• NOTICIAS

      12/02/2010 | Carnaval com segurança e conforto

      Um público estimado de 60 a 100 mil pessoas por dia deve comparecer à Avenida Rui de Almeida Barbosa, durante o Carnaval das Copas, organizado pela Prefeitura. Para garantir conforto e segurança a esse público, uma estrutura com arquibancadas para 16 mil pessoas, cinco camarotes com capacidade para receber mil pessoas por dia, será disponibilizado pelos organizadores.

      A área contará, também, com 150 banheiros químicos e 10 para pessoas portadoras de deficiência física, instalados em pontos estratégicos, além de oferecer toda a segurança, suporte médico e transporte público, com linhas especiais.  “Temos trabalhado para oferecer cada vez mais qualidade nos eventos para o público”, afirma o secretário municipal de Cultura, Arthur Achilles Gonçalves.

      Cerca de 40 permissionários trabalharão no espaço reservado à praça de alimentação. Todos eles foram devidamente cadastrados junto à SETEC - Serviços Técnicos Gerais, autarquia que ficará responsável pela orientação quanto à comercialização de bebidas, além da fiscalização durante todos os dias de festa.

      Segundo o coordenador de Comunicação, Francisco de Lagos, a fiscalização estende-se para a comercialização de bebidas dentro do local. “Assim como no ano passado, não será permitida a venda de bebidas destiladas no interior da festa. Nosso grande desafio é fazer um Carnaval sem nenhuma ocorrência policial grave, como aconteceu em anos anteriores”, explicou.

      Neste ano, o Carnaval contará com o desfile de 11 escolas de samba do Grupo de Acesso e mais quatro pleiteantes, além dos desfiles de blocos carnavalescos, Rei Momo e Rainha do Carnaval, quatro trios elétricos e seis bandas e atrações baianas.

      Segurança

       

      A Polícia Militar estará presente com um efetivo de 150 homens e mulheres e Guarda Municipal com mais 250. A festa conta, ainda, com o apoio de 250 pessoas contratadas de apoio operacional, além de uma equipe do plantão da Defesa Civil e outra da Polícia Civil, com uma base móvel e do Corpo de Bombeiros.

      Todo o entrono da festa será fechada, seguindo o mesmo molde do ano passado, contando com o sistema de monitoramento e 40 detectores de metais.

       As entradas pelo Túnel Joá Penteado foram dividas, sendo a parte nova do túnel para acesso das escolas de samba e parte antiga do túnel para acesso das pessoas. O acesso das pessoas à avenida só será liberado após revista masculina e feminina.

      As 18 câmeras de monitoramento eletrônica já instaladas no local contribuirão para a garantia de segurança ao público participante. Outras duas câmeras que permitem visão em 360 graus foram instaladas nos camarotoe.

      Todas serão monitoradas pela Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp). Além disso, uma torre de sete metros de altura vai permitir que guardas municipais tenham uma visão de todo o sambódromo.

      No final da avenida, um telão vai transmitir, em tempo real, o desfile da escola que estiver na avenida. Assim o público vai poder acompanhar com detalhes as fantasias e alegorias.

      Com toda essa estrutura, as crianças não poderiam ter cuidado menor. Para elas vai haver uma pulseirinha com o nome dos pais ou responsáveis e telefone de contato para facilitar a identificação.


      Atendimento médico

       

      A Secretaria de Saúde de Campinas vai mobilizar equipes do Samu/192 no local da festa nos cinco dias de folia. Mais de trinta profissionais – divididos em grupos com médico, enfermeiro, auxiliares e técnicos de enfermagem, motorista-socorrista, apoio de rádio-operação e equipe de coordenação - vão atuar em turnos em um Posto Médico Avançado instalado na avenida. Trata-se de uma estrutura de 150 metros quadrados que vai funcionar como um ‘Pronto-Socorro’ com condições de atendimento a todos os casos de urgência.


      Também serão disponibilizadas três ambulâncias – duas unidades básicas e uma UTI - para transferências para hospitais nos casos mais graves que precisem de internação ou cirurgia.


      Segundo o médico socorrista José Roberto Hansen, coordenador do Samu Campinas, as principais ocorrências nos dias de folia são relativas a pessoas que abusam do álcool e de outras drogas. “Registramos situações como hipoglicemia, coma alcoólico, crises convulsivas, hipertensão e intoxicações por drogas entre outras”, informa.


      O médico orienta que as pessoas procurem curtir o Carnaval com responsabilidade, sem excessos, conscientes de que se beber não devem dirigir. “Sem esquecer de que relações sexuais somente com proteção”, diz.


       O Programa Municipal de DST/AIDS também estará no local com 40 profissionais no apoio e na distribuição de material explicativo e 600 mil preservativos, 100 mil a mais que no ano passado. O objetivo é promover e estimular o uso de preservativos em todas as relações sexuais para prevenir a aids, outras doenças sexualmente transmissíveis e, ainda, uma possível gravidez indesejada.

       

      Bruno Sgambato

      Departamento de Comunicação
      Prefeitura Municipal de Campinas



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •