Convivência de Campinas. Foi solista convidada no Festival de Música Sacra de Campinas, pelo Coral da Arquidiocese de Campinas, sob a regência do maestro Clayton Dias, na Catedral Metropolitana, Campinas-SP. Apresentou-se com o tenor Khodo Tanaka em momentos da ópera "Tosca", no Centro de Ciências e Artes, Campinas-SP. Cantou no recital "Heróis e Heroínas de Gomes" nas comemorações do Mês Carlos Gomes, na Sala Carlos Gomes, Campinas-SP. Recebeu em 2009 o troféu "Staff de Ouro" como Melhor Cantora Erudita do Ano da cidade de Campinas. Recebeu em julho de 2007, a Medalha “Carlos Gomes”, concedida pela Câmara Municipal de Campinas pelos relevantes serviços prestados no campo cultural e artístico em Campinas.

       

      Nunno Dellalio teve seu primeiro contato com a música através do maestro Otávio Busca e da Banda Santa Cecília, de Itatiba, SP. Iniciou seus estudos de violino com Antonio Carlos Lacerda e integrou um quarteto de música de câmara. Cantou no Coral Quatro Cantos de Itatiba e fez curso livre de Regência Coral pelo CCA da PUC-Campinas com Ana Yara Campos. Participou do coro da ópera Lo Schiavo em setembro de 2004, junto da OSMC, e como tenor solista (no papel de Americo) em récitas da mesma ópera apresentadas na PUC-Campinas, na Casa do Lago (UNICAMP) e na igreja Santa Maria Delacoque, acompanhado pela pianista Eloísa Lopes. É membro da ABAL e professor de italiano, tendo sido tradutor na montagem da ópera Lo Schiavo. Em setembro de 2005, cantou como convidado no coro da ópera Don Giovanni, junto da OSMC e do coro da UNICAMP. Em 2006 participou de masterclass com o tenor Kohdo Tanaka (Japão). Foi tenor solista no espetáculo piro-musical Gênesis, com a OSMC (Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas) e, em São José dos Campos, cantou peças de Zequinha de Abreu acompanhado pelo pianista Fausto Gentile.

       

      O barítono Nelson Nicola Dimarzio foi considerado Melhor Intérprete de Carlos Gomes, em concurso de canto realizado em Campinas, pela Secretaria Municipal de Cultura. Teve sua formação nas escolas de Canto do renomado soprano Cláudia de Rezende Mocchi, e ainda, aperfeiçoou-se com as mestras Tiana Amarante, Neyde Thomas e o barítono Rio Novello. Encarnou o vilão Gonzalez na ópera Il Guarany, apresentada em Campinas no sesquicentenário de nascimento de Carlos Gomes e que teve um elenco estelar, marcando a despedida do papel que consagrou a grande diva Niza de Castro Tank, (Ceci). Nelson Dimarzio apresentou-se em concerto na Itália e em várias produções da ABAL Campinas, ao longo destes 30 anos da entidade, como Colombo (papel título), Tonio (I Pagliacci), Germont (La Traviata), Renato (Ballo in Maschera), entre outras.

       

      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •